Adaptação de um novo cuidador - Coluna Thami

Muito antes da licença maternidade terminar, a volta ao trabalho é um assunto complexo e dolorido para as famílias, principalmente para as mães que precisarão deixar seus bebês para trabalhar. Mesmo quando o cuidador é da família, coração fica apertado nesse momento, afinal, a licença maternidade no Brasil é pequena demais, chega a ser piada em um país que prega amamentação exclusiva até o 6º mês. Mas, precisamos nos adaptar e fazer com que essa transição seja o menos traumática possível para o bebê, cuidando da confiança que nossos filhos depositam em nós. Para isso o diálogo com o bebê, mesmo que você ache que ele não entenda é muito importante. É importante que haja uma explicação para o bebê que a mãe se ausentará durante o dia e ele ficará aos cuidados de X pessoa.
Outro ponto a destacar é que o nosso estresse e ansiedade com relação a essa separação é passado para o bebê. É muito comum algumas clientes relatarem que o bebê mamou mais e ficou mais "apegado" nos dias que antecederam a volta e que isso gerou sofrimento, o bebê sente portanto, se você, assim como eu, não tem escolha, respire fundo, se prepare, organize na casa tudo necessário para a segurança do bebê e a sua paz enquanto trabalha e vamos em frente.


Então vamos as orientações:

1- Mesmo que o cuidador seja da família, o bebê precisa se adaptar a ser cuidados somente por ele e precisa saber que a mãe está perto, apoiando e autorizando esse cuidado. Ficarem todos juntos e o cuidador interferindo ao longo do dia nos cuidados. Ex.: a mãe segura o bebê e o cuidador oferece o leite materno ordenhado.

2- Fique em outro cômodo da casa, mas permita que sua voz seja ouvida. O novo cuidador cuidará do bebê, mas ele saberá que você está perto.

3- Saia de casa por períodos de 1 hora no máximo, deixando o bebê com o cuidador, lembrando de explicar isso a ele. Não importa a idade do seu filho, quando mais cedo você estimular a comunicação e diálogo sincero entre vocês, mais fácil será a relação e também os momentos de separação.

4- Por fim, a separação de fato. Nesse momento creio que você já estará mais tranquila e a adaptação estará caminhando. Esteja a disposição para voltar para casa caso haja necessidade. Eu sei que nem sempre é possível e que alguns bebês se adaptam mais rápido, outros sofrem com essa separação, mas não fique ansiosa por antecipação, nem compare seu bebê com o da amiga ou da prima, construa sua relação de diálogo e amor com ele e faça desse momento um momento íntimo, particular. Muita gente e muita opinião nesses momentos costumam atrapalhar mais do que ajudar. Sugiro que nesse período de adaptação seja 2 ou 3 semanas e seja feito lentamente, isso vai ajudar muito quando você precisar se ausentar de fato.

5- Não posso deixar de citar as famílias que recorre a creches e berçários, pois não tem alguém da família disponível, nem condições para pagar babás ou não prefira essa opção. Algumas creches não costumam oferecer atenção individualizada, nem ter tempo para essas adaptações, em contra partida possuem uma rotina fixa que ajuda o bebê a se adaptar mais facilmente e se sentir seguro, além de possuir muitos funcionários, o que na minha opinião evita acidentes, pois sempre tem mais de uma pessoa por perto. Se essa for a sua opção, fique tranquila, vai dar tudo certo! Seja otimista, bebês pequenos se adaptam facilmente a novas pessoas, basta serem tratados com carinho e respeito!


Outra dica importante é manter uma rotina linear, não sair com a criança dos locais que ela é acostumada, nem mudar bruscamente a rotina, já está sendo difícil para o bebê ficar sem a mãe, ele pode se sentir inseguro se houver alguma mudança na rotina. Ao final da licença maternidade a empresa obrigatoriamente precisa dar intervalos de 30 minutos às mães, se você trabalhar perto de casa pode amamentar seu bebê no trabalho ou usar esse tempo para ordenhar o leite materno que usará no dia seguinte. Consulte a cartilha sobre seus direitos pós licença maternidade.

Preciso lembrar também que precisamos lutar por uma licença maternidade e paternidade digna em nosso país, leia sobre isso, se informe essa luta é de todas nós! Sugiro também que assistam o documentário "Com licença" e veja que você não está sozinha.

Para o que precisar, estou no facebook com a Colo de Mãe- Consultoria, é só enviar mensagem. Estamos falando sobre como manter o aleitamento na volta ao trabalho, acompanhe lá na nossa página e continuem acompanhando nossa coluna aqui no Mamãe em Construção. 
Boa sorte!

Thami.

*imagens retiradas da internet

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...