Chupeta: relação de amor e ódio


Quando eu estava grávida sempre dizia que não daria chupeta pra minha filha. Tanto que cheguei a ganhar uma e deixei escanteada, nem pensei em saber se existia marca boa, ruim, como tinha que ser pra ser uma chupeta aceitável ou coisas do tipo.
Mas aí seu lindo bebê nasce e tu esqueces rapidinho disso quando as cólicas aparecem e nada faz com que o tão sonhado e calminho bebê pare de chorar. Aí começamos tentando de tudo pra ela pegar a tal da chupeta e nada, só chorava e ficava super irritada cuspindo a fulana toda vez.
Até que quando a Malu estava com uns 20 e poucos dias, uma amiga dentista dá de presente a ela 2 chupetas diferentes daquela que eu tinha tentado antes, toda anatômica, sem lado pra cima ou pra baixo e me dizendo que eu não precisava ficar preocupada com a dentição nesse início, mas que aos 2 anos ela tinha que largar para não afetar em nada.
E não é que ela gostou das tais chupetas e aos poucos foi usando...
Felicidade, não vou mentir, hipocrisia se eu dissesse que não foi muito bom ter as tais chupetas por perto, já que muitas vezes o choro era por pressa e com elas tudo ajudava. Mas, mesmo gostando das chupetas, sempre limitei o uso para o sono ou quando o berreiro era imenso enquanto eu estava correndo para dar logo de mamar.
Minha relação com elas sempre foi esse amor meio travestido de ódio, pois eu acho que prejudica a respiração, tanto que estou doida pra que elas sumam de vez daqui de casa. Mas como fazer isso?
Aí começa o martírio, sofri pra que ela pegasse e agora vou sofrer pra que ela dê adeus. Cada vez mais estou diminuindo o uso da bendita, só para dormir, e a figura da minha filha na escolinha não pede a fulana pra dormir, mas aqui em casa é sempre "bico, bico" (como chamamos no RS, não sei se chamam assim em outro lugar do país). Eeeee quando estamos viajando de carro o uso da chupeta também ocorre, já que ela sempre quer dormir no carro e dá uma acalmada naquela ansiedade.
Nas férias de verão viajamos muito de carro e a Maria Luísa viciou no uso, tanto que sofri quando voltamos para a rotina de casa, pois ela não queria saber de parar de usar durante o dia. Mas nisso sou chata e não deixo, vai chorar um pouco, mas vai passar e esquecer.
Desculpem mamães que deixam seus filhos usarem chupeta o dia todo, mas eu não deixo, acho horrível. E acho pior ainda quando crianças de 5 anos andam pela rua com elas, outro dia tinha um guri enorme na missa chupando chupeta. Até a Maria Luísa acha estranho e já olha com cara de "não é hora de dormir".
A Malu ficou tão condicionada a ser somente na hora de dormir que ela tirava as chupetas dos coleguinhas na escola quando não era hora do sono e ainda ficava furiosa quando eles não queriam largar. E sabendo que é só na hora de dormir quando pega durante o dia eu já vou dizendo "ué vai dormir?!" e ela se joga onde estiver como se estivesse com sono e entrega a chupeta sem muita birra.
Mas isso dela ter a "rotina" da chupeta não quer dizer que vai ser fácil largar, pois já tentamos algumas vezes e não rolou, ela fica pedindo e chora horrores se não dermos na hora de dormir. Confesso que vou tentar o tal papo "vamos dar pro Papai Noel?!", não consigo encontrar nada muito psicológico nessa idade. Estou torcendo que ele vá me ajudar, o marido acredita que vamos conseguir, mas sempre fico na dúvida.
Aos poucos tento diminuir mais ainda o uso, mas o que também não me ajuda é a minha mãe quando está com ela, tenta fazer o que vamos, mas a Maria Luísa sabe usar direitinho o seu charme. Pois esse final de semana ficou com ela pra viajarmos e notei que o uso foi um pouco maior que o normal pelas atitudes da Malu, mas aos poucos já vou retomando a normalidade. 
Mas pra largar essas que um dia já foram amadas por mim, ainda não sei como fazer!

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...