Rotina!!!

Eu sou casada com um militar e em jantares sempre as mulheres acabam ficando sentadas juntas conversando e nisso veio muito do meu conhecimento sobre filhos, tanto bons quanto ruins. E um item que sempre via diferença entre os filhos dessas mulheres são crianças com e sem rotina. E vi que crianças com rotina são mais tranquilas, não que elas não vão ser agitadas e ativas, mas vão comer e dormir melhor.
E, com isso, tomei a minha decisão desde antes de engravidar, meus filhos terão rotina. 
Aqui em casa a gente nunca foi disso, como a gente sempre fala, só casamos realmente quando temos filhos. Antes a gente só tinha horário pra trabalhar e ir pra faculdade, de resto eram os horários que tínhamos vontade. Hora de comer, dormir, acordar, ir no supermercado, era coisa que a gente não tinha. Não sei quantas vezes a gente chegava no supermercado às 21h50min e outras vezes já saí quase meia noite, por nunca querermos parar no final de semana e perdermos um dia de sol e praia (a gente morava no Nordeste perder praia de jeito nenhum).
Mas quando engravidamos a nossa loucura sempre era "agora temos que entrar nos eixos", "temos que ter horários", mas eu sempre fui aquela de não me aterrorizar com tudo isso, sempre pensei que isso viria quando a Malu nascesse e assim foi. Tive uma dica preciosa, uma vez de uma vizinha, que o melhor horário pra dar banho no bebê era à noite para ele dormir melhor. E foi assim que fizemos desde o início, o banho da Malu sempre é à noite e ela já está super acostumada, mesmo em dias de muito frio.
Qual o motivo do banho essa hora? O banho acalma e faz com que a criança relaxe, mas isso só vale para crianças que não se agitam depois do banho. Agito não quer dizer chorar durante o banho e sim que após o banho fiquem super ligadas, mas nunca ouvi ninguém dizendo isso. As crianças, normalmente, tem soninho depois do banho.
E a rotina da Maria Luísa começou com esse primeiro item, banho à noite. Depois foi o horário desse banho que estipulamos para às 20h ou 20h30min. Chega esse horário e ela já começa a mostrar seu sono, esfregando os olhinhos e agora chega a pedir "banhi". Ponto pra rotina!!!
Mas é claro que tem dias que não seguimos exatamente esses horários, por causa de aniversários, casamentos, jantares... Porém, estando em casa, os horários são seguidos. E mesmo nos dias que não seguimos os horários, ela chegando em casa acordada, seguimos o ritual. Não importa o horário, ela toma banho. 
Tem muita gente que nos acha loucos e milhões de outros "adjetivos", mas ela toma banho no quarto que está quentinho, então não tem problema algum. Não ligar para o que os outros pensam é outro ponto positivo pra manter a educação dos filhos.
Depois pra manter a rotina foram os horários de comer. Quando bebê ela tinha horários regrados pra amamentação, claro que bem no começo foi livre demanda, mas aos poucos conseguimos colocar os horários dela. E passado outro pouco os horários até aumentavam de acordo com a fome dela, mas normalmente ficávamos no comum de 3 e 3 horas. 
Mas alertando mamães que querem que seus bebês durmam mais durante à noite, não deem certinho de 3 em 3 horas, pois os bebês vão acordar como reloginho nesses horários, pelo menos foi o que aconteceu aqi em casa. Vendo isso, a Malu passou a dormir quatro horas e meia toda noite direto e isso ela tinha uns 2 para 3 meses. E depois só foi aumentando até chegarmos nas seis horas direto com uns 4 meses. Eu apanhava pra colocá-la pra dormir, pois ela ficava um tempão mamando, entrava no quarto dela às 20h pra dar banho e só saía de lá quase meia noite, mas valia a pena.  
Aos poucos ela começou a ter novidades no cardápio, como sucos, frutas e comidinhas o que fizeram com que ela dormisse às 8 horas tão sonhadas e os horários da Maria Luísa, agora com 1 ano e 3 meses, é assim:
 
8h30min ou 9h: acorda e toma café da manhã
Se o dia está muito frio e enrolamos na cama, ela só toma suco e come uma fatia pequena de pão.
Entre esse horário ela dá uma olhadinha em algum desenho da discovery kids.

