Nascimento dos dentes de leite causa febre?

nascimento dos dentes

Será que o nascimento dos dentes de leite causa febre?
"Meu filho está tão inquieto, choroso e está com febre. Só pode ser algum dente nascendo."
Você mamãe e papai já deve ter ouvido essa frase, ou até falado algo parecido não é mesmo?
Apesar das pesquisas mostrarem que esse é um relato muito comum entre os pais, nenhum estudo comprova essa relação: da febre com a irrupção (nascimento) dos dentes de leite do bebê.
Precisamos ter cuidado ao afirmar essa relação, pois essa ideia pode não ser verdadeira e ainda mascarar outras infecções e doenças que precisam ser investigadas mais a fundo. Portanto, em caso de febres altas e persistentes é imprescindível uma visita ao Pediatra que acompanha seu bebê.
Se uma criança está com febre alta, sente um grande desconforto, não dorme bem ou não quer comer nem beber nada por dias. "Tudo é culpa do dente!!!"
É verdade que a irrupção dos dentes pode causar desconforto, mas não febre alta. Isso tudo pode ser uma série de coincidências, afinal o início da dentição geralmente acontece quando a criança tem mais ou menos 6 ou 7 meses. É a mesma fase em que elas começam a pegar objetos com as mãos e colocar na boca, o que pode levar a infecções e resultar em febre.
Esse período de erupção dos dentes também pode coincidir com o fim da licença maternidade da mãe, quando a criança vai para o berçário e começa a ter contato com outras crianças, ou começa a frequentar o parquinho do prédio e, assim, fica suscetível a contrair mais doenças virais, que têm como principal sintoma a febre.
Essa é uma fase cheia de dúvidas e interrogações para os pais, dessa forma visitar um Odontopediatra para acompanhamento da criança, e esclarecimentos é de fundamental importância para toda a família do bebê. 
Ps: Importante a higiene bucal continuar sendo realizada nas crianças. Pois pular a escovação, evitando o choro por conta do incômodo e da irritação do bebê, pode causar maiores problemas no futuro.











Dra. Aíla Caraciolo
Especialista em Odontopediatria
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...