Odontologia para gestantes - Por Dra. Aíla Caraciolo

Contamos a partir de hoje com uma nova colunista aqui no blog a Dra. Aíla Caraciolo, Especialista em Odontopediatria, trabalhando com gestantes, bebês, crianças e adolescentes, além de ser Consultora em Aleitamento Materno.


Olá futuras mamães, vocês já ouviram falar sobre o pré-natal odontológico? Quando deve ser iniciado? Como deve ser realizado? A importância dele?
A gravidez é um momento de muitas transformações, expectativas e dúvidas para mulher, dessa forma ela precisa estar bem emocionalmente e saudável para chegada do seu bebê. Vocês mamães precisam aproveitar essa fase para manter a saúde em ótimas condições, portanto é importante o acompanhamento de um profissional capacitado para realizar o pré- natal odontológico. 


O pré-natal odontológico deve assistir a gestante durante toda a gravidez, por isso a primeira consulta deve ser realizada no início da gestação. Nas visitas regulares, durante o período gestacional, serão dadas orientações sobre tudo que envolve a saúde bucal, de mãe e filho.  
As consultas do pré-natal devem ser realizadas por um Dentista, sendo mais indicado optar por um especialista em Odotopediatria, pois é fundamental que o seu bebê também seja acompanhado após o nascimento. Nessas condições o atendimento será planejado de acordo com a necessidade de cada paciente, com o intuito de esclarecer as dúvidas sobre higiene bucal e quais as possíveis repercussões dos problemas bucais da gestante para o bebê, tais como parto prematuro e bebês de baixo peso. 


Durante essas visitas, o Dentista observa o estado de saúde bucal da gestante e a necessidade de realização do tratamento dentário, este muitas vezes dificultado devido ao mito que gestantes não podem realizar procedimentos odontológicos, dessa forma o pré-natal se torna importante na quebra desses paradigmas.
No pré-natal odontológico vocês mamães também receberão informações essenciais sobre aleitamento materno, preparando-as para esse momento tão mágico que é a amamentação. As orientações recebidas durante essa fase irá beneficiar o desenvolvimento, crescimento e a saúde do seu bebê.

Mamães ficaram com alguma dúvida? Podem escrever nos comentários abaixo, ou entrar em contato através do meu email ailafcaraciolo@gmail.com.

Sigam no instagram @draailacaraciolo 










Dra. Aíla Caraciolo
Especialista em Odontopediatria








Dica da Sabrina -> encontrei um post super legal que fala também sobre a cárie que pode ser passada de mãe para filho ( clique aqui ) no blog da Michele Gobbatto Espaço das Mamães e depois vou pedir para a Aíla falar mais um pouco sobre isso. 

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Parabéns Sá, ótimo post e parabéns a Dra, informações assim claras são muito boas.
    Estarei por aqui acompanhando

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...