Odontopediatra, o porquê de procurar um.


Qual dentista vocês pensariam em levar seus filhos? Muitos pais de cara responderiam: O meu, claro! Faço acompanhamento com ele, adoro e nunca tive problemas. Mas será que essa é a melhor opção para seu filho?
O que muitos pais não sabem e nem são informados é que existe uma especialidade dentro da Odontologia específica para cuidar os seus filhos. Os especialistas em Odontopediatria se destinam a promover saúde bucal na infância, pois para ter uma boca saudável pela vida inteira, é preciso começar prevenir desde pequeno.
O Dentista Odontopediatra está apto para diagnosticar, tratar, controlar e prevenir os problemas de saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes. Ele acompanha o desenvolvimento e crescimento do seu filho desde bebê, oferecendo um tratamento adequado a cada faixa etária, além de ser capacitado para detectar possíveis desvios que podem repercutir nas estruturas dentárias e faciais (problemas ortopédicos e ortodônticos).
Nós Odontopediatras somos responsáveis pela higiene das crianças, adolescentes, dos bebês e das gestantes. Além do cuidado clínico temos a preocupação de orientar e  motivar os pais e/ou responsáveis sobre: manutenção da higiene bucal, tipos de escovas e cremes dentais, uso de mamadeira e chupeta, controle na dieta  cariogênica (rica em açucares), aplicação de flúor e selantes, enfim, tudo que possa contribuir para que seu filho tenha uma vida livre de cárie.
O tratamento é adequado a cada faixa etária e consiste em um relacionamento com parceria entre dentista, paciente e pais/ responsáveis. Esse tratamento requer cuidado especial, necessitando de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura.
Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Os dentistas odontopediatras são preparados para fazer da consulta um momento agradável e simples evitando pânico e traumas, fazendo do atendimento um momento descontraído.

Quando deve ser a primeira consulta da criança ao Odontopediatra?
O ideal é que a primeira consulta seja realizada durante o primeiro ano de vida, de preferência antes do nascimento dos primeiros dentinhos, que se dá em média aos seis meses de vida. Dessa forma os pais e responsáveis poderão receber orientações preventivas referentes às questões relacionadas à saúde oral, ao aleitamento materno, uso de mamadeira, hábitos dietéticos e higienização bucal.

Quantas vezes por ano devo levar meu filho?
A frequência das visitas ao dentista dependerá do risco que cada paciente apresenta para desenvolver alguma doença, o que será determinado pelo profissional. Entretanto, de 1 a 3 anos de idade, é essencial que haja consultas trimestrais para acompanhar o desenvolvimento da primeira dentição.

E quando estiver com dúvida qual Odontopediatra escolher peça indicações ao pediatra, familiares e amigos. Um profissional competente é essencial, pois ele irá cuidar da saúde do seu maior bem, não poupe esforços e nem deixe levar pelo preço e conveniência.











Dra. Aíla Caraciolo
Especialista em Odontopediatria



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...