Como fazer meu filho dormir sozinho

Como fazer o teu filho dormir sozinho, mas sem traumas. 
Sim, porque, desculpem as mães que fizeram, eu não consigo deixar a Malu chorando sozinha no quarto. Até tentei um tiquinho, mas eu sou frouxa. 
Como eu já contei, a Maria Luísa dorme no quarto dela desde os 15 dias, sem traumas e medos de nenhum dos lados. Desde o dia que a coloquei para dormir no próprio quarto ela começou a dormir mais e melhor, pois não tinha barulho para acordá-la. 
Tudo era lindo e belo até o ano passado quando ela saiu da primeira escolinha e ficou 3 meses em casa. A Malu parou de dormir toda noite, não queria mais dormir no quarto dela, mas também não dormia bem na nossa cama. E foi aí que eu tive que tomar uma decisão séria, a minha filha naquele momento tinha uma mãe cansada e estressada e que não estava curtindo muitos momentos por causa disso e assim chegamos ao assunto do post, precisava que ela voltasse para cama dela e junto ela ia aprender a dormir sem ser ninada.

Crédito: Shutterstock


Foi fácil?! Claro que não! Tiveram choros dos dois lados, do dela e do meu e também da minha mãe que estava na minha casa no dia. Mas foi válido? Muito!!!!
Fiz um post na época falando que sempre gostei do berço no lugar da cama compartilhada, mas falei do caos que estávamos vivendo, caso queiras saber, o link é esse aqui.
Como eu disse no final do post, precisava voltar a rotina dela e a primeira era voltar a fazê-la dormir na própria cama. Mas desde que era bebê a fazíamos dormir nos nossos braços, não ficávamos de pé, mas ficava no colo sendo ninada e achei que isso também deveria ser mudado para começarmos uma nova etapa sadia.
Acho que uns 2 dias depois desse post eu fiz a minha técnica de ensiná-la a dormir sozinha. Sim, gente, quem melhor pra conhecer o teu filho do que tu mesma. Tinha lido um pouco sobre como fazer o bebê aprender a dormir sozinho saindo do quarto e deixando que ele chorasse de tanto em tanto tempo. Só de eu chegar perto da porta com ela chorando eu ficava péssima, sair do quarto pra mim era impossível, então fui pro jeito de mãe. Alerto, deu certo com a minha, mas com o teu filho pode precisar de algumas alterações, mas uma parte  não deve ser alterada, a insistência. Pois desistir não é o caminho para fazer com que o teu filho se acostume com novas rotinas. 
A minha técnica foi dar o leite para ela e colocá-la no berço sem que ela estivesse dormindo, apaguei todas as luzes e tv do quarto e fiquei ao lado dela. Ela ficou um pouco, a ideia não era ficar dando aqueles tapinhas pra ela dormir e sim ficar ao lado dela para que ela tivesse confiança de que eu estava ao lado. Fingiu dormir e quando saí do quarto chorou e já queria sair da cama.
Abracei-a com ela na cama mesmo e disse que ela tinha que dormir na caminha dela e a deitei novamente. Nesse momento começou o caos, ela ficava um pouquinho, mas era eu me afastar e ela chorava, aí só a pegava e colocava deitada novamente.
Depois de umas 3 tentativas, ela começou a relutar em deitar na cama, mas conversava com ela e dizia que ela tinha que dormir ali. Depois de um tempo eu já não conversava muito e só a colocava deitada novamente. Em nenhum momento eu saí do quarto, ficava ao lado da cama ou sentava no sofá cama que tem no quarto dela. 
Alguns momentos ela levantava chorando e eu sentada no sofá cama dizia para ela voltar a deitar, brava ela deitava mas ficava chorando. Isso durou da meia noite até umas 3h da manhã, até o momento que ela entendeu que eu sempre estaria ali quando ela precisasse e que poderia dormir tranquilamente no quarto dela. 
Ela chorou, eu chorei, pois chega um momento que já não sabes se é o certo, rezei muito e pedia a Deus que me ajudasse. E foi assim que eu fui me acalmando e ela também. 
Algumas vezes cantei para ela, outras rezei e outras só segurei a mãozinha dela por um tempo para ela sentir que eu estava ali. Não a tirei da cama, pois queria que ela entendesse que naquele momento era na caminha dela que ela deveria estar.
Aqui em casa não precisei sofrer com a técnica mais do que uma noite. Foi um dia que eu me dispus a acertar a rotina da Maria Luísa e deu certo. Pode ser que pra ti demore mais e isso precisa de persistência, pois 1 dia que tu desistas e tudo volta para a estaca zero. Acho que para a Malu foi mais rápido por ela já dormir no quarto dela sozinha antes, mas para crianças que nunca dormiram pode demorar mais.
Se estás tendo este problema, tente essa técnica no final de semana e já avise o pai que no outro dia quem vai ficar com a criança pela manhã é ele para dormires um pouco mais. E não deixe que teu filho durma demais no outro dia pela manhã para que ele volte a rotina de horários, pois se deixares dormindo demais ele vai começar a dormir só naquele horário que conseguisse que ele pegasse no sono (no meu caso, seria 3h da manhã). Por isso que é bom ter outra pessoa para revezar no outro dia, já que tu estarás o bagaço. Época de férias também é um momento bom, pois tu estarás em casa e teu marido também, já que as tentativas podem durar mais que um ou dois dias.
Alguma vez ela já demorou pra dormir ou acordou no meio da noite? Várias vezes. Ela é criança e sempre é inconstante, até nós somos, alguns dias deitamos e dormimos na primeira fechada de olhos e outras vezes rolamos na cama sem parar. 
Mas cada mãe deve fazer o seu estilo para mostrar ao filho que está na hora de dormir, contar histórias, cantar, rezar... Aqui em casa damos beijo de boa noite, ela deita na caminha dela e rezamos. Começamos com o Pai Nosso alto, depois a Ave Maria fica num tom mais baixo e quando chegamos no Santo Anjo ela já não escuta mais a nossa voz. É um momento que rezamos juntas, é um momento que eu tenho para agradecer o nosso dia e fazer os nossos pedidos. Momento que nos acalma e essa calma passa para ela.
Essa técnica não é infalível, mas acho que é uma técnica que mostra ao teu filho que estás ali e entendes o sofrimento dele naquele momento inicial e que não o deixarás e ele ao entender se acalma e adormece. 
Espero que vocês consigam adaptar essa técnica a vida de vocês e que encontrem o ponto certo para conseguirem colocar os pequenos para dormir tranquilamente em suas camas, sem traumas, medos e com muito apego. 

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...