Amamentação | Parte 1

como amamentar

Amamentar é lindo e super fácil, basta querer. MENTIRA!
Sim, amamentar é lindo, mas de fácil não tem nada.
Alguns bebês tem uma pega rápida e outros demoram um pouco mais, mas nem por isso fica mais fácil.
As mamas racham, sangram e dói muito. Tem dias que terá um bebê preso o dia inteiro no teu peito e tu não saberás o que é banheiro, pra fazer xixi, tomar banho ou escovar os dentes.
Vocês devem estar me achando a pior pessoa do mundo falando isso pra vocês, mas eu não posso dizer que tudo é lindo pra depois te sentires a pior pessoa do mundo quando veres que contigo não foi ou não é tão maravilhoso assim.
Mas isso, normalmente, é no começo, depois passa e fica bem mais fácil e, pior, depois vais sentir falta e pensar: "Como era mais fácil quando só mamava no peito, agora é tanta tralha..."
Vou ter que dividir em mais de 1 post, pois são muitas informações.
Bom, mas vamos lá.
As melhores informações que podes ter estão na Caderneta de Vacinação do teu filho, lá tem explicações de como é a melhor forma de pega, ordenha, doação e tudo mais.
Mas vou passar informações que eu tive e foram ótimas.
A primeira eu já falei aqui, não faça nada no seu seio antes do seu médico dizer que tem e o que fazer. A minha médica indicou as conchas para usar no final da gestação que tinha o intuito de formar direitinho o bico do meu seio para a pega, elas são usadas normalmente depois que o bebê nasce para o leite que vai saindo do peito durante todo o dia e noite enquanto o bebê não está mamando.
Então comecei a usar, mais ou menos, quando completei 8 meses de gestação, mas depois de um tempo começou a sair um pouco de leite e minha médica pediu que eu parasse de usar. Pois não é bom que saia leite antes, já que pode acelerar o envelhecimento da placenta.
Quando a Malu nasceu eu tive a sorte de ter uma boa enfermeira para me auxiliar na primeira mamada dela. Vou explicar mais ou menos como ela fez conosco: primeiro é calma, ainda mais nas primeiras mamadas faça isso sozinha, no máximo com o seu marido junto. Na primeira mamada dela, pedi que todo mundo saísse do quarto pra eu ter esse momento sozinha com ela, só o meu marido ficou.
Muita gente te deixa nervosa e, com certeza, também o bebê que acabou de chegar ao mundo.
Pode ser que o teu leite não saia no mesmo dia e isso é super normal, pois mesmo quem tem parto normal pode acontecer de demorar. Não fique frustrada e converse com alguém na maternidade que possa te auxiliar, o teu médico ou uma enfermeira podem te ajudar nisso. Nunca fique perguntando pra família, pois cada um vai te dizer algo diferente e com certeza vais escutar algo do  tipo "ai, comigo não foi assim. Tem alguma coisa errada". Pronto, é o suficiente pra te achares péssima e que não vais conseguir amamentar como querias. Esqueça isso!
Converse com a pediatra que vai acompanhar o parto de que ela NÃO prescreva nenhum tipo de complemento para as primeiras horas, pois acontece muitas vezes da mamãe demorar para se recuperar da cirurgia ou nem isso e darem leite artificial para os bebês. O que não tem necessidade dessa artifício, já que o bebê tem reserva suficiente para ficar sem mamar até a mamãe se recuperar, já que nem sempre são muitas horas. Várias conhecidas me relataram isso, e só fez com que prejudicasse a amamentação. Algumas crianças ficaram com cólicas horríveis, outras não mamaram por muito tempo e outras ficaram meio dependentes daquele leite e foram ficando mais gordinhas que o normal, pois sempre precisavam de complemento.
Agora a indicação é de que o bebê mame logo que nasça e isso não inclui só o parto normal como cesárea também. Então converse com o seu médico para, caso esteja tudo bem com o seu bebê, que ele mame na sala de parto mesmo. Eu tinha essa vontade, mas fiquei com vergonha de pedir olha que coisa idiota.
É muito importante que o bebê mame o quanto antes, pois ajuda na liberação da placenta, para mamães que fizeram parto normal, libera oxitocina que ajuda nas contrações do útero para que ele volte mais rápido ao normal e também ajuda na descida do leite, pois só o ato de sugar que vai ajudar nesse processo.
Então peça ao seu médico que amamentes logo que seu bebê nascer!
Agora para uma boa pega é necessário que o seu bebê abra bem a boca e tente colocar quase toda a aréola na boca. Importante saber que quando o bebê pega direitinho o peito a amamentação não é dolorida, então caso esteja doendo, abra a boca do seu bebê colocando o dedo mínimo no cantinho e vá retirando a boquinha dele, com muita calma, pois ele provavelmente não ficará calmo, reposicione ele e o coloque no peito novamente.
A amamentação pode não ser dolorida com a pega certa, mas não quer dizer que o seu bico não pode rachar. Isso acontece e pode ser bem doloroso, claro que com uma boa pega as chances diminuem bastante. Eu quase não tive e quando tive a minha médica me passou Bepantol Baby, aquele mesmo que usamos no bumbum dos nossos bebês. E ele é muito bom, pois não precisa ser retirado na hora de mamar, a criança pode mamar mesmo com a pomada. E outro foi o Massê que é da Johnson & Johnson, muito bom, mas o bebê não pode ingerir, então deve passar um algodão molhado para limpar antes da mamada.
Outra dica importantíssima, lavar o seio no banho somente e apenas com água, nada de passar sabonete, pois facilitam o seio a rachar. Só água!!!
Outra coisa que li em alguns lugares que umas mamães reclamam que na maternidade que tiveram seus bebês diziam que somente quando ela estivesse sentada que poderiam amamentar, mentira. Deitada você pode amamentar tranquilamente. A primeira mamada da Maria Luísa foi assim.

