Mala da maternidade - Bebê

mala da maternidade para o bebê

Atendendo a pedidos vou começar a "montar" o enxoval do bebê aqui no blog. E nada melhor do que começar com a malinha da maternidade.
Montar o enxoval e saber o que realmente vai valer a pena comprar, principalmente para mamães de primeira viagem, é um problema. Pois cada um fala uma coisa e todos não dizem nada.
Todas as mamães compram roupinhas que não vão usar e compram poucas das que realmente usarão, não adianta, é sempre assim.
Mas vou tentar ajudar nessa tarefa difícil e de quase arrancar os cabelos quando vemos a variedade de itens que um bebê precisa e os que têm no mercado.
Para montar a mala da maternidade da Malu eu segui o que a maternidade me passou, mas mesmo com ela na mão exagerei um pouquinho.

A lista da maternidade é essa:
- 2 mantas
- 2 cueiros
- 6 mudas de roupas completas
- 1 pacote de fraldas tamanho P
- 3 pares de luvas

A maternidade que eu tive a Maria Luísa dava os itens de higiene como lenço umedecido, pomada para assaduras e sabonete para o banho, mas se a sua não der tem que levar. Prefira o lenço umedecido próprio para recém-nascido, pois ele não tem perfume e evita que a criança tenha qualquer tipo de alergia logo de início. E sabonetes líquidos também são melhores que sabonetes em barra, são mais fáceis de passar e transportar depois que abrir.

Agora vou explicar a lista direitinho. As mantas são realmente bem necessárias, dessas 2, uma será a que o bebê irá pra casa. Não tem necessidade de levar mais que essas duas, ainda mais se não estiver aquele tempo frio, pois o bebê não fica o tempo inteiro na maternidade com ela.
Os cueiros são parecidos com mantas, mas são menores. Eles ficam entre o bebê e a manta. Também são necessários e os 2 já contam o que o bebê sairá.
As mudas de roupa contam com: body, calça e meia. Ou se fores colocar macacão, poderia ter somente o body fininho para colocar por baixo. Tudo vai depender do clima de quando o bebê vai nascer. 
Eu faria assim:
- Clima quente: body manga comprida, calça, um casaquinho e meia. A Maria Luísa nasceu no Rio e a primeira roupinha dela foi de renda renascença, então coloquei um body de algodão por baixo e uma calça fininha para que a roupa que era mais durinha não ficasse incomodando. Mas se não for assim, um body mais grossinho de algodão já faz o trabalho todo. 
Malu e sua primeira roupinha. A franjinha foi opção da enfermeira.
Outra é colocar um macacão que é todo inteirinho e podes colocar só um casaquinho por cima se estiver mais friozinho. Blusinhas estilo pagão até podem ser colocadas por baixo, mas eu não recomendo nem comprar essas camisas, pois usas super pouco. Ela não fecha direito atrás e as costinhas do bebê sempre ficam de fora, então opte por camisetinhas normais ou bodys. 

- Clima frio: body manga comprida, macacão e casaco. Caso esteja muito frio mesmo, colocaria uma calça por baixo desse macacão (pode ser um culote) e algo mais grossinho para cima antes de colocar o macacão. Mas nunca esqueças que o bebê ainda terá o cueiro e a mantinha para aquecê-lo. 

Um outro problema que as mamães de primeira viagem tem é saber a diferença entre body e macacão:  o body é aquele que não tem as perninhas e pode ser de manga comprida, curta ou cavada e o macacão é completinho. Tem que ter os dois!!! O macacão é ótimo para dormir.
Para os body's o melhor são aqueles com botões para passarem de forma fácil pela cabeça. Mas não cometam o mesmo erro que eu de comprar uns de algodão que eram mais durinhos e mesmo com os botões não passavam direito pela cabeça. Toda vez que tínhamos que tirar ou colocar era um choro só. 
Uma dica muito boa é tentar encontrar body's da Carter's que é uma marca americana, no Brasil ela não é tão barata quanto lá e podes encontrar com pessoas que vendem roupas importadas. Mas mesmo assim vale mais que comprar alguns daqui, pois o tecido é bem macio, fácil de passar pela cabeça, não desbota e quase cresce com a criança, usa-se por muito tempo. Eu comprei alguns kits no Chuí, pois eles vendem, normalmente, em kits de 5 body's e cada body saiu R$ 10,00 (super barato). Mas comprando com outras vendedoras tu pagas mais caro, mas ainda é lucrativo. 
Outra dica!!! Comprar calças e macacões que tem o pezinho reversível vale mais, pois quando a criança crescer tem como dobrar e ficar sem o pezinho, assim dura bastante tempo.  
O culote que eu falei é uma calça sem pezinho, ela não é muito grossa, mas podes encontrar umas mais grossas e se usa muito.
Mamães de meninas, não fiquem com aquilo de não comprar calça preta, azul marinho ou marrom por ser menina. A Malu tinha dessas cores e ficava um charme, combinam super bem e fica sempre na moda.ehehe

As 6 mudas são um pouco de exagero, mas é melhor garantir. E entre elas não levem só roupas muito pequenas pelo bebê ser recém nascido ou muito grande por nos exames se achar que o bebê é muito grande, tudo pode mudar quando o bebê nasce. Já ouvi casos da criança não ter roupa pra vestir direito pela mãe ter levado roupas muito pequenas e ser um bebezão ou a criança ficar com roupas gigantes por nos exames se achar que era grande e quando nasce o bebê é comprido mas é magro ou o contrário. A minha foi quase isso, diziam que ela seria enorme, mas quando nasceu era gordinha, mas não comprida, resumo: as roupas ficavam todas compridas nela, tudo eu tinha que dobrar.
Entre essas 6 mudas, conte com a que vai sair da maternidade. 
As luvas eu quase não usei, ainda mais se nascer no calor. 

Pacote de fraldas tamanho P, bom eu levei um tamanho P e outro tamanho RN. Ainda bem, pois o tamanho P iria ficar enorme nela. Leve os dois pra garantir.

Também coloquem na malinha uma escova de cabelo e toalha para secar o bebê, tudo dependerá da maternidade, sempre é bom perguntar. Para essa toalha dê preferência as de estilo fralda, pois não machucam a pele do bebê. E também coloquem paninhos de boca. 

Como organizar tudo isso na malinha?! Mamães já separem as roupinhas por muda completa e coloquem em saquinhos, pois quando o bebê nasce, normalmente, quem tem que pegar a roupinha para colocarem é o papai e nada melhor do que já deixar organizado. 
Os saquinhos que eu comprei são aqueles que fecham por pressão, foram ótimos, pois não tinha perigo da roupa sair do saco e se misturar com outras. Coloquei elas por ordem de uso e não ficou confuso. Caso o papai seja muito perdido podem até numerar o saquinho pra ficar mais fácil. 

Então a minha lista fica assim:
- 2 mantas
- 2 cueiros
- 6 mudas de roupas completas (body's, calças, macacões, casaquinhos e meias)
- pacote de fralda tamanho RN e tamanho P
- 1 a 2 pares de luva (no máximo)
- lenço umedecido
- pomada para assaduras
- escova de cabelo
- toalha
- 3 paninhos de boca

E esqueci de colocar sapatinhos na lista, eu levei um para cada roupa, mas não tem necessidade de ser tudo isso, uns 3 já basta. E não esqueçam do vermelhinho pra saúde!!!
E não levem perfumes para o bebê, ele já é cheirosinho por natureza.

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...