Enjoo

Algumas mamães sabem muito bem sobre esse assunto e outras nem ouviram falar, pois nunca sentiram durante a gestação. Mas o enjoo é algo bem normal durante a gestação e a maioria das mamães sentiu, pelo menos, uma vez.
Eu tive enjoo, mas era aquele que fica enrolando e enrolando no estômago e não vomitava, acho que vomitei apenas umas 2 vezes. Mas esse enjoo sem passar mal era horrível, eu ficava rodopiando na cama de tão mal. 
Eu não tinha enjoo pela manhã desse jeito, a maior parte dos meus enjoos, de ficar assim horrível, eram à noite, igual o que a Letícia comentou aqui. Os que eu tinha pela manhã eram bem fracos e normalmente quando eu tinha que acordar bem cedo e ficar em jejum para fazer algum exame. Ficar sem comer era algo que a Maria Luísa nunca gostou de ficar, até hoje é uma comilona. 
Mas o que precisamos saber é como evitar ou como minimizar esse incômodo que são os enjoos.
Uma dica muito importante é não ficar de estômago vazio por muito tempo, antes de levantar sempre é bom comer uma bolachinha de água e sal e depois de um tempinho levantar. Ontem no Bem Estar falaram em comer a bolacha, voltar a dormir e depois de 10 minutos levantar. Não sei se exatamente esse tempo resolve, mas que resolve comer a bolachinha antes de levantar, isso resolve.
Algo que me incomodava muito pela manhã e me dava muita ânsia era escovar os dentes e achava melhor escovar após comer algo. Vi que é uma boa fazer isso mesmo. Outro item que comecei a evitar durante a gestação foi usar o aparelho móvel que colocava para dormir, ficava super mal com ele.  


Ficou enjoada durante o dia, frutas cítricas podem ajudar, eu adorava um picolé de limão, ainda mais que o começo da minha gestação foi em Recife e o calor sempre pede algo geladinho. Mas algo que o meu marido encontrou no supermercado e que foi ótimo foi o sorbet de limão, que parece um sorvete, mas não leva leite. Ele é levinho, não é tão calórico e ajuda muito para os enjoos chatos, acho que não ter leite ajuda ainda mais. 
 

Já vi que chá de gengibre ajuda também e junto com limão, mais ainda. Não tentei esse método, mas caso o enjoo esteja bem complicado é uma boa tentar.
Gelo, gelo e mais gelo!!! Chupar gelo é excelente!!!! Lembro de uma viagem de avião que fiquei bem enjoada e chupar gelo fez com que eu me acalmasse e passasse todo aquela náusea. 


Mas se nada disso resolver e tu continuares a ficar enjoada e a passar mal, está na hora de conversares com o teu médico. Pois ele verá se está tudo normal e também poderá te passar um remedinho que pode te ajudar a parar com esse enjoo. 
A minha médica foi ótima e logo que eu comecei com o enjoo e contei a ela, ela já me passou um remédio que parou com a náusea. Claro que no outro dia tive novamente, mas pelo menos naquela noite consegui dormir tranquila. 
O bom é ir testando todos os métodos naturais antes de partir para o uso do remédio, pois remédio é sempre remédio e na gravidez nunca é bom. 
O enjoo tem seu pico com 3 meses e no 4º mês ele não tem mais que existir, caso continue tens que conversar com o teu médico. Já conversei com algumas mamães que me disseram que passaram mal a gestação inteira, mas isso não é o normal ocorrer, mas pode.
Acho que com essas dicas já dá pra dar uma amenizada nas náuseas e curtir mais a gestação.

Beijos.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...