Como largar a mamadeira

Aqui em casa já demos adeus as mamadeiras e tem muita mãe que fica na dúvida em como fazer isso sem traumas pra criança e pra ti, sim, nunca vi mães tão apegadas as tais mamadeiras.

Imagem retirada da internet

Vou contar como foi largar a mamadeira aqui em casa...
Quando a Malu largou de vez? Com 2 anos! 
Mas fiz aos poucos, já comentei aqui que notei que a Malu tinha uma certa intolerância a lactose e leite normal à noite sempre foi terrível, pois aumentava a quantidade de secreção do nariz quando ela estava gripada. Por conta própria trocamos para o leite sem lactose e vi uma grande melhora.
Não quis insistir com o leite com lactose, pois caso ela tivesse algum problema só aumentaria e evitaria que ela consumisse produtos derivados do leite, como o iogurte que ela adora (dou sempre os sem corantes e mais naturais possíveis). 
Algo que me ajudou muito foi a rotina de alimentação da Malu, a primeira pediatra dela passou horários marcados para leite, fazendo com que ela nunca precisasse da tal mamada da tarde. Isso já ajuda muito, pois normalmente a criança associa a mamada da tarde com a soneca e a mãe também faz a mesma associação e sempre acha que a criança não vai dormir se não tomar o tal leite, o que vem a ser uma enganação.
A pediatra deu pra Malu a partir dos 4 meses o suquinho, que nunca substituiu qualquer mamada, aos 5 meses foi a frutinha e aos 6 a papinha. Gente, eu sempre fui e continuo sendo defensora do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, mas eu era e ainda sou uma mãe de primeira viagem e que não entendia muito das coisas. 
Minha sobrinha por ter ido pra creche novinha depois que acabou a licença maternidade da minha cunhada precisou fazer essa adaptação de alimentação cedo. Já a Maria Luísa ainda ia demorar pra começar na escolinha e não precisaria, porém toda vez que eu conversava com outras mães e na época onde eu morava tinha pelo menos umas 300, cada uma com uma história pra contar que tinham amamentado exclusivamente até os 6 meses elas reclamavam que a criança depois não tomava outro leite, ou pior, não aceitava nenhum alimento. E eu ficava apavorada, pois queria que a Malu comesse como a minha afilhada que sempre comeu super bem.
E todas as outras crianças que tinham tido alimentação introduzida antes não apresentavam problemas. Então incomodei a pediatra e ela aceitou que fizéssemos isso. 
Mas vou confessar agora que já sou mãe fazem 2 anos e já convivi com muitas outras mães e vejo muitos relatos, fui uma idiota! Pois normalmente o problema não é da criança que não quer comer, é a mãe que não sabe como inserir ou não tem paciência e já fica angustiada e dá logo o peito com medo do filho sentir fome. Ou pior, a mãe se alimentou mal a gestação e o período de amamentação inteiros e depois quer que o filho coma de tudo, quase impossível, já que os gostos que ele conhece são os dos alimentos que comeste. Hoje com um segundo filho não faria e não farei, espero que dê certo. Claro, se eu não precisar por motivos de volta ao trabalho, pois vejo que só assim se justifica.
Bom, a Malu foi introduzida antes a alimentação que não era o leite, mas acho que não foi por isso que ela largou fácil a mamadeira e sim a rotina que se estabeleceu que fez com que ela largasse. Depois que ela começou a comer papinhas as mamadas tinham apenas 3 horários, manhã, final da tarde e noite. Aos poucos ela largou a mamada do final da tarde.
Quando a Maria Luísa completou 9 meses ela "me largou", então ficamos só com o leite artificial e que ela tomava apenas manhã e noite.

Imagem retirada da internet

Vamos a troca da mamadeira pelo copo. Ensinei a Malu desde cedo a tomar água em copo, já mostrei aqui quais foram os copos de treinamento que usei com ela. E assim tudo foi ficando fácil.
Eu morria de medo dela viciar na mamadeira como eu era, só larguei aos 9 anos tendo que ir pra psicóloga, pois me apeguei a ela que não queria largar, cheguei a ter depressão. Aí é claro que eu não queria o mesmo pra Malu e também foi por causa da dentição que sempre li que chupeta e mamadeira devem ser até os 2 anos.
O primeiro passo foi acabar com a mamadeira pela manhã, passei a fazer o leite no copo e dar pra ela tomar assim, no começo tomava todo, depois com uma certa dificuldade aderi ao canudinho que foi aprovado.. Antes ela tomava a mamadeira sentada na cadeirinha de descanso, passei a tomar o café com ela sentada na mesa. Isso foi bom tanto pra ela que parou de tomar a mamadeira quanto pra nossa convivência, pois comemos conversando e fica sempre mais um momento de ligação entre nós duas. 
Se ela sentiu falta? Nenhuma!!! Nunca pediu a mamadeira em casa, acho que ajuda por ela ser menor e não ter tantas "vontades"

