Dia de dentista!!!

E já que hoje é segunda nada melhor do que começar a semana com dentista no blog!!!
A dentista convidada, é uma mamãe como a gente, a Juliana Jardim e ela vem nos ajudar com os cuidados dos nossos pequenos. 
Cuidar dos dentinhos dos pequenos é algo que me preocupa muito e com certeza preocupa outras mamães, pois é lindo ver um sorriso branquinho, lindinho dos nossos amores, mas cuidá-los não é uma tarefa fácil.

Malu e sua gargalhada cheia de dente, mas aí ainda estão faltando alguns dentes que já não faltam hoje.

Então vamos aprender como cuidar...

"Olá mamães!
Eu sou Juliana Jardim, dentista e mãe do Lucas de 4 anos e da Letícia de 4 meses. Irei aqui relatar a todas vocês os principais cuidados que devemos ter em relação aos primeiros cuidados com a higiene bucal dos nossos pequenos. 
Na verdade, devemos iniciar a higiene bucal dos nossos bebês mesmo antes de aparecerem os primeiros dentinhos, que geralmente erupcionam por volta dos 6 meses. Desde os primeiros meses de vida devemos limpar a gengiva, língua, mucosa das bochechas e céu da boca dos bebês com uma fraldinha ou gaze umedecida em água filtrada. Desta forma removemos os resíduos de leite e também possibilita o bebê se acostumar desde cedo com o estímulo da higiene bucal.
Normalmente, os primeiros dentinhos a erupcionarem são os incisivos inferiores, seguidos dos incisivos superiores, por volta dos 6 a 8 meses. A partir daí devemos iniciar a escovação propriamente dita, podendo ser utilizadas tanto as escovinhas indicadas para bebês, que contém cerdas bem macias e cabeça da escova pequena ou as dedeiras de silicone. A primeira visita ao dentista deve acontecer já quando surgirem os primeiros dentinhos para que o profissional oriente melhor os pais quanto aos cuidados relativos a higiene bucal e também com o objetivo da criança ir aos poucos se acostumando com as visitas ao consultório odontológico.
A dentição de leite geralmente está completa aos 3 anos de idade, sendo composta por 20 dentes.
Como os primeiros dentinhos que surgem se localizam na frente, a higiene dos mesmos fica facilitada. No meu caso, achei melhor iniciar o processo de escovação com o uso da dedeira de silicone embebida apenas em água, pois a mesma facilita o manuseio da escovação. Não esqueçam de esterilizar a dedeira, assim como fazem com as mamadeiras e chupetas!
A medida que vão erupcionando os demais dentinhos, mais posteriores, devemos utilizar as escovinhas colocando bem pouquinho de gel dental SEM FLÚOR e de preferência sem corante, apenas o suficiente para fazer espuminha. Não esqueçam de higienizar a língua, que pode ser com a própria escovinha após ter escovado os dentes e ter sido lavada ou com os limpadores de língua infantis, que parecem uma colherzinha. 
Devemos ter uma atenção especial à noite, após a última mamadeira, nunca deixando de higienizar os dentinhos dos bebês, pois os açúcares contidos no leite ou sucos serão fermentados durante toda à noite podendo provocar o surgimento das temidas cáries.
Os géis sem flúor são indicados para crianças até 5 anos, pois geralmente até esta idade os pequenos não sabem cuspir direito e podem engolir o creme dental, que caso contenha flúor pode causar intoxicação e alguns prejuízos a estrutura dentária (quando ingerido constantemente).
Aconselho já irem estimulando seus filhos a cuspirem a pasta desde cedo e assim que estiveram seguras que não estejam engolindo mais, podem iniciar a escovação com géis dentais com flúor, que proporcionam uma defesa maior aos dentes contra as cáries.
Nesta fase, geralmente por volta dos 4-5 anos, já devemos ensinar os nossos filhos como fazer uma escovação adequada e deixá-los praticar. Depois entramos em ação complementando a escovação "treino" deles.
Muito cuidado devemos ter com a ingestão elevada de açúcares na dieta das crianças que podem comprometer não só os dentes como também o nível de glicose no sangue dos mesmos.
Na minha casa sempre tentei estimular o meu filho a gostar de frutas e verduras e ele realmente adora, mas acredito que não tem como abolirmos os doces, afinal quem não gosta de um docinho?
Para mim o mais importante é evitar os exageros e principalmente sempre caprichar na higiene bucal após as refeições principais, desta forma estaremos realmente educando os nossos filhos a cuidarem dos seus dentinhos para terem sempre um sorriso bonito, saudável e feliz!!!
Espero ter abordado as principais dúvidas das mamães em relação a este tema, porém qualquer dúvida que ainda tenham é só perguntar aqui no blog que responderei com imenso prazer.
Um forte abraço,
Juliana Jardim".

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...