Dando fim às neuroses




Quantas vezes já falei aqui que cuido muito da alimentação da Maria Luísa? Milhares e milhares de vezes, nunca vou largar de mão avisar as mães e dar uma boa alimentação à minha filha, mas tudo tem um limite.
Eu ficava super regulando, mas eu tenho noção que a Malu tem contato com outros tipos de alimentos que não são tão saudáveis e por isso eu prefiro dar algumas coisas regulando do que sempre dizer que não. Claro que alguns itens continuam sem ser dados, como refrigerante, fast food, balas, pirulitos e bolacha recheada, mas outras eu comecei a liberar uma vez ou outra.
Chegou a Páscoa e o meu pai queria dar chocolate, deixei, mas disse que tinha que ter um controle. O marido também viu um ovinho e quis comprar. Resultado, quando chegou a cestinha que meu pai deu, ela quis comer vários ovinhos, todos pequenos e chamavam a atenção dela. Comeu alguns e depois travamos, isso ela ganhou na sexta. No sábado ainda chamou a atenção. No domingo quando o coelhinho aqui de casa veio, ela ganhou o ovo e uma boneca. Quis abrir o ovo para pegar o brinquedo e depois ficou tão entretida com a boneca que nem lembrou do ovo. Assim o ovo continua intacto e ela nem lembra dele.
Malu uma vez vidrada vendo uma propaganda do danoninho e eu disse "eca, Malu! Isso é ruim!" Por muito tempo ela gostou da ideia e nunca pediu ou algo do tipo. Até que começaram as aulas e imagino que alguns colegas devam comer e ela começou a ver no supermercado e sempre falar, via na televisão e chamava a atenção. Gente, teve um dia que ela correu no supermercado, chegou perto de um e tentou lamber. Morri de pena! Mas disse que não e vida que segue. Mas no sábado a gente na cama e começa a dar a propaganda do danoninho e ela paradinha olhando e depois me olha e diz como uma carinha triste "é eca, né mamãe? É eca, né?!". E eu "é, Malu! Mas queres provar? Queres que a mamães compre pra ti?!" E ela abriu um sorrisão e disse "Quero, mamãe!"
Tem alguma mãe que vai querer negar? Eu, não! Não, porque a Malu tem uma alimentação bem balanceada, não come fritura, não come doce, os lanches da escola são com fruta, iogurte natural... Aí pensar que posso comprar o tal danoninho e dar uma vez por dia ou nem isso, não vejo ser um bicho de sete cabeças.
Vejo agora umas mães doidas por causa do tal suquinho. Aiii o suquinho de laranja faz mal, só pode ser dado com mais de 1 ano. Gente, pelo amor de Deus, aí eu sigo aquela história, quem aqui não tomou suquinho antes disso e não está super bem de saúde? Eu nem falo em estar vivo, pois aí estar vivo com vários problemas de saúde, não vale. Mas digo, bem, saudável, sabe se alimentar... Qual foi o problema do suquinho antes de 1 ano? Nenhum! 
Sabe o que vai dar problema pra essa criança? O que ela come entre um suquinho e outro, se a mãe saber que o suquinho é apenas um horário ao dia e que o que deve ser dado para criança matar a sede é água. Que essa mãe deve saber que não pode substituir o suquinho natural, sem açúcar, por gelatina. Isso é que deve ser feito e não deixar uma mãe doida por dar um suquinho de laranja para o filho. 
Essas nutricionistas só podem estar doidas e querendo endoidar todo mundo. Desculpem, mas no lugar de falar mal do suquinho de laranja, frisem sempre no fast food, na batata frita, no refrigerante, nos itens mais artificiais que existem. E também no danoninho, mas eu que sei que a Malu come super bem, não vou mais ficar com neuroses e negando sempre tudo a ela. E sei que o danoninho foi comprado agora, vai ficar um tempão na geladeira e depois vamos ficar um século sem comprar.
Aí, mamães, deem fim as neuroses!!!
