Cuidando do umbiguinho

Recém mamães e grávidas, uma das nossas preocupações logo que o bebê nasce e até antes disso é "como limpar o umbigo até o restinho de cordão umbilical cair?". Todas as mamães morrem de medo, nunca vi uma mãe que não tenha esse receio.
Aqui em casa eu ficava agoniada toda vez que tinha que fazer a limpeza, então meu marido que tomou conta dessa parte por mim na maioria das vezes. O da Maria Luísa demorou uns 12 dias pra cair e caiu quando estávamos colocando ela no banho, estava só eu e a minha mãe, escutamos algo cair no chão e a gente não sabia o que era quando eu olho e vejo que tinha sido o umbigo foi uma gritaria. Uma por acharmos que poderíamos ter machucado a Malu e tínhamos puxado sem querer e outra por ter caído e nos vermos livres daquilo que nos dava um tremor.
Mas tudo uma besteira, o "umbigo" que é uma parte do cordão umbilical tem de 2 a 4 centímetros de comprimento, dependendo de onde foi feito o corte. Uns 2 dias depois o coto que era clarinho começa a ficar escuro, bem preto e aos poucos começa a secar, sendo que até 15 dias tende a cair. Alguns cotos podem ser mais gelatinosos e grossos e com isso demoram mais pra cair, podendo demorar até 25 dias. 

Imagem retirada da internet
Fazer uma higiene adequada faz com que o coto caia mais rapidamente e aí que eu entro com um método diferente do que sempre nos dizem. E isso eu aprendi agorinha, nessa última semana, com o nascimento da minha sobrinha, a pediatra dela ensinou um jeito que eu não conhecia e pesquisando pra falar do assunto notei que a maioria também não sabe. 
Para fazer uma boa higiene tens que ter álcool 70%, ele é essencial, na maioria dos casos as enfermeiras e médicas te diriam para ter cotonete, mas é aí que o método fica diferente. Ela não usou cotonete, mas apenas gaze e a minha sobrinha que nasceu na quarta-feira passada, com apenas 5 dias, já deu adeus ao coto umbilical que deixa todas as mães aflitas no banho e a cada troca de fraldas.
O jeito que ela ensinou e que deu super certo foi o seguinte: pegue uma gaze que normalmente está no pacotinho dobrada em um quadrado, abra para que fique retangular e dobre ao meio a mantendo retangular em seu formato, embeba em álcool 70% (quando eu digo embeba é realmente a deixando encharcada) e a enrole a gaze no umbigo ficando bem grudadinha a ele, mas não apertando, depois pegue uma outra gaze a deixando dobradinha e a coloque entre o umbigo e a barriguinha do bebê para não deixar encostar. Faça isso umas 2 vezes ao dia. 
O coto umbilical da minha sobrinha no terceiro dia após o nascimento já estava bem pretinho e hoje já caiu, super rápido. O que me fez amar o método e odiar aquele que te faz ficar passando um cotonete na volta do umbigo sempre que for limpar. 
O importante é sempre deixar o umbigo limpo, ter sempre cuidado para que não suje com cocô ou xixi, caso isso aconteça limpe com água e cuidado com a fralda. Existem fraldas, como a da Pompom, por exemplo, que tem uma curvinha própria para ficar abaixo do umbigo, mas caso não tenhas essa fralda podes dobrá-la para não encostar no coto ou então colocar por baixo da fralda mesmo, mas com todo cuidado colocando o coto para baixo arrumadinho para que não fique solto. A maioria acha melhor que o coto fique por cima da fralda, pois quanto mais arejado, mais rápido ele secará, mas EU tinha medo de que alguma roupa ficasse presa ali ou que alguém a pegasse mal e puxasse coisa de mãe e sempre achei a melhor opção, quando não tinha a fralda da Pompom, colocar por baixo da fralda, mas só fazia isso quando a fralda cobria totalmente o umbigo, caso contrário achava melhor que o coto ficasse por cima para que não fosse puxado pela fralda.
A gente sempre fica com medo de machucar o bebê ou com agonia de colocar o álcool 70% achando que pode arder, mas não tem problema pois não arde, já que o coto é o restinho de cordão umbilical e não tem terminações nervosas, é uma pele morta. O bebê chora, não por arder, mas porque o álcool quando encosta na pele é geladinho.  
O umbigo pode dar uma pequena sangradinha, mas é normal. Só não é normal continuar sangrando ou sangrar  muito, ficar muito avermelhado, apresentar uma secreção exagerada, caso isso aconteça procure o pediatra.
Após o coto umbilical cair ainda tens que ter cuidado com limpeza por mais uns 10 dias, até que o umbigo cicatrize de vez. Aí podes usar um cotonete ou um algodão embebidos em álcool 70%. 
Já vi em programas de TV americanos que lá eles dão banho no bebê somente de esponja ou paninho para que o coto umbilical não molhe e assim caia mais rapidamente, mas aqui no Brasil isso não existe e podes dar banho no teu filho tranquilamente e depois é só secar direitinho.
Boa sorte mamães nessa tarefinha e não se preocupem, dará tudo certo!

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...