Leucemia e Doação de Medula Óssea

Hoje o assunto não é só importante para as mamães, mas para todo mundo. Quantos casos de leucemia conhecemos? Amigos, amigos de amigos, familiares, pela internet e suas campanhas?
Aqui em casa fizemos nosso cadastro como doadores de medula óssea já faz um tempo, o marido em 2009 e eu em 2012 quando doei também o sangue da placenta e cordão umbilical da gestação da Malu. Mas realmente nos envolvemos com essa causa esse ano e espero que vocês leiam essa história e entendam a importância do cadastro e doação. O Michel é colega e amigo do meu marido, eles se conheceram na AMAN e o próprio Michel conta a história deles pra vocês.


"Michel Maruyama Nascimento Gomes, casado, nascido em 13/12/82 (31 anos) em Campo Grande-MS.

Ingressou no Exército aos 16 anos e cursou a Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, se formando Aspirante a Oficial de Infantaria em 29/11/03.
Foi atleta de natação, pólo aquático, corrida rústica, orientação, tiro de fuzil, triatlo, pentatlo militar e pentatlo moderno.
Participou de diversas competições nessas modalidades, dentre elas destacam-se a Travessia dos Fortes (Leme-Copacabana) de 3.800m por 02 vezes, a Maratona do Rio de Janeiro por 02 vezes (aos 20 anos e depois aos 23 anos), e a prova de triatlo IRONMAN em 2006 na cidade de Florianópolis-SC.
Como atleta de Pentatlo Moderno da CDE (Comissão de Desportos do Exército) e da CDMB (Comissão de Desportos Militares do Brasil) participou de diversas competições nacionais, campeonatos sul-americanos, pan-americanos (um deles na Cidade da Guatemala) e do Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Moderno em Székesfehérvár-HUNGRIA no ano de 2004.
No Exército realizou estágios de montanhismo, mergulho autônomo, sobrevivência na selva e na caatinga, garantia da lei e da ordem, realizou também o Curso Básico Pára-quedista e Mestre de Saltos.
Serviu no Rio de Janeiro no 1º BI Mtz (1º Batalhão de Infantaria Motorizado), 25º BI Pqdt (25º Batalhão de Infantaria Paraquedista), e em Brasília no BPEB (Batalhão de Polícia do Exército de Brasília).
Serviu também na MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti) durante 06 meses, compondo o 8º Contingente de tropas brasileiras no Haiti no ano de 2008. Fez parte das tropas que controlaram os protestos na Capital Porto Príncipe em abril de 2008. (Matéria da época - clique aqui ).
Durante a missão de Paz no Haiti sua mãe, Assae, sofreu um AVC e após 70 dias internada na UTI, veio a falecer.
Teve uma lesão na coluna lombar no ano de 2009 e fez um cirurgia de hérnia de disco em 2011.
Em 21/03/14 após um quadro de fadiga e anemia grave foi diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda (LMA). Iniciou o tratamento quimioterápico no Hospital Militar de Curitiba (HGeC), onde já realizou 04 ciclos de quimioterapia.
Após alguns exames específicos teve indicação médica para a realização do Transplante de Medula Óssea (TMO) como forma de consolidação da cura. O estado de saúde atual do Michel é estável e, quanto antes o transplante puder ser feito, maiores e melhores serão as chances de sucesso do tratamento.
A busca por um doador de medula óssea compatível começou no mês de junho e desde então a família e amigos movimentam uma campanha em uma rede social para incentivar pessoas a se cadastrarem no REDOME - Registro de Doadores de Medula Óssea. O crescimento da divulgação da campanha superou todas as expectativas iniciais.
A estatística no Brasil para a compatibilidade genética é de 01 doador compatível para cada 100.000 cadastros. Portanto cada pessoa cadastrada aumenta as chances de milhares de pacientes que buscam por um doador. 
Um gesto simples pode salvar vidas!

