Etiqueta para convidar os coleguinhas para a festa de aniversário.

etiqueta para convidar os colegas da escola
Foto Edu Rickes - Aniversário de 2 anos da Malu

Nesta semana a Maria Luísa completa 4 anos, o ano passado eu resolvi fazer uma festinha no salão do condomínio, mas priorizando os coleguinhas da escola. Já nesse ano eu não conseguirei fazer o mesmo e deixaremos somente para a família (padrinhos, primas, avós e só)
E a partir dessas conversas na porta da sala de aula, eu resolvi fazer esse post, pois sempre ficamos na dúvida do que é certo ou errado na hora de convidar os amiguinhos da escola.
Para os aniversários de 1 ano e 2 anos eu já falei no blog, então podes ver nesse link "8 dicas para fazer a lista de convidados".

Quando os nossos pequenos começam a ter vínculos na escola com os coleguinhas é que realmente devemos começar a convidá-los para as festinhas. Antes, se o teu filho já está na creche, o convite fica apenas para os pais que tens mais contato. 
Com mais ou menos 3 anos é que as crianças gostam da presença dos colegas nas festas fora da escola, então todos os cuidados nesse quesito são importantes, pois não queres crianças tristes por um erro teu na hora do convite.
Do ano passado para este eu senti a seguinte diferença, a Malu gostaria dos colegas na festa, mas ainda não tinha a noção de convidá-los no ano passado, este ano ela já sabe convidar e avisar que terá ou não festinha, então é a partir daí que começam os cuidados. 
O ideal: convidar todos os coleguinhas da turma. Na escola da Malu é mais fácil, pois por enquanto são apenas 15 crianças ao todo, mas depois de um tempo esse número aumenta e não fica tão fácil assim. 
Crianças até uns 5 anos precisam do acompanhamento de um adulto em festas, então tens que calcular a criança e mais um adulto para cada convite enviado para a turminha.
É chato convidar apenas 1 dos pais? Não! Estamos em período de crise e isso é super normal. Ficaria muito mais chato deixar de convidar alguma criança por achares que deves convidar os 2 pais.

como convidar os colegas da escola
Foto Eliane Payret - 3 anos da Malu (detalhe para os tênis trocados que ela colocou durante a festa)

Não tenho condições de chamar todas as crianças e gostaria de convidar apenas os meninos ou as meninas, posso? Pode! E também é muito normal, ainda mais com a nova onda de festas do pijama. Mas lembrem-se, são 6 meninas na turma, não podes convidar apenas 5 e deixar 1 de fora, convide todas! Tu já estás fazendo a diferenciação de meninas e meninos, então nada de deixar alguma de fora. 
Só opte por convidar apenas algumas meninas ou meninos se a festa for na tua casa, for algo estilo pijama e a turma for grande. Exemplo, são 15 meninas na turma e a tua filha chamará apenas 5, aí até tudo bem. Mas se for um número maior de convidadas pense em trocar o estilo de festa e chame todas
Não quero fazer diferenciação de sexo, mas não quero convidar todos os coleguinhas, pois preciso convidar os pais, como faço? Veja o número de colegas e quantos serão os convidados. Uma turma como a da Malu eu não recomendo que seja feito, são apenas 15 crianças na turma contando com a minha filha e ficaria muito feio não convidar todos. Só recomendo algo desse tipo em turmas de 20/25 crianças para cima e mesmo assim não deves convidar muitos colegas, no máximo uns 10 e nem comente sobre a festa na escola e grupos de mães.
Entenda, normalmente as crianças todas são amigas umas das outras e elas gostariam que todas fossem, então sempre repense como será a festinha, pois não ter como convidar todas pode deixar muitas crianças tristes. 
Meu filho tem um coleguinha especial, como procedo? Vais fazer a festinha do pijama, por exemplo, do teu filho na tua casa com os meninos da turminha e tem um dos meninos que precisa de cuidados especiais. Super simples, converse com os pais, eles te darão a melhor forma dele participar da festinha. Nunca, de maneira nenhuma, pense em não convidar essa criança, lembre, ele é um colega do teu filho e ele é amigo do teu filho, a falta dele será muito sentida entre os colegas. 
Tem possibilidade de eu fazer uma festinha sem precisar chamar os pais? Tem, mas tens que analisar todos os detalhes de como irás cuidar dessas crianças. Festa em casa sempre é mais fácil do que se a festa acontecer em uma casa de festas. Lembre-se, algumas crianças podem ter algumas restrições e isso deves perguntar para os pais. Precisas ter mais adultos cuidando do que crianças. O lugar tem que ser seguro e não muito amplo com piscina e parquinhos. 
A Malu foi em uma festinha assim, somente as meninas foram convidadas e isso totalizava apenas 4 meninas, a festinha foi no apartamento da aniversariante e era todo protegido. Elas não sairiam daquele local para algo mais amplo que elas pudessem correr algum risco. E elas também já sabem ir ao banheiro sozinhas, conseguem falar o que querem, menos idade do que isso seria impossível. E, principalmente, eu conhecia os pais da amiguinha, já frequentamos a casa deles. 

lista de convidados
Foto Eliane Payret - 3 anos da Malu 

Algo importante que deves lembrar, quando uma criança deixa de ser convidada para uma festa ela fica muito triste ainda mais por não saber o motivo de ser deixada de lado já que é amiga da criança que está fazendo aniversário. 
Nessa idade de 3, 4, 5 anos a cada dia eles mudam de melhores amigos. A Malu já foi melhor amiga de todos os coleguinhas da turma, então é impossível, nós pais, fazermos esta distinção de quais são realmente amigos para serem convidados, no máximo distinção de meninos e meninas.
Outra, mesmo depois dessa idade, imagina como será para o teu filho chegar na escola e ver o amiguinho que não foi convidado? E se o teu filho for o coleguinha deixado de fora? 
Qualquer problema de convidar todas as crianças necessárias, pare e repense a festa, é melhor cortar alguns outros gastos ou convidados de fora menos importantes para o teu filho do que os coleguinhas da escola. E sempre pense na possibilidade de fazer a festinha apenas na escola, assim não tem risco e ainda sai mais barato.
E, claro, sempre peça confirmação de presença!!! E caso não confirmem, podes indagar sem problemas. Lembre-se, estamos em período de crise e não é feio perguntar para teres certeza que quanto irás gastar, ainda mais se a festa ocorrer em uma casa de festas.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Muito legal essa postagem, Sabrina! Até compartilhei na minha página :)

    ResponderExcluir
  2. Até ano passado tinha festinha na escola então o Gui acabava comemorando com todos, as festinhas quando fora que faço tbm sempre chamo aqueles que sei que ele sempre está junto, comenta praticamente todos os dias, por enquanto os amiguinhos da escola tem sido os mesmos desde os 3 anos, mas sei que pode mudar um dia, eram 5, mas nos últimos dois anos foram só dois...

    Adorei o Post

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...