Quer engravidar? Plano de saúde!!!

Pois é, um dos primeiros passos para quem quer engravidar é avaliar o seu plano de saúde ou fazer um. 
Já que a partir do momento positivo sua vida vai ficar toda entre exames, médicos, mais exames e mais médicos, além da farmácia.
Um bom plano de saúde pode ajudar e muito nessa saga que se inicia, pois um plano não tão bom pode dar boas dores de cabeça.
No meu caso, eu já tinha um plano de saúde que é o do Exército, já que meu marido é militar, mas como estávamos prestes a nos mudar para o Rio de Janeiro e não tinha boas referências de como se procedia os atendimentos por lá e também não cobriria a médica que eu tinha escolhido para ser minha ginecologista, resolvi fazer um plano de saúde.
Meu problema: fiz o plano de saúde jurando que não estava grávida, pois aquela história que já contei de ter menstruado e tudo mais, aí, claro, o plano não cobriu meu parto. Pois todos os planos tem como carência para parto 10 meses!!! Então faça o seu plano bem antes de engravidar, pois temos sempre que pensar na hipótese do bebê nascer antes. Penso sempre que 4 meses de começar as tentativas seja um bom tempo.
No começo eu podia fazer exames de sangue e consultas com a minha obstetra pelo plano de saúde novo, mas não podia fazer nenhum ultrassom por ele. Aí lá corria eu para o meu outro plano de saúde.
Pela Anvisa eles até dão como sugestão que o plano negocie com o cliente a carência, mas eu não consegui nenhum tipo de ajuda deles, somente negativas. Tentei pagar a carência para que cobrissem o meu parto, mas nada. O meu maior medo era a minha filha precisar ser internada e não estar coberta pelo plano, pois quando o bebê nasce pelo plano ele já está coberto automaticamente, quando não, tem que fazer um super processo, que no meu caso foi a maior enrolação.
Vocês devem analisar o seguinte no seu plano de saúde: 
- quanto tempo falta para eu estar coberta para parto;
- posso fazer quais exames, pois dependendo da sua médica pode pedir milhares de exames diferentes de ultrassom, com doppler, cardiotocografia... são exames que não acabam mais;
- quantos ultrassons pode fazer em quanto tempo, pois o meu adorava analisar o pedido mesmo já tendo passado mais de 1 mês do último;
- quais as maternidades que fazem parte;
- estilo de acomodação, quarto, enfermaria...
- quais os médicos credenciados, pois tens que ver se o médico da tua escolha para fazer teu pré-natal está entre os cadastrados no plano de saúde e
- como é o esquema do parto, pois pelo Exército, por exemplo, é o médico plantonista que faz o teu parto, no caso de não ser marcado. Não tens como chamar o médico que te atendeu durante o pré-natal para fazer o teu parto.

E para as mamães que vão fazer acompanhamento nos postos de saúde, não vão achando que não precisam se preocupar com todos esses itens, devem sim e muito. É bom saber quais os postos certinhos têm responsáveis para fazer o pré-natal. E, inclusive, ter contato com quem fará teu parto, pois os procedimentos para o particular podem e, muitas vezes, não são os mesmos. 
E é de grande importância ter um bom conhecimento sobre os hospitais públicos com maternidade e em qual hospital pretendes ter o teu bebê. 

Olha, vou dizer algo a vocês, eu nunca tive problema com hospital público, mas a gente escuta mil relatos de coisas ruins, mas tive uma surpresa muito boa quando estava grávida. Levei um susto em um exame e tive que encontrar minha médica na emergência de um hospital público onde ela estava atendendo e vou dizer tinha tudo que ela precisava pra me atender. O hospital, no caso, atende somente mamães de alto risco.
Claro que não tem todos os mimimis de uma clínica particular, mas tem tudo que seu bebê e você precisam e com médicos muito bons e competentes. 
Já com essa outra visão, fui ler alguns relatos de mamães que tiveram seus bebês pelo SUS e a maioria fala super bem, pois lá não tem essa história de fazer tudo na correria e correr pra cesárea. Eles tentam ao máximo que faças parto normal, depois tem toda a ajuda necessária para saber como amamentar corretamente, além do acompanhamento posterior para saber se o seu bebê está crescendo forte e saudável.
Depois trarei mais informações sobre como tudo se procede pelo SUS, pois sei que muitas mamães tem plano de saúde, mas esses não cobrem parto ou por desde sempre não cobrirem ou por também estarem em período de carência.
Então futuras gravidinhas, corram pra se informar e começarem uma gravidez tranquila e sem aborrecimentos.

Beijos.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Arrasou nas infos!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, Sabrina. Realmente, é importante analisar muito bem para garantir o melhor plano de saude possível para a mãe e o bebê.

    Estava lendo sobre o assunto no site do MoneyGuru e encontrei informações interessantes a respeito de planos de saúde, lá também é possível encontrar diversos modelos de planos, indicados para cada situação, como por exemplo para quem planeja engravidar ou quem já é mãe.

    Aqui tem uma explicação fácil de entender: http://www.moneyguru.com.br/meu-bolso/o-melhor-plano-de-saude-para-o-seu-perfil/

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Adorei a dica e vou dar uma olhada, pois agora já estou na busca de outro plano de saúde.
      Abraços!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...