Praia!!!

O verão está chegando e todo mundo se pergunta "qual o melhor jeito de levar um bebê para praia?". Não existem fórmulas mágicas, mas algumas dicas são valiosas.
Os bebês só podem ir para praia com mais de 6 meses, não sei dizer ao certo se piscina de casa pode antes, mas como protetor solar só pode a partir de 6 meses e ninguém quer o filho queimado de sol, então melhor é evitar.
A gente não via a hora dos 6 meses da Maria Luísa chegar, pois toda vez que resolvia dar aquele calor infernal no Rio pedia que num piscar de olhos ela pudesse ir pra praia. Para os dias muito quentes, antes dela poder ir pra praia, eu apelava para o ofurô, aquele balde para tranquilizar bebê. Era a melhor maneira dela se refrescar e ainda curtir um pouquinho a água sem que eu precisasse ficar aparando ela o tempo todo. 
Mas quando deu os 6 meses, nós só esperamos o marido entrar de férias e corremos para praia. 
Mamães, sinto informar, mas a situação é a seguinte: tu ficas horas na preparação para ir para praia, dá de mamar ou comer, troca fralda, coloca protetor solar em todos os cantos, coloca a roupinha e sai. Dependendo da distância da praia ainda demora um tanto. Chega na praia, monta guarda-sol (caso a praia não tenha tudo lá), pega piscina, enche a piscininha de ar, depois pega água e enche. Aí depois dessa maratona, tu vais ficar no máximo, com uma criança de 6 meses, umas 2 horas, mas já contando com a tarefa toda de depois de chegar na praia. Pois a criança brinca na piscina, mas daqui a pouco começa a ficar com frio ou murchinha, depois tens que dar algo para ela comer e daqui a pouco ela já vai ficando cansadinha e beijo e tchau. Mas como antes ficavas presa em casa, ficar 2 horinhas já é bom demais.
Não tente ficar mais tempo, pois podes acabar cansando demais o bebê sem necessidade e a ideia é voltar mais vezes e não deixar um bebê irritado e não gostando do local quando voltar. Sempre tenha a sensibilidade de avaliar o quanto seu bebê já está cansado.
Já no caso de crianças maiores, o tempo de cansaço demora a chegar, então dá para ficar mais tempo do que um total de no máximo 2 horas. Mas os cuidados são os mesmos, muito protetor solar e um local para ficar protegido do sol diretamente. A pele do bebê e das crianças são muito frágeis e podem queimar com facilidade.
A minha primeira ida com a Malu para a praia foi nesse estilo que eu contei de muito tempo de preparação e pouco tempo efetivo na praia, só que saímos antes do almoço e ela teve que almoçar na praia mesmo, nesse dia foi a boa e velha papinha Nestlé foi a escolhida. Não recomendo levar papinhas de casa, pois se não tiveres um bom lugar para acondicionar ela pode estragar com o calor. 

Primeira ida à praia, 6 meses.

Ficamos bem menos que 2 horas, pois como na época morávamos longe da praia a função de ida e volta era muito demorada e cansativa pra Malu, então ficar mais tempo já seria prejudicial ao bem estar dela.
Detalhe da mãe neurótica, nas primeiras idas à praia eu não usei água do mar para encher a piscina e sim água filtrada ou mineral que eu levava de casa. Mas depois que ela começou a pegar areia da praia e rapidamente colocar na boca eu desencanei e ela já foi entrando na água e a piscina sendo enchida com a mesma água. Sei que no começo é meio difícil a gente desapegar das esterilizações, água filtrada, limpezas mil, mas depois que vemos o nossos filhos colocando areia na boca, já era, acabou a neura, pois podes ficar maluca.

7 meses, dia que colocou areia na boca






Cuidados essenciais são: protetor solar e dependendo do tempo que ficar e se a criança entrou na água precisa de reaplicações; líquido para beber, muita água ou sucos, sempre dou preferência aos naturais e levo em uma bolsa térmica para tentar manter a temperatura; comidinhas, frutas são ótimas e bolachinhas, caso a criança precise almoçar, a comidinha dela; guarda-sol, caso não tenha na praia, e eu sempre acho que a piscina é muito útil, pois deixa a criança se refrescar e sem tantos perigos como ficar na beira da praia para crianças muito pequenas, e também é bacana a fralda própria para banho, mas uma fralda comum também faz o mesmo trabalho, só tens que trocar mais vezes por ficarem mais pesadas; chapéu também é muito bom por proteger a cabecinha que ainda é muito sensível. 
Claro que também tens que levar uma troca de roupa, pelo menos, pente, toalha, brinquedinhos, tudo que seja para o bem estar do seu filho. Sério, tu nunca tivesses ideia que precisava levar tanta coisa para uma criança só.
Já contei aqui que semana passada fomos para Recife e depois da nossa ida à Boa Viagem, notei que também é importante uma garrafa com água limpa, pois nem sempre a praia conta com um local para dar um banhozinho e é muito bom tirar toda aquela areia que se acumula. Lá em Boa Viagem eu encontrei banheiro, mas sem chuveiro, como tem no Rio, então tive que colocá-la na pia mesmo. A sorte que a moça que cuida o banheiro tinha água que não era do mar e um pote que eu podia jogar água nela sem que precisasse ficar na pia. 
A Maria Luísa quando chegou na praia amou ver aquele tanto de areia e se jogou e já começou a cavar. Depois era areia para todos os lados, ela chegou a passar areia no rosto como se fosse sabonete. Como a minha neurose já foi embora, deixei ela fazer tudo e era o máximo ver a felicidade dela. Nesse dia não fomos tão equipados, pois chegamos bem no fim da tarde, só para ela aproveitar mesmo. Mas nos outros dias já aumentamos um pouco mais a parafernália para levar. 

Tentando enterrar o próprio pé
Na sexta fomos para a Praia dos Carneiros, que super recomendo, e lá é ótimo que não precisamos nos preocupar com guarda-sol e mesmo levando a piscininha nem enchemos, pois ela queria era correr e sentar para brincar na areia. Só tinha o cuidado de sempre oferecer água e passar protetor. Depois de toda farra coloquei ela debaixo do chuveiro e "bora" pra casa. E, claro, que algo ia dar meio errado, pegamos um super engarrafamento na volta e o tablet estava quase descarregado, a sorte que a internet pegou e ela conseguiu ver a Galinha Pintadinha no meu celular. Pois ela tinha dormido logo que entrou no carro, mas como ficamos muito tempo parados, ela acordou e ficar num carro amarrada para uma criança não é nada confortável e divertido. Então sempre esteja preparado para esses problemas inesperados.


Curta o verão, a praia e a piscina!!!! Deixe seu filho curtir esta estação maravilhosa que  nos deixa mais soltos e felizes!

Beijos. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...