Dia de dentista

Hoje tem dentista no blog!!!!
A dentista convidada é a Kívia Leal e ela vem tirar um pouquinho daqueles mitos da gravidez e nossos dentes.
*Imagem retirada da internet                                                                                 
Durante a gestação eu escutei de várias mães que depois da gravidez tiveram que fazer milhares de tratamentos odontológicos, pois os dentes tinham ficado super frágeis e tudo mais. Fiquei cheia de dúvidas e não quis descuidar da dentição durante a gravidez e corri pro dentista.
Parece que quando cheguei com um barrigão eu tinha algum tipo de doença contagiosa, o dentista me olhou com uma cara de medo e já chegou dizendo que alguns tratamentos eu não poderia fazer por causa da gestação. Raio-x, Deus me livre. E eu tinha uma dor chata entre os dentes que ele só quis fazer limpeza e nada mais, depois fui descobrir que era o meu bruxismo incomodando, mas sofri um pouquinho durante a gestação por causa disso. 
Perto do final da gravidez resolvi contar para a minha obstetra o que tinha acontecido no consultório do dentista e ela me disse que era uma besteira e que eu poderia fazer a maioria dos tratamentos, inclusive, se fosse necessário, fazer um raio-x. E que se eu quisesse ela poderia me dar uma liberação pra eu fazer o raio-x e tudo mais, deixei de lado por estar bem no final da gestação, mas aí vi o tempo que eu perdi por causa daquele dentista.
Lembrando disso resolvi pedir que de tempos em tempos tenhamos aqui no blog conversas com dentistas para que possam tirar nossas dúvidas tanto para os nossos dentes quanto para os dentes dos pequenos. Até porque depois que os bebês nascem tem épocas que nem lembramos que não escovamos os dentes.ehehe
E vamos os mitos:
Mito 1: antibiótico não estraga os dentes, apenas a Tetraciclina pode afetar a formação dentária do bebê, sendo assim não é prescrito para gestante atualmente.
Mito 2: feto não retira cálcio da mãe. Algumas gestantes apresentam cárie por vários outros motivos, por exemplo, vômito deixa o pH bucal ácido, sendo meio propício para desmineralizar o dente tornando mais suscetível a cárie. A futura mãe também tende a deixar os cuidados com sua saúde bucal em segundo plano se descuidando da boa escovação. O que ocorre em alguns casos é a diminuição da frequência das escovações, principalmente pela manhã, quando os enjoos são mais frequentes e também o aumento dos alimentos cariogênicos entre as refeições (ricos em açúcares, exemplo doce). 
Também existem muitos casos de gengivite gravídica e ela é uma inflamação da gengiva no período gestacional. Isso ocorre pelo aumento da progesterona e também causa uma vascularização do periodonto, deixando a gengiva com tendência ao sangramento. Essa gengivite é reversível e se inicia no 2º mês, mas ela aumenta e tem seu ápice no 8º mês e regride depois.  
Gestação não é doença, não há motivos para postergar tratamentos dentários com objetivo de restabelecer a saúde bucal!!!
As mamães devem entender que é primordial que a gestante não se descuide da higiene bucal, pois além de afetar a saúde do bebê pode contribuir para parto prematuro.

Então mamães, escovar bem os dentes e visitar o dentista é importantíssimo durante a gestação!!!

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...