Primeira consulta... o que esperar?!

Depois do post "E agora?" falei que ia escrever um pouquinho de como encontrar um médico que seja a sua cara. No meu caso eu tive que encontrar duas médicas que fossem a minha cara.
A primeira que encontrei foi em Recife, pois ainda estava morando por lá, ela foi escolhida "a dedo", a dedo literalmente, cheguei na lista do meu plano de saúde e saí ligando para os consultórios que eu sabia como chegar. ehehe E foi assim que eu encontrei a Dra. Lêda, pois o telefone dela chamou e a secretária atendeu e tinha horário, sim, pois tinha ligado para outros consultórios que só davam ocupado ou chamavam, chamavam e nada de atender. Achei a secretária dela super simpática e nem quis ligar para outro médico naquele momento. 
Mas era aquilo, eu já ia chegar lá cheia de decisões, pois eu sou a louca da pesquisa, e queria que ela preenchesse todas as lacunas de dúvidas que eu tinha, mesmo ela não sendo a médica que me acompanharia até o final da gestação. E foi o que eu fiz... mesmo estando grávida de apenas 6 semanas, já pensava em que parto eu ia querer, sobre amamentação e tudo mais. 
Isso tudo, pois já tinha várias amigas mamães, acompanhei a minha cunhada na gravidez da minha afilhada e tinha outras tantas pessoas a minha volta grávidas. Já tinha visto mil casos e quando aos poucos a intenção de engravidar tinha tomado forma, comecei a ler vários artigos e reportagens. Acho isso muito importante, mas não entrem em paranoia, se algo que começasse a ler está te incomodando, para e nunca mais vais ler isso. A ideia sempre é essa, tenha informações, mas não informações que vão te enlouquecer.
Mas tenha informações, pois serão elas que te ajudarão a escolher alguém que vai te ajudar e te entender no momento mais importante da tua vida. E, sim, estarás nas mãos dessa pessoa que tem que te passar confiança.
E foi assim que entrei no consultório da minha 1ª obstetra. Sempre fui sincera com ela e disse que não ficaria com ela até o final da gestação e mesmo assim ela se mostrou solícita. Ela em momento algum me deixou, ainda mais que no começo é o primeiro momento dos medos. Tens medo de tudo, do bebê não estar bem, de teres um aborto... É a maior insegurança e precisas de alguém que te ajude nisso. 
E esse é o "truque" de encontrar o obstetra certo, tens que chegar falando as tuas vontades e medos e ele tem que te ajudar. Eu cheguei lá falando que ia embora e que precisaria de tudo certinho para a minha médica do Rio; falei em amamentação, pois a minha mãe não conseguiu me amamentar e eu tinha medo e de parto, pois tinha muita vontade de parto normal e já queria saber o que podia fazer pra conseguir isso. 
Ela disse que tudo tinha seu tempo, mas que na última consulta me ajudaria nas duas última perguntas, mesmo sabendo que teria outra médica pra me orientar. E na primeira, ela disse que se fosse necessário entraria em contato com a minha nova médica, mas que se a gestação corresse bem não teria essa necessidade. É claro que eu saí de lá super tranquila com a médica escolhida "a dedo". E claro que eu chorei de ter deixado ela quando fui embora. 
Quando cheguei no Rio é que fui realmente encontrar a médica que iria ser meu porto seguro e que iria aguentar a minha chatice até o final. E a sorte que já tinha indicação da minha cunhada, mas mesmo assim tinha medo de eu não me encaixar com ela. A Dani (sim, chamamos nossa médica pelo apelido. E eu amo!!!) tem a maior cara de braba, até entrares no consultório. Quando cheguei lá, ela ainda não sabia quem eu era, simmm ser cunhada da Rafaela é alguém que não tem como esquecer. Ela estava apavorada de eu chegar lá com quase 6 meses, para tudo e senta que lá vem história. Contei a saga e ela viu os exames e toda explicação da minha antiga médica e foi tudo tranquilo.
Mas aí eu já estava com quase 6 meses de gestação e claro que eu já sabia que parto eu realmente queria, e era parto normal. Já fui perguntando se ela fazia, como era e tudo mais, muitos médicos dizem "é cedo, depois conversamos", ela não. Sabia que eu estava decidida e que estava pronta pra dar tchau a ela se me desse uma volta. E ela me falou tudo que eu queria saber e que amava fazer parto normal e que iríamos até o final com essa escolha se tudo estivesse nos conformes.
E foi assim que ela me ganhou de vez!!! 
Médico tem que tocar na paciente, só conversinha nesse momento não rola. Tem que ver se o colo do útero está fechado, tocar na barriga pra ver tamanho de útero e depois pedir milhões de exames e, claro, fazer seu cartão da gestante. Pois, parecido com o que terás do teu filho mais tarde, terás um que fala tudo sobre a tua gestação e marca os terríveis quilinhos que ganhamos. E só lembrando que cada médico tem um cartão diferente, mas todos marcam as mesmas informações, eu tive dois.

Então é aquilo, não tem truque, o seu médico tem que ser a tua cara, tem que tirar as tuas dúvidas, mesmo as mais bestas. Te deixar segura e te ajudar na tua opção de gestação e parto. E tu tens que ser sincera contigo mesma: o que eu quero e como eu quero?! E é assim que tem que ser. É o teu corpo, o teu filho, o teu parto, os fatores podem mudar no meio do caminho, mas mesmo assim tens que te sentir segura.
Ficou com uma pontinha de insegurança, troca e vai encontrar outra pessoa. 

Beijos.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Bina, mudei de médico tres vezes até achar UMA que topasse fazer meu parto normal. Minha exigência era essa. O primeiro médico conversou um monte de M%$#% para depois me falar que só OPERAVA no hospital tal ( um bem ruim que não vou citar nomes) e que marcava a cirurgia porque parto normal era perigoso... Tchau e benção para ele. Fui em outra que disse que faria meu parto mas que achava melhor que eu pensasse bem pois no dia podia não conseguir falar com ela.. bla bla bla.. fui embora.. saquei logo que levaria um "bolo". Até que fui conversar com a minha Tia que é obstetra mas não faz consultório e ela me indicou uma amiga. Me identifiquei de cara com Dra Telma. Ela me disse que eu teria o parto que fosse possível mas que ela faria de tudo pelo meu parto normal. Me passou muita segurança e tinha respostas para todas as minhas perguntas. Até hoje tenho saudades das minhas consultas e dos papos. Meu parto foi lindo e ela foi maravilhosa. Choramos juntas quando Júlia nasceu. Como sempre digo a ela: Sou grata eternamente. Terei todos os meus filhos com ela. Mais uns dois... Bjoos Rafa Neiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como pode, também tenho saudade das minha consultas.kkk Mas é bem assim, temos que encontrar quem nos ajude nesse momento tão importante e não nos deixe como meras expectadoras. E a Júlia nasceu super bem!! Bjss

      Excluir
  2. Estou com seis meses e ando desconfiando da minha médica. Ela garantiu que faz parto normal, mas sempre solta algum comentário sobre avaliar os riscos e tudo mais. Também moro no Rio e pretendo ter na Perinatal de Laranjeiras, pois é mais perto da minha casa. Qual o contato da médica que te atendeu? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora, é que o blog não está entrando pelo meu celular e não consigo responder. A minha médica é a Daniele Moreira, ela é no Barra Shopping na Clínica da Mulher, o telefone de lá é 24309242. Espero que te ajude!!! Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...