Publicidade dirigida à criança

Vocês não imaginam a minha felicidade quando eu soube que o tema da redação do ENEM foi sobre publicidade dirigida à criança. Meu trabalho de conclusão de curso no Direito foi sobre esse tema e eu já falava sobre isso em 2010, tema nada novo, mas pouco discutido e nada resolvido.
No domingo tive um fio de esperança que ainda durante a infância da Maria Luísa não tenham mais propagandas que firam a infância dela. Pois jovens com mais ou menos 18 anos puderam saber um pouquinho o que os pais deles passaram e que se continuar assim eles também passarão com seus filhos.
Mães de bebês ainda podem não sentir esse efeito da publicidade que é feita para as crianças, mas aos poucos vocês vão se apresentando com esse mundo sujo das propagandas brasileiras. Os publicitários colocam a culpa nos pais que precisam educar os seus filhos para eles saberem avaliar se aquilo é bom ou não para ele. Mas é sério que eles querem que crianças de 2, 3, 4 ou 5 anos tenham esse discernimento?
Vemos uma enxurrada de comerciais que muitas vezes não vendem artigos infantis, mas colocam nossos filhos como reais consumidores. Quantas vezes vocês viram propagandas de carros que usam crianças, de bancos e até de materiais de limpeza?! E eles não são os consumidores diretos disso e não deveriam ter o poder de escolha, mas as publicidades são tão brutais que fazem isso com nossos filhos e muitas vezes os pais ficam reféns desses publicitários que estudaram muito, fizeram pós-graduação e agora dizem que a culpa é nossa que não ensinamos nossos filhos.
Nós mães damos uma ótima educação para as nossas crianças, mas o poder de musiquinhas, bichinhos, super heróis ainda nos vencem, infelizmente. Quantas vezes tu viu uma criança chorando e se jogando no chão pedindo algo ou quantas vezes tu mesmo quando pequeno achava que se não tivesse a bicicleta de tal marca, a sandália assim, o lápis assado seria menos que outros coleguinhas.
Ou pior quantas vezes sofresse pois teus colegas te olhavam feio por não teres o tênis da marca tal que todo mundo estava usando e aparecia naquela propaganda cheia de desenhos animados. "Eu tenho! Você não tem!" te lembra alguma coisa? Pois era uma campanha publicitária quando ainda éramos pequenos de uma tesoura que vinha com um personagem de desenho animado na ponta. E quem não pediu uma caloi com "Pai, não esqueça a minha caloi"? Muita gente!!! 
Agora nós sofremos com isso. Estou abismada por ainda ter uma campanha publicitária, que hoje ainda vi, que a mãe vai brincar com a criança que está brincando de casinha e pega o produto de limpeza e aparentemente coloca na máquina de lavar de brinquedo da criança. Alguém pode pensar "ahh Sabrina, mas com certeza dá pra notar que a mãe não colocou o produto ali dentro do brinquedo". Claro! Seu filho ainda ri quando alguém faz aquela brincadeirinha que tu consegues tirar a ponta do dedão com a outra mão? Se sim, o teu filho vai achar que pode brincar com os teus produtos de limpeza sem problema. 
Quantas crianças param nas emergências por terem tomado algum tipo de produto de limpeza? Quantas crianças se acham super heróis só por terem ganhado a sandália de algum personagem e se jogam de lugares altos e se machucam feio parando em hospitais? Eu não quero que a minha filha seja uma dessas crianças e por isso eu luto e reclamo que algo tem que ser feito.
Antes que qualquer pessoa fale que isso seria uma forma de censura, afirmo e reafirmo que não. Censura seriam para os órgãos de imprensa proibidos de NOTICIAR o que acontece. Propagandas são publicidades apenas com o intuito de venda e não deve ferir a infância dos nossos filhos. As crianças estão na idade de brincar e não pensar em crescer antes do tempo, não pensar no carro mais legal. Vamos nos conscientizar!!! 
E se tu és um publicitário ou uma publicitária lendo esse texto, pense que existem milhares de outras formas de vender um produto sem ferir a infância dos nossos filhos. Eu não quero que a minha filha ache que quando come um tal fast food ela é mais legal que outros e que com um refrigerante ela abre a felicidade, pois nas peças publicitárias eles mostram crianças muito felizes ingerindo esses produtos e eles são todos lindos, saudáveis e praticam esportes e falam diretamente com os nossos filhos para eles fazerem o mesmo, pois só assim serão mais felizes que os outros que não fazem o mesmo.
Crianças livres do consumismo!!! Que nossos filhos sejam mais felizes com alimentos sem publicidade, que todas as crianças pulem de alegria com um tomate, uma cenoura... Que a minha filha continue pulando de alegria com isso e não com roupas da porquinha, da galinha, da ratinha...

Créditos na foto



Beijos. 
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