E vou dizer uma coisa, minha cunhada sempre ria de mim e do meu marido dizendo que não somos pais de 1ª viagem e sim de 2ª, pois a gente é muito livre de milhares de neuroses que normalmente as mães de 1º filho tem. Exemplo: esterilizar todos os itens de alimentação da Maria Luísa. Depois que a Malu começou a engatinhar, enfiar na boca milhares de pelos da Charlotte, pegar areia na praia e quando entrou na escolinha e passava brinquedo de boca em boca, paramos de esterilizar periodicamente as coisinhas dela. Lavamos tudo direitinho, mas esterilizar, não mais, e ela fica doente como qualquer outra criança. O que ajuda nisso, a alimentação dela, pois se fosse uma alimentação desregrada ela ficaria muito mais doente e nisso até o suquinho de laranja ajuda, pois mesmo tendo menos vitamina que a fruta in natura, tem suas vitaminas.
Mães, larguem as neuroses, não fiquem com esse de eu sigo a linha tal, crio da maneira tal, tirem os rótulos. Pois a maternidade não é algo fácil e ficar se limitando a um estilo é te deixar mais doida.
Lembro que quando a Maria Luísa era recém nascida eu entrei em parafuso, pois ela teve cólica eu achei que era pelo que eu estava comendo. Gente, eu simplesmente parei de comer qualquer coisa com traços de leite, então vocês imaginam o que eu comia? Nada! Pois o que tinha traços de leite eu não queria comer e o que tinha soja era eu que não podia comer muito por ter intolerância, então, vocês imaginam, tinha acabado de fazer uma cirurgia, perdido sangue, amamentando e sem comer. Passar mal foi apelido pelo que eu senti, minha mãe quase surtou comigo. E eu fiquei com essas loucuras, pois as pessoas e tudo que eu pesquisava diziam não consuma muitos produtos derivados do leite, não coma feijão por causa dos gases, verde escuro dá cólica isso e aquilo... Bom, eu ia viver de fruta, assim, né?! Não dava, parei com a loucura e voltei a me alimentar normalmente, só cortando o que achava que realmente eram os causadores dos problemas e a cólica aos poucos passou.
Pois vou contar um segredinho, se o teu filho tiver que ter cólica ele vai ter, tu comendo feijão ou vivendo de ar. É pela imaturidade da barriguinha deles que a cólica existe, então evitar alimentos pesados ajudam a não piorar, mas ficar sem comer é que não dá.
Desde aquele momento que me liguei de tudo isso, vi que viver de neuroses não dá. A maternidade não é fácil, tu já recebes um milhão de julgamentos, tu já vais aguentar sempre as perguntas "não é fome? Não é frio? Tu ainda amamentas? Tu já parou de amamentar?"... E colocar mais algo na tua cabeça é para endoidares e não aproveitares a maternidade plenamente.
Adeus neuroses!!!


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Olha palmas para vc, tbm acho que temos de dar uma alimentação regrada para nossos filhos, mas não pirar. Eu não quero que a minha filha seja igual eu que sou viciada em doce e em refrigerante, e tenho tentando dia após dia melhorar para dar o exemplo para ela. Agora que tem gente que pira, pira: esses dias no grupo de mães do whatsapp estávamos falando de IA e me crucificaram que eu falei que bato a papinha da Stella, me falaram um monte de coisas. Mas melhor bater e ela comer com menos nutriente e comer que não bater e ela não comer não?
    Mas enfim ser mãe é ser um ser julgado, o que é péssimo.

    Adorei o post

    http://omundinhodaday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayanne, muito obrigada!!! Chega uma hora que a gente tem vontade de mandar todo mundo pra muito longe, mas o problema é que quando somos recém mães ainda estamos muito inseguras e aceitamos tudo que os outros falam. Dá muita raiva desse povo!eheh Antes eu sempre fazia algumas perguntas para as mães que eu conhecia, mas não para julgar, mas para saber do mundo materno, agora eu não faço mais, pois sempre acho que a pessoa pode se sentir pressionada. Beijos e te espero sempre por aqui.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...