Eu sinto saudade do tempo que não tinha filhos

Eu tenho saudade do tempo que não tinha filhos, do tempo que eu conseguia acordar na hora do almoço no final de semana e no feriado, de quando podia voltar tarde pra casa sem me preocupar se no outro dia tinha que acordar pra dar café da manhã, limpar bumbum ou coisas do tipo.
Essa semana estou super saudosa, pois completam 4 anos da minha formatura no Direito, foram 6 anos e meio (sim, me formei em 6 anos, pois na FURG era esse tempo mesmo e quando fui pra UFPE não consegui diminuir muito. Mas como o marido ainda ia atrasar 1 semestre por causa da transferência, escolhemos a turma 2011.1 para ser a nossa turma) maravilhosos. Sinto saudade da época que ainda fazia faculdade em Rio Grande, mas meu coração aperta mesmo quando lembro dos 4 anos de morada em Recife com amigos maravilhosos da faculdade. 


Nas duas faculdades conseguimos fazer amigos para a vida toda e que tenho um amor enorme por eles. Os de Recife se tornaram nossa família, pois chegamos lá recém casados e saímos de lá grávidos. Foi super difícil dar adeus aquele lugar, mas sabíamos que era uma nova etapa que se iniciava. 
Lá consegui perceber mais ainda o valor da amizade. Eu ficava sozinha muitas vezes e nunca vou esquecer quando no primeiro ano que estava lá, o Daniel precisou ficar fora durante 15 dias nas férias da faculdade, e as minhas amigas inventaram algo para fazer todos os dias, eu só não fazia algo se eu não quisesse. Chegamos a ir numa sorveteria à meia noite provar sabores diferentes. 
E principalmente quando também sozinha, fiquei um mês com dores de cabeça e chegou um dia que eu não aguentava mais e a Mariana, minha amigona, me liga, eu falo que estou mal e ela para tudo que está fazendo para me levar ao médico. Existe coisa igual? Com certeza não! Ela ficou comigo todo o tempo, me levou pra casa, se certificou de que eu estava bem e só depois foi embora. Como eu posso não sentir saudade disso?!

Sinto muita saudade daquele tempo de festas, bares, praias, seriados, cinemas, jantinhas nos amigos, campeonatos de futebol da faculdade... Mas sabem de uma coisa, meus amigos sem filhos também tem a mesma saudade, não é só algo meu.
Quando eu estava grávida da Malu, vi meus amigos todos subindo e descendo a ladeira de Olinda no carnaval e eu doida pra estar lá para fazer o mesmo, mas eu mesmo que não estivesse grávida não ia fazer o mesmo, pois estava morando no Rio. Depois quando a Malu nasceu e aquele primeiro mês mais crítico, via a galera indo pra praia e eu em casa só naquele amamentar, dormir nada, trocar fralda... Mas será que eu ia conseguir ir à praia? O marido estava estudando muito para o curso que ele estava fazendo, então a probabilidade de eu estar em casa mofando e o pior sem fazer absolutamente nada era enorme.
Mas eu não tive essa noção na época, só fui ter isso muito tempo depois, antes eu tinha inveja dos meus amigos, com toda certeza.

E aos poucos fui vendo que a saudade é normal, que mesmo que eu não tivesse a Maria Luísa eu teria saudade daquele tempo, pois foi uma época maravilhosa, onde construímos diversas amizades, onde fizemos coisas muito legais, mas foi um tempo que ficou lá. Pois depois da formatura tudo muda, deixamos de ser estagiários e começamos a trabalhar de verdade, casados, pagando contas, querendo crescer na vida e não dando muito tempo para essas outras atividades que fazíamos quase que corriqueiramente naquela época.
Minhas amigas que ainda moram em Recife, toda vez que querem se reunir é um parto, pois cada uma tem uma atividade agora, diversos compromissos e sempre chega ao impossível. Alguma sempre falta, sempre são várias semanas de negociação para o melhor dia. Quando em setembro do ano passado que eu fui pra Recife e conseguimos todas nos encontrar foi uma felicidade enorme, pois todo ano era a maior dificuldade. 

E aos poucos fui concluindo que não foi a maternidade que me impossibilitou de fazer tudo que eu fazia antes, foi a vida adulta. É difícil aceitarmos isso muitas vezes, mas amigas, nós crescemos e agora somos cheias de responsabilidades e não tem como rolar aquela saída em barzinhos sexta, sábado e domingo, pois mesmo sem precisar pagar a mensalidade escolar no começo do mês, estarias juntando dinheiro para comprar um apartamento ou qualquer coisa parecida. Então não daria para ficar gastando dinheiro a toa em bares por aí.

No ano que eu engravidei da Maria Luísa, meu ano foi horrível, mesmo com a formatura. Aquele ano realmente foi o maior vácuo na minha vida, pois eu não sabia o que eu queria fazer. Não sabia o rumo que eu queria tomar na minha vida profissional, no primeiro semestre me joguei na comissão de formatura, além de ter ficado doente várias vezes, não sabia que rumo tomar. 
E lembro de uma vez ter pedido muito a Deus um rumo na minha vida e que eu queria muito ser mãe, ter um bebê para conseguir achar o caminho certo. Então, menos de um mês depois da minha formatura, eu engravidei! O meu rumo realmente tinha chegado. E o ano que até aquele momento tinha sido bem ruinzinho, pegou um rumo completamente diferente e ficou maravilhoso.

Aqui a gente notou que temos mesmo que sairmos algumas vezes sem a Maria Luísa, pois é bom pra gente e bom pra ela. Quando conseguimos deixar com a vovó ou até mesmo só colocarmos ela para dormir e tomarmos um bom vinho e fazermos uma jantinha, já nos ajuda a lembrarmos de nós e conversarmos sem qualquer interrupção. Aprendemos a não nos culparmos por querermos esse momento, pois a maternidade e paternidade cansam mesmo, mas não é por causa dela que temos que nos anular. Até cineminha na sexta quando o marido não trabalha à tarde e a Malu está na escola, já conseguimos fazer, pois é bom, é muito bom. Pois também temos que ter um casamento, né?!

Eu entendi que a saudade sempre estaria presente com ou sem a Malu, pois momentos bons nos deixam saudades, pois eles nos marcaram. E não é que agora eu me pego sentindo saudade daquele tempo da Maria Luísa bebê, pois foram momentos maravilhosos. E se pergunte, tu trocarias não ter o teu filho para estar naquela praia com os amigos? Eu não, meu sonho agora sempre é poder ter a praia, os amigos e a Maria Luísa ali fazendo a alegria de todos. 

Malu com a galera da faculdade quando fomos para Recife pela 1ª vez.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...