10h30min: fruta ou bolacha de água e sal
Com sol, sai pra brincar na rua, caminhar ou correr com a Charlotte.

12h: almoço

13h30min: soneca no carrinho (desde pequena tento associar o berço apenas com o sono da noite, com medo dela trocar os horários)

15h: uns 2 tipos de frutas e alguma bolachinha de maisena ou água e sal. Caso tenha bolo, ela come no lugar na bolacha.
Depois vai passear na rua novamente, brincar e pegar mais um pouquinho de sol.

18h30min: Jantar
Fica em casa brincando e dançando Palavra Cantada

20h30min: Banho, leite e cama!!!

Não é fácil de fazer, tem dias que queremos pular banho, lanches ou qualquer coisa do tipo, mas a gente vê a diferença que é ela ter o seus horários certinhos. Pois se é difícil, muitas vezes, colocá-la pra dormir, mesmo ela sabendo que é a hora, eu fico imaginando criança que não tem isso, os pais devem sofrer.
O que é bom com a rotina?! A nossa programação, pois uma coisa que muitos pais reclamam é de não ter tempo pra eles, pra conversar, ver um filme na tv... E com essa rotina nós sabemos a hora que vamos poder ter pra sermos namorados novamente. E é ótimo pra ela, pois ela vai aprender a se organizar, saber que tudo tem seu tempo. 

Mas nessas últimas semanas levamos uns "sustinhos" com a Maria Luísa acordando na madrugada e não querendo dormir no quarto dela, ficando inquieta, saindo dos eixos. Mas ontem, acho, que diagnosticamos o problema. A Malu foi pra escolinha com 9 meses, mas teve que sair por ter ficado bem doentinha (depois vou contar por aqui) e depois que ela voltou a ficar em casa quem fica com ela 3 vezes na semana é a minha diarista. Ela ficou naquele meio termo, ela me ajuda a eu poder sair e fazer as minhas coisas na rua. 
A Malu é aquela criança que adora comer e se deixar come quase o tempo todo, mas isso é errado. Porém, a minha ajudante faz as vontade dela, ela chega do lado do balcão da cozinha e já aponta e diz o que quer "bol" = bolacha, "ba" = banana, "pã" = pão e assim por diante e ela dá. Só que ela fica super empanturrada e depois ainda janta e toma leite. Sem condições!!! Ela deu uma melhorada quando diminuímos a quantidade de leite antes de dormir, mas agora só isso não estava adiantando. E notamos que nos dias que a minha ajudante não vem e que não damos tanta comida assim, a Malu dorme toda noite. Resultado, vou ter que voltar a deixar lanchinhos prontos pra minha ajudante dar e não sair disso, pois o meu medo nem é ela acordar durante à noite, mas é ficar uma criança obesa de coisas saudáveis, pois ela não come besteira, mas mesmo assim engorda. E depois pra controlar isso é muito pior, pois ela desaprende os horários para as refeições.
Espero que tenhamos acertado no problema e ela volte a ser aquela criança que dorme toda à noite. Torçam por nós!!!

E é isso, uma vez eu li num livro que bebê com rotina deixa ele mais seguro por saber o que acontecerá. E só tenho que concordar. Insistência sempre foi o nosso nome para criá-la, pois sempre ficávamos achando estranho quando alguém nos dizia que o filho não gostava, não queria, não fazia, mesmo sendo tão pequeno. Desde pequenos eles tendem a contrariar o que queremos, mas parte da gente vencê-los pelo cansaço, mesmo que isso também nos canse. E tudo é para o melhor deles. Tentem com os bebês de vocês e depois me contem como foi.

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...