Pipoca saudável!

Época de férias e algumas vezes não sabemos o que fazer de legal e saudável para os pequenos, então pipoca é a sua salvação!


Algumas mães devem estar assim "Pipoca? Está maluca!". Mas, juro, que não estou.
Vou "roubar" as palavras do @coachbueno:
Comer pipoca todos os dias pode fazer bem à saúde, é o que indica uma pesquisa feita pela Academia Americana de Química, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Scranton, na Pensilvânia, a pipoca tem uma concentração de polifenóis, um antioxidante benéfico à saúde, maior do que das frutas e dos vegetais. O estudo foi conduzido por Joe Vinson, pioneiro em analisar a composição de substâncias saudáveis em alimentos como chocolate e castanhas. 
Segundo ele, os polifenóis estão mais concentrados na pipoca porque o salgado tem somente 4% de água, aproximadamente. Em frutas e vegetais, a substância se dilui nos 90% de água que compõe esses alimentos.
O pesquisador descobriu ainda que a casca da pipoca - aquela parte mais escura, que às vezes fica presa entre os dentes - detém as maiores concentrações de polifenóis e de fibras.
De acordo com Vilson, a quantia de polifenóis presente em uma porção de 33 gramas de pipoca é de mais de 300 miligramas, frente aos 160 miligramas de uma porção de 80 gramas de uma fruta qualquer. Com isso, a ingestão de 100 gramas de pipoca por dia pode suprir 13% do ideal de ingestão diária de polifenóis.

Então nada de cortarmos pipoca do nosso cardápio e do cardápio dos pequenos, mas nada de pipoca de microondas dos pacotinhos e de panela cheia de óleo, vamos comer pipoca saudável e feita rapidinha no microondas.
Receita super simples e que vocês vão querer fazer pra ontem.
Em um recipiente alto que possa ir ao microondas, a cada colher de sopa de pipoca coloque 1 colher de sopa de água. Uma medida pra render bastante pode ser de umas 5 colheres de cada e um pequenina colher de chá de sal e misture bem. Tampe o recipiente com um filme plástico e faça uns 4 furinhos para sair o vapor (faça com a pontinha de uma faca). 
Onde encontrei a receita falava que o melhor seria em recipiente de vidro, mas aqui em casa fazemos em um de plástico próprio pro microondas e fica ótimo também.
Cada microondas tem sua temperatura conforme o tempo, mas aqui programamos para 6 minutos. Com uns 4 minutos elas começam a estourar em aos 6 já está tudo estourado. É aquela regrinha conhecida, os estouros começaram a ficar mais espaçados já pode desligar o microondas. 

E mamães podem saborear sem receio e tenham a garantia de que será uma das melhores pipocas que vocês já comeram, pois ela fica super crocante e sequinha. Zero gordura!!!! E melhor, caso vocês tenham outro tempero mais saudável podem eliminar o sal tranquilamente.


Aqui em casa eu tenho super cuidado em dar, pois tenho medo da Maria Luísa engasgar, então tiro a casquinha e o milho durinho e mesmo com todos esses cuidados ela ama. 
Então vocês já tem mais uma opção de lanchinho saudável para as férias.

Beijos.  
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...