OS SINAIS DA DOENÇA
No mês de fevereiro de 2014 estava no sul do Estado de São Pauo, naquele calor insuportável do verão, quando observei que estava com a gengiva inchada e sangrando com facilidade. Fiz contato com minha dentista, mas achava que era apenas uma gengivite. Passadas algumas semanas comecei a sentir um grande cansaço, meso dormindo muitas horas já acordava cansado e não tinha disposição nem para as atividades domésticas. No início achei que apenas estava fora de forma, com o condicionamento físico ruim por falta de exercícios, mas depois percebi que atividades como subir um lance de escadas me causavam "falta de ar" e sentia palpitações no coração.
Enquanto isso, comecei a ficar pálido, com minhas mãos, pés e o próprio rosto meio amarelados. Eu e minha esposa pesamos que se tratava de uma anemia e que poderia ser resolvida por um reforço alimentar.
Pessoas amigas da área de saúde observaram os sinais de anemia e sugeriram para que fosse ao médico e fizesse exames de sangue. Foram cerca de duas semanas sentindo esses sintomas até que fui a um laboratório para fazer exames de sangue. Naquela semana meu estado piorou, comecei a ficar tonto, o que quase nunca aconteceu, e minha vista começou a embaçar. Fiquei muito preocupado pois cheguei a pensar que fosse algum problema na minha cabeça.
O pessoal do laboratório nos telefonou e pediu para que eu voltasse lá para refazer os exames, pois estavam com algumas alterações. Achei estranho, mas fui. Minha esposa também havia feito exames mas ela não precisou refazer nenhum.
Naquela mesma semana, antes mesmo do resultado dos exames, procurei o hospital da cidade pois como disse, meu estado tinha piorado. No hospital refizeram os exames de sangue e depois de algumas horas tivemos as primeiras respostas. Eu estava realmente com uma anemia grave, precisava ser internado naquele dia para receber transfusão de sangue e de plaquetas e recebi a primeira notícia da suspeita de que eu pudesse estar com leucemia. Achei tudo muito estranho e perguntei ao médico se poderia ser outro diagnóstico, ele me disse que poderiam ser outros problemas sim.
Foi então que resolvemos seguir para Curitiba, pois estávamos a duas horas dali e a estrutura hospitalar de uma capital era melhor do que de uma pequena cidade.
Naquela mesma noite, dia 21 de março de 2014, fui diagnosticado com leucemia. Precisaria fazer exames específicos para saber qual o tipo e o grau em que estava a doença, mas já marcaram a cirurgia para implantação de um cateter e a quimioterapia estava com data prevista para seu início também. 
Foi tudo muito rápido.
Começava uma longa jornada, uma grande maratona.
Com a Graça de Deus, fomos amparados em todos os sentidos desde o início do tratamento e tudo tem dado muito certo.
Para as "Mamães em Construção" e leitores do blog, sobre os sintomas da doença, posso dizer que gengiva inflamada, cansaço e anemia isoladamente não indicam diagnóstico assim, mas se aparecerem em conjunto sugiro que procurem um médico o quanto antes para que exames sejam feitos.
Conversando também com uma fisioterapeuta, mãe de um menino que aos dois anos teve leucemia, ela começou a observar marcas roxas pelo corpo dele, mas sem sinais de pancadas e um dia ele começou a ter sangramentos pelo nariz e olhos. Isso aconteceu porque o nível de plaquetas no sangue estava baixíssimo. Ela levou ele correndo para o hospital para saber o que estava acontecendo, mas só descobriram que era leucemia no dia seguinte.
Acredito que não seja interessante viver com medo de uma doença grave, mas estar atento aos sinais é muito importante. Se algo estranho acontecer é indicado também que se procure mais de um profissional para ter várias opiniões médicas sobre o caso."




Agora vocês precisam saber como fazer o cadastro para poderem doar medula, pois como sempre é bom lembrar, hoje, vocês, Graças a Deus, não precisam para nenhum dos seus familiares ou amigos (o que não é o nosso caso), mas num piscar de olhos conheceremos alguém que precise desse ato de generosidade e amor ao próximo. E nada melhor do que falar de amor ao próximo do que conversando com mamães, papais, gravidinhas e tentantes que se doam todos os dias para outro ser que são seus filhos.

Eu vou colocar o link da página do INCA que está bem explicado como fazer para doar, mas informações básicas vou colocar aqui.

Quem pode doar? Qualquer pessoa entre 18 e 54 anos com boa saúde. 
Como o cadastro se procede? Os doadores preenchem um formulário com seus dados e é coletado de 5 a 10 ml de sangue para testes. Essa amostra serve para determinar as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente.
Como é feita a coleta da medula caso tu sejas compatível com algum paciente? A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, sob anestesia, e se recompõe em 15 dias. Esse procedimento é feito em centro cirúrgico com anestesia peridural ou geral, e necessita que a pessoa seja internada por um mínimo de 24 horas. 
Sim, podes ter algum desconforto durante 3 dias após a doação, mas normalmente, os doadores voltam a suas atividades normais em uma semana. 

Agora vamos ser sinceros, o que são 3 dias de desconforto tendo o poder de salvar uma vida? Zero de problema! 

Procure o hemocentro do seu estado e se cadastre o quanto antes e não esqueça de levar marido, irmão, pai, mãe, amigos e quem mais conheceres. 
E o mais importante depois de fazer o teu cadastro, mantenha sempre ele atualizado, pois muitas vezes acontece de se encontrar alguém compatível, mas pelo cadastro desatualizado não acontece a doação. 

E para quem quiser acompanhar, participar e divulgar a luta e vitória do Michel a página no facebook é a Tamo Junto Michel

Encare esse desafio e Doe!!!

#tamojuntoMichel #todoscontraaleucemia #doemedulaossea

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...