Já pode comer de tudo?!

Teu filho fez 1 ano, levas no pediatra e ele diz aquela frase conhecida de todas as mamães "Mãe, agora já pode comer de tudo". E ainda mais "Já pode comer a comida da casa!"
Mas aí é que vem a dúvida "E será que eu como bem pro meu filho comer a nossa comida?" E tem que avaliar mesmo, pois comer de tudo não é realmente comer de tudo indiscriminadamente.


Eu sou uma mãe chata que questiona tudo, então logo que a médica disse isso saí perguntando o que era tudo e mamães tudo não é tudo exatamente. Pois tens que pensar como queres que o teu filho seja, uma criança saudável ou não e, eu imagino, que a resposta seja ser saudável. Então nada de frituras, chocolates, doces, refrigerantes, bolachas recheadas, balas, pirulitos, fast food e tudo que seja gordo sem ser realmente saudável ao seu filho.
Aqui a Maria Luísa come a comida da casa, mas isso foi uma adaptação feita aos poucos, já que até 1 ano não tinha sal na comidinha dela. Eu não costumo usar muito sal, dou preferência a temperos mais gostosos e naturais, como orégano, manjericão, manjerona e assim por diante. E, claro, que isso já ajuda na adaptação do paladar dela. 
O primeiro ingrediente do almoço e da janta que ela começou a comer que era o mesmo nosso foi o arroz. Sempre coloco pouco sal e assim foi mais fácil até pra gente, mas o feijão (que sempre dei com grão), carnes e legumes ainda eram feitos só para ela. 
O próximo passo foi a carne e legumes serem os mesmos, pois o feijão eu sempre achava o nosso muito gordo e preferi dar uma esperada. Mas para a carne e os legumes, não foi ela que chegou ao que comíamos e sim nós que nos adaptamos a comida dela. 
Quando começou essa transição foi na mesma época que eu comecei a fazer a minha dieta de reeducação e comer uma comida com muitos legumes e verduras era o excelente, então assim nós é que começamos a aprender a comer bem e saudável a partir do pratinho dela. Sendo assim, muita abobrinha, chuchu, berinjela, cenoura, beterraba e outros foram sendo adicionados na nossa comida, só que com um pouquinho de sal e mais tempero. Depois foi o feijão, mas até hoje evito a carne dele e agora umas comidas mais elaboradas.
Malu já come macarrão, estrogonofe, lasanha, mas tudo feito com moderação pensando nela. E não exageramos nessas delícias calóricas, pois queremos que ela sempre coma de maneira saudável. E por isso faço também algumas trocas nessas delícias, troco por arroz integral, macarrão integral, farinha de arroz e fica sem nada de diferença. Já fiz até pão de ló com farinha de arroz e ficou muito bom.