como amamentar
Essa não foi a 1ª mamada da Malu, pois queria que fosse algo tranquilo. Essa foi no outro dia ainda na maternidade. Que saudade dela desse tamanhico.



Na caderneta de vacinação e a pediatra da Maria Luísa me ensinaram que uma das melhores formas de amamentar e que ajuda a ter uma melhor pega é o bebê de frente verticalmente para o seio e ele fica sentadinho, mas eu não conseguia amamentar assim. A Malu não ficava bem acomodada e eu também achava inseguro, larguei de mão e deixei no tradicional. 

A posição é essa. Tentem!
Para ajudar a ter sucesso na amamentação tens que ter isso sempre na cabeça: tomar muita água, mas muita água mesmo e deixar o bebê em livre demanda, pois quanto mais suga mais leite desce. 
O bebê no começo, normalmente, não fica muito tempo no peito, mais ou menos uns 15 minutos e depois vai aumentando. Então acho bom não ficar naquela neura de ficar trocando o peito na mesma mamada, pois nunca tens certeza se ele mamou o suficiente daquele peito. 
Bebê recém nascido é livre demanda, pediu, pode colocar pra mamar. Não fique com aquela história de que tem que mamar de 3 em 3 horas, no começo essa "regra" não existe, ainda mais que precisas estimular a descida do leite. 
A Malu nos primeiros dias, mamava bastante durante o dia e dormia umas 6 horas à noite, a pediatra disse que eu podia deixar ela dormir, pois se não tinha acordado não estava com fome, mas tinha que cuidar para não deixar passar muito dessas 6 horas. É importante não passar dessas 6 horas, pois o bebê pode apresentar hipoglicemia que seria pouco açúcar no sangue, então é importante não deixar passar muito de uma mamada e outra por esse motivo, mas é aquela se seu bebê não é prematuro ele acordará para mamar quando estiver com fome.
A alimentação da mamãe também deve ser cuidada, evitar frituras, comidas gordurosas, refrigerantes, chocolates (chocolate branco pode um pouco), feijão, café, excesso de leite. Mas algumas vezes isso tudo não importa e o seu bebê terá cólica mesmo assim ou tu podes comer tudo isso e mais um pouco e o teu bebê não ter nada. A Maria Luísa teve muita cólica, sofremos durante várias madrugadas com ela chorando.
Depois aos poucos foi passando e depois dos 3 meses desapareceu quase que por completo, só voltando um pouquinho quando ela começou a comer.
Aos poucos vais sabendo o que deixa o teu bebê com cólica ou não. O chocolate e o café podem dar cólica como podem deixar teu bebê tão excitado que ele não irá dormir. Quem quer isso?! Então evite!
No começo eu dava livre demanda pra Malu, mas aos poucos eu quis fazer o tal de 3 em 3 horas, pior coisa que eu poderia ter feito. Não para o crescimento dela que estava normal, mas era que ela sempre dormia mais que 3 horas durante a noite e quando eu comecei a fazer essa "regrinha" ela começou a acordar durante a madrugada também de 3 em 3 horas, parei na mesma hora e voltei pra livre demanda e ela voltou a dormir mais tempo.
