Como calcular salgados e doces para festa

Passou a lista de convidados e vem aquela dúvida de quanto comprar de salgados e doces para encher a barriguinha dos amigos. 
Muita gente acha que é um bicho de sete cabeças, mas existe um cálculo simples e seguro para não faltar nada aos teus convidados. Diminuir essa quantia pode causar uma dor de cabeça enorme na cozinha da tua festa, então não invente, não vá pelo que a vizinha da prima da amiga falou.

Os salgadinhos devem ser calculados 25 por pessoa, no máximo, bem no máximo mesmo pode 30. Mas pode ser que sobre muito e quase consigas fazer uma mini festa no outro dia na tua casa. Os 25 dão super bem, não faltam e ainda sobram pro almoço do outro dia. Pois vai dizer que não é tri bom tomar café ou almoçar os salgadinhos da festa? Já que com quase toda certeza tu não tiveste calma para saboreá-los durante a festa, enquanto recepcionavas os convidados.

Imagem retirada da internet

Quando esse número pode mudar? Quando colocares mini-porções. As mini-porções estão super em alta e cada uma substitui uns 3 salgadinhos mais ou menos, mas claro que isso vai depender do tamanho da mini-porção. Cachorro-quente também substitui alguns salgados, uns 4 ou 5, pois algumas pessoas não comem, então não dá pra reduzir tanto assim. 
Sempre que fores acrescentando itens diferentes de salgados, tens como diminuir os salgadinhos normais. Normalmente os mais usados em aniversários de crianças são as mini-porções, cachorros-quente e crepes, então tendo esses itens os salgadinhos normais podem ter uma redução no número. Tendo todos os três podes diminuir uns 10 salgados por pessoa, mas avalie o tamanho de cada item diferente dos salgados, pois se eles forem pequenos, não retire tantos salgados assim.
Tente sempre ter salgados assados e fritos, pois com a nova visão de vida saudável (e que eu apoio) muita gente está diminuindo a quantidade de comida frita e isso inclui os salgadinhos de festa, ainda mais se for um aniversário de criança. Até quase a Malu fazer 2 anos eu não dava salgados fritos pra ela, ia sempre nos sanduichinhos e nos assados. Pense nisso!
Estação do ano também altera a preferência da galera, verão, normalmente, os adultos preferem os fritos para consumir tomando aquela cervejinha gelada (com certeza algumas mães até salivaram pensando nessa combinação, não é?rsrsrs), então na hora de fechar os salgados aumente o número de fritos em comparação com uma festa no inverno. Isso também influencia na bebida que vai se servir, mas isso vou deixar para um post próprio. 

Doces é mais simples ainda, são 6 qualidades por pessoa. Não vá se empolgando e comprando todas as qualidades que a quituteira tem, pois tens que lembrar que todo mundo tem que provar todos os doces da festa pelo menos uma vez. Então escolha apenas 6 tipos e multiplique pelo número de convidados. 
Gente, já cansei de ir a festas que chega um pratinho pra cada mesa de convidados com, lá sei eu, um quindim, aí uma pessoa pega e não tem mais pra ninguém da mesa e depois não tem repetição desse doce. Chegam outros tipos de doces, mas o quindim nada de chegar. Amigas, fica feio, pois mesmo que tenham outras milhares de qualidades a pessoa pode querer provar o quindim e aí a tua festa perfeita pode ficar com essa impressão ruim, pois a pessoa não conseguiu provar o tal do quindim. 

Imagem retirada da internet

Item obrigatório entre os doces em qualquer tipo de festa, brigadeiro/negrinho e branquinho/brigadeiro branco (o beijinho sem coco), não inventem com esses, eles devem ter no seu estilo tradicional. Quer colocar brigadeiro com canela, com damasco, com qualquer outra coisa, pode, mas ele será uma qualidade a mais que o brigadeiro normal. Pois todo mundo fica esperando comer brigadeiro e branquinho, ainda mais se for em festa de criança. 
O que eu normalmente faço, com medo de não se conseguir repetir, é aumentar o número de brigadeiros e branquinhos quando vou finalizar o pedido. Numa festa para 100 pessoas coloco a mais de 50 a 100 docinhos de cada um desses dois tipos amados, medo de faltar e querer que sobre pro outro dia, mas 50 a mais já é garantia de que ninguém vai sair falando mal.
No primeiro aniversário da Malu tinha uma carrocinha de churros, então fiz apenas 4 qualidades de doces, pois não tinha necessidade de mais que isso, já que o churros teria 2 pra cada pessoa e eles eram grandes. 
Os cupcakes são uma sensação, mas normalmente o pessoal gosta de levar pra casa pra comer depois, pois normalmente além dos doces tem o bolo e mais o cupcake ninguém consegue comer tudo. Então o normal é não se contar com ele como doce, só se ele for daqueles minis, mas eu não arriscaria.
Adultos não são os super fãs dos cupcakes, então coloque mais ou menos no número de crianças e não terás tantos problemas. Existem algumas decoradoras que gostam de calcular pelo número de adultos (não pelo total, mas pela base desse total), mas depois de tantas festas com tantos sobrando, nem penso em colocar tudo isso. 
Claro, que se isso não for festa de criança e sim uma mesa de doces onde os doces não são servidos nas mesas, tens que calcular a mais e eles podem entrar nas 6 qualidades que falamos.
Ou se deixares as pessoas pegarem diretamente na mesa principal os doces que estão expostos mesmo já tendo servido os doces, aí terás que aumentar, mas acredite que esses doces não serão comidos durante a festa e sim no pós, então eles não ficam nos cálculos daquelas 6 qualidades que comentamos antes.  
É o mesmo pensamento dos cupcakes para os pirulitos de chocolate, cakepops, maçãs decoradas, algodão doce. O algodão doce só é calculado de outra forma se tiver carrocinha, mas como nem todo mundo come, preferível não colocar entre as 6 qualidades, já que sendo carrocinha a pessoa pode comer em qualquer outro momento da festa e não necessariamente na hora dos doces, mas nunca calcule a carrocinha apenas para a quantidade de crianças. 

Importante: pipoca não substitui salgado. Mesmo que coloques muita pipoca não calcule como salgado ou a pipoca doce como doce, pois o pessoal não pensa assim e só as crianças beliscam. E sendo assim, não invista em muitas, pois sobrarão baldes.

Os 25 salgadinhos não são contados pela qualidade e sim pela quantidade. Fique no máximo com 5 qualidades de fritos, mas mais de 1 por qualidade para cada convidado.

Crianças até 5 anos não se precisa fazer esse mesmo cálculo de salgados e doces, pois muitos não comem nem perto da metade de tudo isso. Algumas organizadoras nem contam para estimativa de salgados e doces. Eu já prefiro contar os doces, só de for bebê que só entra na lista de lembrancinhas, e salgados faço cálculo de metade. 

Ficaram com dúvida? Espero que não, mas qualquer coisa comentem que eu respondo tranquilamente.

Agora aproveitem a festa!!! Ahhh não, ainda tem mais alguns itens pra organizar, mas esses são em outros posts.

Beijos. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...