Coloquei o DIU Mirena - como foi todo o processo para colocar

DIU

Coloquei o DIU Mirena - SIU - no final do ano passado, em outubro, e hoje vou contar para vocês como foi todo o processo para colocar. Lembrando que todo esse processo é de acordo com a minha médica, pode ser que a sua tenha um jeito diferente, mas o normal é assim mesmo.
Por qual motivo eu decidi usar o DIU? Depois que a Maria Luísa nasceu, logo depois, minha médica do Rio de Janeiro me passou o anticoncepcional que todas as recém mães tomam, o Cerazete, porém, eu sempre fiquei muito inchada com anticoncepcional oral e como não estava mais me sentindo bem em tomar, conversando com a minha médica, resolvi parar. 
Fiquei sem tomar nenhum tipo de anticoncepcional quase 1 ano. Quando estava morando em Cachoeira do Sul e depois de começar o meu acompanhamento com a nutricionista, fui consultar com a ginecologista e ela me deu para testar o anel vaginal. No começo me senti um pouco inchada, mas rapidamente meu corpo se acostumou e fiquei super bem. 
Amei, não tinha qualquer tipo de problema e ainda com a facilidade de não precisar ficar lembrando todos os dias de tomar o anticoncepcional. Usei o anel vaginal durante uns 2 anos. 

contraceptivo

Caso tu não conheças, vou explicar rapidinho. O anel vaginal é um anel que tem hormônios, como o do anticoncepcional oral, mas ele é liberado aos poucos durante os dias que usas. Tu mesma colocas o anel na vagina e ele fica bem encaixado como um O.B. Poucas vezes tive problema dele saindo, por eu ter colocado errado. Falei com algumas mulheres que usavam e algumas o marido relatava sentir durante a relação sexual e outros não e também dependia da posição, mas nada que fosse algo que realmente atrapalhasse na hora da relação sexual (somente se a mulher não colocava da forma adequada é que acontecia maiores reclamações). 
Tu ficas com o anel durante 3 semanas e depois tu fazes uma pausa para menstruar e depois compra um novo anel e coloca depois da pausa. 

Aí tu deves estar perguntando "se gostavas tanto, por qual motivo tu parou de usar?"
Então, eu comecei a apresentar em 2015, nódulos líquidos na mama que começaram a me assustar, pois minha mãe teve câncer de mama. Em agosto de 2015, eu precisei fazer um biópsia para saber se um nódulo que apareceu era câncer. Ao conversar com a minha nova ginecologista daqui de Porto Alegre, ela me falou que uma das causas disso acontecer, poderia ser o anel vaginal que eu tanto amava. E indicou que eu parasse de usar e optasse pelo DIU. 
A médica me fez a indicação do DIU Mirena, pois mesmo ele apresentando hormônios, esses hormônios ficam localizados apenas no útero, não sendo tão forte quanto o anel vaginal. Mas ela me deixou livre para escolher entre o DIU de cobre e o DIU Mirena. 
Ao pesquisar, preferi o DIU Mirena, pois eu entendo que o DIU de cobre é abortivo (cada pessoa entende de formas diferentes quando se tem a formação de um feto, então isso é muito mais um entendimento pessoal e compreendo a escolha de cada um). 
Com a escolha tomada, consultei a médica para saber todos os detalhes. Como vocês sabem, meu marido é militar, então o meu plano de saúde é do Exército. Aqui em Porto Alegre o Exército tem a policlínica e o hospital, a colocação do DIU é feita apenas no hospital com a médica de lá. 
Lá fui eu trocar de médica, fazendo consulta de planejamento familiar. 
O DIU Mirena tu usas durante 5 anos, enquanto o de cobre são 10 anos, por isso a necessidade da consulta de planejamento familiar, pois para colocares precisas de um procedimento e para tirar a mesma coisa. 
Primeira consulta e lista de exames na mão, além da pergunta "tem certeza que não queres encomendar o segundo antes de colocar?". Exames que tive que fazer, prevenção do colo do útero e ultrassonografia intravaginal para saber se tudo estava certinho. Sem alterações é que marcamos para colocar. 
Não fiz com anestesia, mas muitas mulheres que são muito sensíveis a dor, necessitam. Também não tem necessidade que estejas menstruada, mas estando facilita muito na colocação. 
A dor que senti foi uma cólica bem forte, mas logo passou. Depois durante uns 4/5 dias ainda senti algumas cólicas, mas aos poucos o corpo foi se acostumando e hoje não sinto mais nada. 
Outra diferença do DIU Mirena para o DIU de cobre, com o Mirena podes ficar sem menstruar (a maioria das mulheres ficam), já o DIU de cobre não, exatamente por não ter hormônio, algumas mulheres até ficam com aumento do sangramento no período menstrual. 
Mas, infelizmente, essa felicidade de ficar sem menstruar demora um  pouquinho, pode variar de 6 meses a 1 ano até que isso aconteça. Por enquanto, eu ainda estou menstruando, mas bem menos do que eu menstruava antes. Variações de humor, inchaço nas mamas... ainda acontecem. Ele não é a 8ª maravilha do mundo, mas esperamos que seja.rsrsrs
O que eu senti, por enquanto, é que depois que parei de usar o anel vaginal, meus nódulos líquidos diminuíram e espero que voltem ao zero como era antes. Mas antes de colocar o DIU, entre ver o processo de compra do DIU, exames e efetivamente colocar, fiquei quase 1 ano sem usar nada e isso pode ter ajudado muito. 
E, claro, como comprar o DIU, essa é outra diferença do Mirena para o de cobre, o valor. Enquanto o Mirena custa mais de R$ 800,00 o de cobre fica em torno de apenas R$ 80,00. Todos devem ser colocados pelo ginecologista, então tens que confirmar com o teu médico se ele coloca. Alguns planos cobrem todo ou uma parte do DIU Mirena, o que ajuda muito. O meu cobre uma parte, mas com várias informações erradas, acabei comprando na farmácia sem necessidade. Sim, ele é vendido na farmácia não necessitando de receita, mas tem esse preço salgado. Porém quando colocas o valor no papel e divides pelo tempo que ele dura, tu verificas que fica super barato. 
Qualquer novidade sobre como estou me sentindo com o DIU Mirena, conto para vocês por aqui ou pelo instagram/facebook +Mamãe Em Construção . 

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto, mas não tenho coragem de colocar DIU! Estou pensando em mudar de pílula pra injeção. Vocês tem algum post falando sobre isso? Pesquisei na bula algumas informações dessa injeção http://cyclofemina.com.br mas gostaria de mais informações. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana! Então, eu cheguei a usar injeção um tempinho antes de engravidar, mas não gostei muito. Eu não lembro qual era a marca da que eu usei. Mas vou dar uma pesquisada e escrever sobre o assunto por aqui. Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...