Primeira vez da Malu tomando leite no copo

A mamadeira da noite foi um tempo depois, quando ela completou 2 anos. Comecei a ver que com a quantidade de janta, ela não precisava mais tomar uma mamadeira de leite cheia e aos poucos já tinha diminuído essa quantidade que fazia com que ela dormisse melhor à noite. Tentei dar o leite no copo como pela manhã, mas não teve muita aceitação e ficava quase todo, então fui atrás de outras possibilidades.
Pensei no iogurte, mas como já disse, muita lactose à noite faz que a Malu fique super congestionada, então cortamos essa hipótese. Correndo fotos no Instagram, encontrei os benefícios do abacate e vi que dar à noite pra criança ajuda muito no hormônio do crescimento. Foi a nossa salvação e uma opção super saudável, já que aos poucos nosso organismo não precisa mais de tanto leite como quando ainda somos bebês.
Então começamos a dar abacate amassadinho. A primeira tentativa foi feita pelo papai, pois eu estava no meu horário de academia. Ele não gostava de abacate e isso refletiu na nossa primeira tentativa, pois a Malu mal comeu. Como eu sou de insistir resolvi fazer a outra tentativa pela manhã, abacate puro não rolou, pensei no mel, mas não ficou uma combinação muito boa. Fui pro açúcar mascavo e coloquei uma pitada micro de açúcar normal. 
Na primeira colherada ela se negou a colocar na boca, mas eu insisto para ela provar, pois só se pode dizer que não gosta depois de comer. Fez uma birras até que resolveu colocar na boca e o que escuto depois disso "Delícia, mamãe!". Não estou certa de insistir?! Depois dessa tentativa tiramos o açúcar normal e ficou só com o açúcar mascavo. E sabem quem mais gostou do abacate assim? O marido!!! Algumas vezes tenho que segurá-lo para não comer o dela e isso que ele não gostava.
Já contei no Instagram que algumas vezes que estou sem abacate ou ele ainda não está bem maduro, faço a opção da banana amassada com um pouquinho de leite sem lactose. Amasso bem e misturo com o leite, minto (eu minto pra minha filha às vezes) e digo que é sorvete e ela ama. A primeira vez que fiz isso foi num momento de desespero sozinha em casa com ela e ela estava numa fase de sempre recusar banana. Só vi  a banana como saída naquele momento e a Malu está na fase do "que é isso mamãe?!", quando ela me perguntou fiquei sem resposta, até que me veio "sorvete!!!" e ela já soltou um "hummm". Juro que morri de medo dela não gostar, mas comeu de lamber os beiços.
E o largar da mamadeira não foi traumático, ela não sente falta. Teve apenas uma única vez na escola que ela estava chorosa e também por ter visto os colegas, a professora disse que ela pediu, mas depois nunca mais aconteceu. Faço essas mudanças sempre aos poucos para que não seja traumático para ela.
Mamães, vou ser a super sincera agora, depois de conversar com tantas outras mães, seu filho não tem problema em fazer essas transições, as que mais sentem, normalmente, são as mães. Sim, os bebês de vocês estão crescendo e precisam adquirir mais independência, independência essa que eles necessitam por vontade própria e nada melhor do que uma ajuda real dos pais para isso. O teu bebê vai conseguir dormir o soninho da tarde sem precisar encher a barriga de leite, caso seja o horário normal dele comer dê um lanchinho antes e ele estará de barriguinha cheia para descansar. Muitos pediatras já recomendam que as crianças de 2 anos fiquem com no máximo 250ml de leite por dia, então ter todas essas mamadas são desnecessárias, pois o cálcio chega de outras formas no organismo do teu filho e o leite não é o único a fornecê-lo.
O leite na mamadeira é algo muito fácil de tomar e o seu filho pode acabar tomando sem estar com fome e assim vai aumentando seu peso consideravelmente e tornando-se uma criança obesa. Então muito cuidado e sigam as recomendações médicas, caso tenhas dúvida específica de alimentação converse com um nutricionista, pois ele é o certo para te responder as tuas dúvidas.

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...