Adaptação escolar

Sim, estamos em abril e eu vou falar sobre esse assunto, uma por algumas mamães estarem no final das suas licenças maternidade e outra por encontrar ainda muitas mães nos corredores da escola da Malu com filhos grudados no pescoço, chorando e não querendo ficar.


Vou contar como foi a adaptação da Malu desde a primeira escolinha.
Ela foi para a primeira escolinha com 9 para 10 meses, pois eu queria estudar para concursos e precisava que pelo menos em 1 período ela ficasse na escola. 
Procure sempre uma escolinha que faça um período de adaptação exclusiva nessa idade, pois eles são muito pequenos e precisam ter certeza que terão bastante atenção e aos poucos vão aprendendo a curtir com os outros coleguinhas.
Outro fato importante, tens que tirar um tempo para fazer essa adaptação também, prefira o final da tua licença, não deixe para quando começares a trabalhar, pois estares na escola dá total segurança ao teu filho e se já estiveres trabalhando não conseguirás voltar rapidamente se o teu filho chorar.
Pense sempre que o começo é de segurança, tu tens que estar segura com a tua escolha e o teu filho tem que sentir essa segurança de que aquele será um lugar de momentos alegres e que ele pode se sentir em casa e acolhido.
Quando teve a adaptação da Malu na primeira escolinha a professora pegou um horário em que as outras crianças estariam dormindo para que ela pudesse dar total atenção a ela. A professora sentou no chão, espalhou vários brinquedos e ficou ali somente com ela e eu sentada um pouquinho mais longe conversando com a professora contando como a Maria Luísa era, como dormia, se usava chupeta, se tomava mamadeira e outros detalhes. 
Ficamos mais ou menos 1 hora ali e a Maria Luísa adorou. No outro dia voltamos e ela já sabia que teria contato com brinquedos diferentes e ficou toda feliz, ficamos umas 2 horas. Nesse dia ela já teve contato com os coleguinhas. 3º dia ela ficou entre 2 à 3 horas e eu tive que sair de cena. Saí firme e fiquei toda apreensiva esperando, como a escolinha tinha circuito interno conseguia ver tudo que acontecia. 
No outro dia aí eu já podia sair da escola (não que eu quisesse) e ela ficou quase toda tarde lá e no quinto dia foi como os outros coleguinhas para passar toda tarde.
A adaptação dela foi super tranquila, mas notei que algo importante disso sempre foi a minha segurança. No primeiro dia que tive que deixá-la na escola e sair, eu entrei no carro e desabei chorando, mas sabia que estava tomando a decisão certa e que seria bom pra ela e pra mim, só que para mãe é aquele momento que sentimos que nossos filhos não precisam exclusivamente de nós. 
Vou dizer a vocês que quando a gente acha que tudo foi resolvido naquela semana nós estamos redondamente enganadas, pois vem o final de semana e meio que volta a estaca zero, mas na segunda tens que ser forte, mostrar segurança e levar teu filho sem pensar em sofrimento. Nunca abrace demais na hora de deixar na escola, pois podes demonstrar insegurança para ele e ele vai chorar quando entrar.

Na segunda escolinha ela foi depois de ter ficado 3 meses em casa por motivo de doença alérgica. Aí ela já estava com 1 ano e 7 meses, ela já estava maiorzinha e super apegada a mim e aí pareceu que seria mais difícil. E no primeiro dia realmente foi, eu também entrei na salinha com ela, mas dessa vez ela já tinha contato com os coleguinhas e teve todo um ciúme deles quando chegavam perto de mim. Pois entenda, uma mãe perto das crianças é sempre uma mãe e eles amam ter a atenção dela. E a Maria Luísa não queria saber de desgrudar de mim e não aceitava que nenhum colega chegasse perto também. Teve muito choro, não queria dar muita atenção as professoras e só queria saber de engatinhar não queria nem andar. 
No segundo dia eu já não pude ficar na sala, a deixei com as professoras e fiquei na escola, as salas eram envidraçadas e eu conseguia ver o que acontecia na sala, mas ela não conseguia me ver e a Malu deu um pequeno chorinho, mas a professora já sabia como chamar a atenção dela e ela foi feliz da vida brincar com o que a professora sugeriu. Nessa escolinha a adaptação era de apenas 3 dias, mas foi o suficiente. 
Como a Maria Luísa já estava maiorzinha e já sabia caminhar, nós a levávamos até a porta da escola no colo, mas quando entrávamos na escola já a colocávamos no chão para ela ir caminhando e não ter aquele instinto de grudar no pescoço. 
Esse é o principal item para uma boa adaptação, se o teu filho já caminha leve-o caminhando até a sala de aula, pois a reação normal no colo é querer se proteger do que é estranho e virar o rosto e colocá-lo no teu pescoço. Aí nesse momento tu começas a sofrer, pois teu filho está chorando e ele ao perceber essa tua insegurança, chora ainda mais e também fica mais inseguro. 
Crianças maiorzinhas, como na idade de agora da Malu com quase 3 anos, é bom dar até a mochila para levar para se achar grande como os outros. A mochila da Malu é de rodinha e ela ama ser como os grandes que entram empurrando o próprio material. 
Não pressione, mas fale sempre como a escola é legal, que ele terá muitos amiguinhos por lá, fale como a professora também é bacana, que a escola tem pracinha pra brincar com os coleguinhas, mas sem pressão dizendo que ele tem que ficar na escola. Quando chegar na escola faça a tática de não pegá-lo no colo, se ele gosta de ser "grande", fale que os grandes não vão no colo e aponte os que passam. E não entre na sala de aula, só se a professora disser que pode ou sugerir que possa ser melhor, lembre-se que aquele espaço é a professora que manda e ela que tem a experiência necessária para saber se pode ou não entrar e normalmente é melhor que não entre, pois para conseguires sair é muito pior. A professora saberá encontrar elementos que façam teu filho prender a atenção e esquecer de ti (não sofram, será apenas por aquelas horinhas). 
Para as mamães dos menorzinhos em adaptação em escolinhas e creches, caso o teu filho durante a adaptação precise lanchar ou trocar fralda é a professora que deve ser incumbida dessa tarefa. Ali és apenas uma expectadora, não te ofereças para fazer e muito menos insista, já que algumas vezes as professoras podem ficar constrangidas em negar. Naquele local tens que transferir as tuas tarefas diárias com teu filho a professora e auxiliares, pois será com elas que ele passará as tardes ou até o dia todo.
Aos maiorzinhos que tem que esperar a hora de entrar na sala, como é no caso da escola da Malu que as crianças só entram na sala quando a professora chega, tente não chegar muito antes do horário para não criar expectativa e ansiedade, prefira sempre o horário bem próximo quando os outros colegas já estão e ele pode se entreter com eles ou bem na hora, para que a professora já esteja lá, pois para algumas crianças seu ponto de segurança é somente a professora e não os colegas. 
E nunca te atrases para buscá-lo, pois isso também causa ansiedade para crianças que estão em adaptação, cumpra o horário ou chegue até antes. Pois se o teu filho está com dificuldades de adaptação, um atraso teu e vendo os colegas indo embora ele pode achar que foi esquecido e no outro dia ele terá essa lembrança e encontrarás mais dificuldade dele ficar no outro dia.  
   
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