Malu comendo macarrão pela 1ª vez


Uma amiga uma vez falou comigo dizendo que ela e o marido não comem super bem e que por isso a filhinha ainda comia uma comida feita só pra ela e ela fez a opção certa, pois só faça o seu filho comer a sua comida quando você tiver certeza de que ela é boa pra ele. Pois do contrário só estarás causando problemas futuros a ele, pois aqui ninguém é contra uma pessoa ser gordinha, mas todo mundo sabe a discriminação que crianças e adolescentes fazem e são extremamente cruéis. E nenhuma mãe gosta de ver seu filho sofrer, então pense nisso nas escolhas da alimentação.
O primeiro item para uma boa alimentação é a rotina, seu filho só comerá bem na hora do almoço e da janta quando ele não ficar beliscando até esse horário. Ele deve ter horário de café da manhã, lanche da manhã e almoço certinhos para poder chegar com fome na hora do almoço e assim a mesma coisa para janta, os lanches da tarde devem ter horários e eles não podem ficar muito próximos ao horário do jantar para não interferir no apetite. Vejo isso diariamente aqui em casa, pela manhã fico fazendo o almoço na cozinha e sempre aparece uma formiguinha chamada Maria Luísa atrás de bolacha maisena, bolacha de gergelim ou alguma fruta para beliscar. Caso eu ceda aos pedidos já sei que na hora do almoço babou, ela vai fazer manha e vai recusar comida.  
Outro item que incomoda as mães e o meu marido ficava o tempo todo falando era que seríamos obrigados a jantar quando ela começasse, mas não, não fomos obrigados a isso. E sabe de onde eu tirei isso? Da minha casa, a minha mãe e minha avó nunca jantavam, mas eu tinha o meu horário e elas sempre me acompanhavam ou fazendo algo na cozinha nesse horário ou sentando à mesa comigo e agora é o que fazemos com a Maria Luísa. No começo a gente dava comida pra ela sentada na cadeira de alimentação coladinha no sofá, quando ela começou a comer com a própria mão passamos a colocá-la junto à mesa de jantar e agora ela janta na mesinha dela da galinha pintadinha e ficamos ao lado, mas vou contar que ontem colocamos ela sentadinha na mesa comendo e precisamos ir na cozinha preparar o nosso lanche e ela ficou comendo super bem sozinha e a gente só cuidando de longe. Quando acabou de comer, pegou o prato, levou pra gente e disse mostrando o prato limpo "a-bô" = acabou. Mamãe ficou toda emocionada.




Tem muita mamãe que reclama que o filho é ruim de comer, então vá cuidando o que ele gosta, algumas vezes até a troca da cor do feijão já ajuda. Temos mais o feijão preto em casa e a Maria Luísa come bem, mas uma época que fizemos o feijão branco ela amou muito mais. Então essa é uma boa opção, ainda mais que o feijão branco é mais nutritivo e mais gordinho também.
Nunca ceda a chantagens!!! É super difícil, mas não ceda. Maria Luísa foi pro chá de bebê da minha irmã esse final de semana e viu a mesa de docinhos, nunca tinha comido docinho na vida e já queria meter a mão. E na mesma hora neguei, minha mãe achou um horror, mas ela não morreu. Mas foi só eu virar as costas por alguns minutos que quando volto ela já está com um branquinho na boca e minha mãe dá a desculpa "Ela que pegou e colocou na boca". Mas só comeu aquele e não comeu mais nenhum e também nem sentiu falta, quando pedia eu mostrava outra coisa e ela já esquecia. E é a mesma coisa na hora de comer, não faça substituições como sobremesa, batata frita ou leite. 
E outra, nunca dê leite depois que seu filho comeu, mesmo tendo comido bem ou mal, pois segundo todos os nutricionistas e médicos, o cálcio do leite "retira" o ferro da comida. Isso faz com que seu filho não absorva o ferro da comida que ele acabou de comer e isso inclui evitar colocar creme de leite na comida e dar sorvete logo depois do almoço, espere um bom tempinho para fazer isso. 
Um dia reclamei aqui que a Malu não estava comendo direito e sabe o que apareceu uns dias depois? Um super resfriado. Algumas vezes seu filho pode não querer comer por vários motivos, gripe, dente, calor, sono, então não aceite birras e troque a comida dele por algo "mais gostoso", pois depois mesmo não tendo nada incomodando ele vai fazer a mesma chantagem e nunca voltará a comer bem. 
Eu sei que é super difícil, eu também passo por isso todos os dias e algumas vezes é tanto chororô que a gente tem vontade de fugir e é nessa hora que eu peço pro pai assumir e algumas vezes adianta. E quando ela está comendo junto com o pai e faz o chororô, eu chego pra assumir e ela para. Pode ser uma solução.
E outro cuidado importante, teu filho é o teu reflexo, se comeres bem ele também comerá, não adianta querer que ele coma verduras e frutas se tu não fizeres. Pensem muito bem nisso e repensem a alimentação de vocês em casa, façam esforços pro bem dos seus filhos e também de vocês.

Beijos.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...