Ser mãe

Acho que mulher sempre pensa um pouco em ser mãe, eu sou aquela que sempre foi doida por isso. Depois que minha afilhada nasceu aí que tudo ficou mais doido ainda, sempre pesquisava tudo de criança, nomes, como educar e tudo mais que podia.
Nisso tudo temos vários sonhos de como tudo será quando virar realidade... Quando engravidamos tudo fica muito mais real, mas ainda não fica realmente real, pois ainda estamos pensando como tudo vai ser. 


Quando estamos grávidas, somos normalmente as "gravidinhas", poucos nos chamam de mãe, pois ainda não temos nosso bebê nos braços. Mas os pensamentos de como tudo será ficam ali borbulhando e borbulhando e a expectativa só aumenta.
O bebê nasce e tu és chamada de "mãezinha" pelas enfermeiras (eu tive a Malu no Rio e minha irmã teve a minha sobrinha em Rio Grande e era o mesmo tratamento). É um modo carinhoso, mas parece que quer dizer "teu bebê nasceu, mas até tu colocares o teu pé pra fora da maternidade tu ainda não és mãe de forma completa". E aí saímos com o nosso bebê nos braços, colocamos na cadeirinha do carro, teu marido anda a 20km/h por medo de que aconteça algo e tu chegas em casa com aquele micro bebê que vai depender de ti pra tudo durante um bom tempo.
E aí aquelas expectativas começam a tomar forma real. Chegas em casa e ligas pro pediatra pra marcar a primeira consulta "Oi, eu sou mãe da Maria Luísa e quero marcar a primeira consulta dela!" Eiiii eu SOU MÃE!!! E aquela frase que acabasse de dizer cria uma chama no teu peito de tanta felicidade. 
E a partir daquele momento tu deixas de ser, no meu caso, a Sabrina Donatti para ser a mãe da Maria Luísa, ser a mãe do seu filho. Sim, a gente perde a identidade, até na minha cabeleireira que vou há 12 anos eu sou a "mãe da Malu". Posso com isso?! Mas é tão legal, pois a gente sonhou com esse momento durante muito tempo que nem se importa.
Outo momento é quando tu tens que tomar as decisões pro teu filho e todo mundo espera uma resposta tua, já que antes as crianças da volta eram de outros pais e tu só observavas, dá aquela sensação de importância e de "eu sou mãe". O momento de amamentar e de ser a leoa do teu filho, é outro que não tem tão igual ao ser mãe.
Mas o que eu fazia muito quando pequena que era dar bronca nas minhas bonecas e quando tive que fazer a primeira vez com a Malu me deixou doida, juro pra vocês que eu ri por dentro. Mas era um riso de total felicidade por me sentir mãe, mesmo sendo um momento tenso. Sentir que aqueles sonhos e brincadeiras tantas vezes repetidos tinham se tornado realidade.
Um momento que via tantas vezes em fotos e fez que eu me emocionasse foi quando eu dava de mamar pra Malu e ela me olhava. Geente, isso é muito fotos e programas de televisão, mas era real, eu tinha uma bebezinha linda nos braços que estava colocando a mão no meu peito, mamando e dando aquele olhar lindo pra mim. Aquela pequena mão que quer ter certeza que é a mamãe dela que está ali e dando toda a segurança do mundo. 


Agora vai dizer que um momento super mãe não é aquele da birra na rua? Quem não lembra a primeira do filho? Tu estás com raiva por aquilo, sabes que vais passar por várias assim, mas te sentes mãe. Pois tantas vezes tu viu outras mães fazendo isso e pensando "com o meu filho farei assim" e estás ali sendo a protagonista daquele momento que muitas vezes foi imaginado.
E o beijo de mãe que cura, a primeira vez que fiz foi mágico, mas a primeira vez que a Malu me pediu, eu dei e ela disse "passou", foi inexplicável.
Ser mãe é isso, é ser feliz tanto nos momentos maravilhosos como nos momentos que teu filho te deixa louca, pois sonhasse com cada um desses momentos. Pois dizer que a gente só sonha com as horas de total paz é mentira e parece que nos sentimos mais mãe quando estamos no caos total. Mesmo a gente reclamando tanto de estarmos sem tempo, do cabelo estar com uma raiz gigantesca, de não dar tempo nem de escovar os dentes, a gente ama, pois antes do nosso amor se tornar real a gente sonhou, sonhou, pediu e pediu para que ele acontecesse. Não é verdade?! 



Eu precisava desse texto hoje, pois o terrible two voltou com tudo aqui em casa e a Malu está nos deixando doidos. Mas sei que vai passar e um pouquinho mais na frente vou sentir uma falta absurda de quando ela estava com esse tamanho, cheia de vontade e achando que mandava em alguma coisa.

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...