Outubro Rosa


E está chegando ao fim o Outubro Rosa, mas não pode chegar ao fim a prevenção e combate ao câncer de mama. 
O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres brasileiras, em estatísticas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) se mostra que em 2012 foram diagnosticados 53 mil novos casos da doença e que 12 mil mulheres morreram por causa do agravamento.
Mas venho aqui pra contar que além dos métodos de prevenção que já conhecemos que são os exames frequentes, amamentar é uma forma de prevenção. E nós mamães e futuras mamães temos que tentar ao máximo amamentar, pois além de ser muito bom para os nossos pequenos nos ajuda também.
Alguns estudos apontam que uma mulher que amamenta durante 12 meses pode reduzir até 4,3% o risco de desenvolver o câncer de mama. Mastologistas falam que mais de 6  meses já seria o ideal para ter uma redução nesse risco. E já as mulheres com câncer de mama se amamentarem por mais de 1 ano, tem mais chance de apresentar o nível menos agressivo da doença e com melhor prognóstico. 
Isso ocorre, pois a mulher que amamenta por mais de 6 meses substitui o tecido glandular por gordura nas mamas. O tecido mamário sofre alterações celulares aumentando a funcionalidade da célula. Tanto que mulheres que tiveram um maior número de gestações ou períodos de amamentação mais longos estariam mais protegidas. 
Outro motivo seria que quanto mais ciclos menstruais, mais expostas estamos aos hormônios femininos que são produzidos em diferentes concentrações a cada ciclo. E a amamentação é um período de contracepção natural, sendo assim a mulher tem seu ciclo reprodutivo suprimido e não sofre as alterações hormonais (mas não quer dizer que a mulher não engravidará). 
As mulheres grávidas devem continuar se cuidando e fazendo exames de rotina, a gravidez não é razão para não fazer. E se necessário fazer uma mamografia só precisará de uma proteção especial para o bebê. 
Mas hoje estou aqui para além de alertar, agradecer e homenagear quem lutou e luta contra essa doença. Todas as mulheres guerreiras que lutam e que venceram o câncer que nos abala e nos deixa arrasados, mas que nunca levará a vontade de viver de cada uma dessas mulheres batalhadoras. 
E em especial à minha mãe, que, em 2013, fazem 10 anos que ela ganhou essa batalha e que nos mostrou todo o tempo que a vida é mais importante e que não podemos nos deixar abater. Lembro como se fosse hoje o dia que ela descobriu, foi no dia do aniversário dela. Eu tive um sangramento, que depois descobri ser apenas a menstruação que tinha se adiantado por um antibiótico bem forte que eu tomei, e fui consultar com a ginecologista. Minha mãe não queria ir comigo por estar cheia de coisas pra resolver por ser aniversário dela e também por já termos falado com o médico à noite e ele já ter dito que poderia ser a menstruação, mas insisti que ela fosse. 
Chegando lá, eu fui consultar com a ginecologista e ela foi em outra médica, ela queria pedir um inibidor de apetite, mas primeiro resolveu falar do incômodo que estava tento no seio. Quando a médica examinou, já chamou a ginecologista que estava me atendendo e já a mandaram fazer exames na mesma hora. Naquele dia mesmo ela fez os exames e já apontavam que era câncer de mama.
Foi péssimo, parecia que um buraco tinha se aberto. Mas não sei como, com meus 19 anos tentei dar o máximo de força a ela e ainda administrar a casa, pois naquele momento eu sou queria que ela pensasse em vencer aquilo tudo e mais nada. E foi assim que juntas lutamos! 
Graças a Deus tivemos a ajuda e força de muitas e muitas pessoas. Pessoas essas que algumas vezes pouco conhecíamos, mas que nos fizeram um bem enorme. E depois de duas cirurgias a minha mãe ficou livre de tudo isso.
E vocês imaginam que mesmo passando por uma cirurgia de retirada de um dos seios ela conseguiu brincar com isso? Dizia para as amigas, "o pior de tudo é que depois da cirurgia eu descobri que tenho barriga. Antes eu nem sabia que ela existia, pois nem via". Aguento?! Mas foi assim que ela passou por uma batalha tão chata e cruel que uma mulher pode passar.
E só podemos agradecer todos os dias a Deus por tudo ter passado da melhor forma possível. 

E peço a Deus que todas as mulheres que ainda estão lutando contra o câncer ganhem essa batalha, pois tenho certeza que elas ganharão. 
Leitoras, façam seus exames preventivos com regularidade, pois não é por te achares nova que o câncer de mama não aparecerá, infelizmente ele pode aparecer. Cuidem da sua alimentação e da sua saúde e, se puderem, amamentem muito.  

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...