Tchau, Chupeta!!!

E assim minha bebezinha vai crescendo! Sim, conseguimos dar tchau para chupeta aqui em casa. Fácil? Não foi, mas conseguimos.
Aqui em casa sempre rola algumas tentativas e vemos até onde dá, nunca desistimos nas primeiras vezes, mas não queremos nenhum tipo de sofrimento. E nesse estilo demos adeus a chupeta, aquela que um dia já foi muito amada, mas agora era completamente odiada. Já contei aqui a nossa relação de um dia amor.
Sim, ela foi embora e eu como mãe tive o coração apertado nas primeiras vezes, mas vi que ela não era mais tão "útil" como um dia tinha sido e agora só estava prejudicando a Malu. E também vi que a Malu conseguia viver sem ela perfeitamente e sem sofrimento, acho que a gente que faz mais show do que as próprias crianças. A gente que se apega mais que eles e assim conto a história e já ajudo vocês um pouquinho a se livrarem dela também sem traumas.

Minha bebezinha que usava sempre quando estava pra dormir


A Malu começou a usar chupeta quando tinha 1 mês e meio mais ou menos, nunca passou o dia inteiro, mas deixava mais tempo do que ela necessitava. Quando ela foi crescendo começamos a diminuir o seu uso, pois não queria que afetasse o desenvolvimento da dentição e nem da fala, assim o uso foi restrito para hora do sono e chororôs. Malu nunca saiu pra passear com a chupeta na boca, ainda mais depois que começou a caminhar.

Nos passeios sempre sem chupeta e mesmo assim zero de choro


Ela foi crescendo mais e em mais momentos a chupeta era retirada. Quando ela entrou na primeira escolinha eu mandava, pois ela ainda era muito pequena. Quando trocou de escolinha, no começo eu mandava e as professoras do berçário I usavam esporadicamente.
Quando a Maria Luísa passou pro berçário II eu mandava na bolsa e nem lembrava de avisar as professoras e assim as sonecas da tarde na escola eram tiradas sem chupeta. Um dia conversando com a professora dela a professora se espantou ao saber que ela chupava bico, pois na escola nunca tinha pedido. Foi aí que eu vi que a gente se apega mais do que as crianças, pois se ela estivesse cansada ia dormir com ou sem chupeta, mas claro que em casa rolava sempre uma manha.
Aí comecei a nem colocar mais o bico na bolsa da escola. E aos poucos fomos evitando de dar nos momentos de choro e vimos que ela só precisava de um consolo nosso e a chupeta era só uma muleta que cada dia mais era desnecessária. Já que agora manha a gente não dava mais bola, diferente de quando bem bebê, e choro de verdade um abraço, carinho e afago resolveriam muito mais.
O meu maior problema com a chupeta era quando ela ia dormir, pois via que era nítido que dificultava na boa respiração, sempre fiquei com medo dos dentinhos ficarem tortos e até da fala, mesmo ela não usando durante o dia. Nas épocas de resfriados fortes era um caos, pois ela queria usar, mas não conseguia respirar. Era horrível!
Depois que ela fez 1 ano e começamos a ver que ela entendia um pouco mais, toda vez que ela queria o bico ou pegava a gente perguntava se ela ia dormir. Assim, ela foi entendendo que era somente para a hora de dormir e aceitava não pegar ou entregar quando acordava. Isso foi com muita paciência, pois ela tinha que entender. 
Ela entendeu tanto a ideia de que era apenas na hora do sono que chegava a tirar da boca dos amiguinhos a chupeta deles e ficava furiosa se o amiguinho não tirava. Isso aos poucos a gente foi explicando ela parou de tirar dos amiguinhos, mas a gente via que ela entendia quais seriam os horários certos, mas não incomodava mais os amiguinhos.
Quando ela completou 2 anos foi quando começamos a tentar tirar, mas sempre tinha um choro, um drama e acabávamos cedendo. Mas na semana do dia das crianças teve a festa do pijama na escola e ela ficou lá até meia noite e quando fomos buscar ela tinha dormido sem chupeta e tranquilamente. Aí foi o que precisávamos, mesmo que ao chegar em casa pediu e chorou e a gente deu.
Isso foi numa quinta, na sexta fomos pra casa da minha mãe e esquecemos o bico no carro, como o nosso carro fica numa garagem fora do prédio quando estamos lá, não tinha condições de ir buscar. E assim ela dormiu pela primeira vez sem chupeta. Reclamou um pouco, mas demos uma bonequinha que ela abraçou e dormiu, já que estava cansada nem reclamou muito.
Passamos o final de semana por lá e ela usou a chupeta pela última vez. Na segunda começamos vida nova, gente eles choram um pouco, mas conversando cantando, rezando, contando historinha eles esquecem. E foi assim aqui em casa, a Malu pediu e não falamos nada, quando foi deitar pediu novamente chorou um pouco e o meu marido começou a cantar com ela, depois rezou e ela dormiu sem chupeta. Os dias que se seguiram foram assim, mas aos poucos ela foi dormindo sem, até que no 4º ou 5º dia ela nem lembrou de pedir e não chorou, não reclamou. Antes disso, acho que umas 2 semanas antes, os sonos da tarde aqui em casa também eram sem a chupeta.
Na primeira/segunda semana ela não podia ver criança na rua com chupeta que já falava, mas depois a gente começou a ver que quando ela falava era pra mostrar que eles usavam e ela não precisava mais. Agora ela já trata naturalmente, tanto que a maioria dos coleguinhas dela usam e ela nem se importa.
Se vocês querem uma dica real, caso teu filho use durante o dia, quando passeia de carro, quando vai pra escola... comece a tirar esse hábito. Ele não precisa da chupeta, isso já ajuda na fala dele, na respiração durante o dia e vais ver que até a alimentação pode melhorar. Deixe a chupeta só para os momentos mais críticos como sono e um chororô sem fim, mas tenha cuidado com esses chororôs que normalmente são manhas e eles querem atenção e não é a chupeta que eles realmente precisam. 
A dona chupeta ainda anda aqui em casa, mas está escondidinha. A gente até pensou em ela levar pro Papai Noel pra ganhar um presente em troca, mas preferimos não arriscar com um drama na hora. Vai que ela muda de ideia?!rsrsrs

Beijos. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...