Semana Mundial do Aleitamento Materno - Coluna Thami


Do dia 1º ao dia 7 de agosto comemoramos a semana mundial do aleitamento materno SMAM. O tema desse ano foram as mulheres que trabalham fora de casa,tendo como padrinho Serginho Groisman e sua esposa (que acabaram de ter seu primeiro filho,Thomas). A iniciativa busca sensibilizar empresas e cobrar do governo mais apoio à essas mães.

Amamentar não é fácil,a prova disso é que a média brasileira de amamentação é de 54 dias. Amamentar e trabalhar é mais difícil ainda, pois as mulheres em sua maioria, além de não ter apoio de familiares, não tem informações necessárias sobre como ordenhar e armazenar o leite e os pediatras são os primeiros a receitar leite artificial em lugar de sanar as dúvidas dessa mãe.
É sabido de (quase) todos os benefícios da amamentação, mas não custa citar alguns pra vocês (dados da OMS):

O aleitamento reduz os índices de obesidade infantil;

Estudos mostram que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos;
Reduz a incidência de infecções digestivas e respiratórias e de alergias alimentares;

A amamentação também ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia;

As chances de se adquirir diabetes ou desenvolver câncer de mama e de ovário também diminuem significativamente para mulheres que amamentam.

Por todos esses benefícios,estamos lutando por mais apoio dentro e fora de casa. Independente da semana mundial da amamentação, essa luta não pode parar!

Beijos, Thami.
Thami é fotógrafa, Doula pós-parto, presta consultoria sobre
amamentação, pós-parto e primeiros cuidados com o bebê.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...