Cada mamãe pensa de um jeito, mas tinham me informado que eu tinha que dar de mamar durante 20 minutos num seio e depois trocar o bebê para o outro, eu fazia isso no começo. Até que me liguei que rapidamente a Malu estava com fome, achei aquilo estranho e notei de que nem sempre sentia meu peito completamente vazio quando trocava ela para o outro peito. Então preferi deixar ela em cada mamada mamar apenas um peito e se ela continuasse com fome eu dava o outro. E depois disso ela começou a ficar mais tempo sem mamar durante uma mamada e outra. 
Sabe qual o motivo disso acontecer? É que o primeiro leite que sai é um leite mais "aguado" que é para matar a sede e depois vem o leite mais gorduroso que é para matar a fome. A Maria Luísa era um bebê que não sugava super rápido e quando eu fazia a troca ela mal deveria ter começado a mamar o leite mais gordo do outro peito e com a troca ela voltava a mamar o leite pra matar a sede, a barriguinha dela deveria ficar cheia, mas não do leite que matava a fome e logo ela estava com fome novamente. 
Conversei com a pediatra dela e ela disse que não tinha problema eu fazer isso de oferecer apenas um seio por mamada e que o único "problema" é que eu ficaria com um peito maior que o outro. O meu peito só ficava maior que o outro pela manhã, já que era nesse momento que ele estava mais cheio já que ela tinha ficado sem mamar por um tempo maior à noite. Mas durante o dia ia normalizando. 
Sabe o que também melhorou quando eu resolvi fazer essa de só dar um seio por vez?! A mastite que eu comecei a ter por ela mamar pouco. Meus peitos quando eu oferecia os dois em cada mamada, ficavam enormes, pois como ela não sugava o suficiente o leite ia descendo e descendo e não saía. Era horrível!!! E outra, eu tinha um bico de um dos seios que era um pouco mais pra dentro o que não ajudava na mamada logo de início, e ela preferia então o outro, com a troca ela sugava muito mais no outro do que nesse e aí o meu peito ficava enorme e enorme e eu não conseguia nem abaixar o braço.
O leite empedrado também é outro problema da amamentação. Eu tinha muito leite, tentei doar, mas como tinham me informado que só aceitavam os que eram ordenhados com a mão, deixei, pois não conseguia ter tempo pra fazer a ordenha manual. Como eu tinha muito leite e a Maria Luísa na época não estava conseguindo dar conta, por causa das trocas do peito, meu peito esquerdo começou a empedrar. Tive febre, não conseguia abaixar o braço para pegá-la, um caos, mas depois vou explicar como podemos fazer para evitar e o que fazer quando acontecer.
Mas é só amamentando que tudo vai normalizando, então não desista!!! Aos poucos o seu corpo vai se adaptando a quantidade de leite que o seu bebê mama e tudo vai regularizando. Você vai começar a notar que o teu peito vai ficando mais cheio somente perto da hora do bebê mamar e não muito tempo antes e aqueles vazamentos sem fim vão diminuindo.
Gente, falar sobre amamentação é muito importante e temos várias informações que devemos saber, então eu vou deixar para outro post mais informações. Parte 2
O importante sempre é, não desistam!!!!  

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...