Escolha de um parto

Olá, voltamos do carnaval e voltamos à normalidade.
Eu estava com um post pronto para falar sobre outro assunto, mas sou de um grupo de mães no facebook e chegou uma grávida pedindo indicações de médicos que "façam" parto normal, pois ela notou que o médico dela não estava nada afim de ajudá-la nessa vontade. Rapidamente pipocaram vários nomes e esse assunto tão importante, a banalização da cesárea. Algo que foi feito para salvar vidas é usado de maneira cotidiana e desconsiderando a vontade da mulher, pois tu teres condições físicas para ter um parto normal não quer dizer nada, já que agora tudo depende do teu médico se quer ou não que o teu parto seja normal. 
Sim, esse assunto é super polêmico e sempre deixei claro que sou adepta ao parto normal, mas respeito quem queira ter seu filho por uma cesariana. Mas que isso seja uma escolha da mulher e não uma escolha do seu médico, pois é raro escutar alguém dizer que seu obstetra está tentando te convencer a fazer parto normal, já que o comum é o contrário é já chegaram com uma lista de motivos de não fazer parto normal.
Já contei aqui como foi o meu "parto", que a médica (que não era a minha) me deixou "escolher" se eu queria continuar tentando um parto normal ou esperaria minha filha entrar em sofrimento para fazer a cesárea. Inclusive esqueci de colocar que uma das médicas mencionou "continuar com a brincadeira do parto normal". Bacana uma grávida em trabalho de parto escutar isso, não é?! 
O resultado dessa minha "escolha" é que toda vez que falo sobre isso fico questionando se fiz a "escolha" certa, mesmo sabendo que tudo tem um motivo e que isso que aconteceu comigo pode se tornar uma força maior para o nascimento de um futuro filho, me pego chorando enlouquecidamente quando escuto histórias parecidas com a minha. Mas também escuto histórias que me fortalecem de mães que tiveram seu primeiro filho por cesárea, mas o segundo de um lindo parto normal ou natural. 
Sim, existe diferença entre parto normal e natural, o normal tem algumas intervenções, podendo a grávida receber ocitocina (a grávida produz ocitocina normalmente, mas ele nesse caso é hormônio sintético) para acelerar o parto, episiotomia e assim por diante. E um parto natural não tem nada disso, tudo acontece ao seu tempo, no tempo do bebê e da mulher.
E mamães, acho que se eu tivesse tido mais informações do que eu tive, tudo teria acontecido diferente. E isso que eu achava que sabia bastante, mas hoje vejo que sei muito mais e ainda tenho muita coisa pra saber sobre gravidez e maternidade. Por isso que quando tenho uma amiga, conhecida ou alguém que acabei de encontrar grávida vou falando muito sobre tudo isso e respondo várias dúvidas, pois uma mulher que já passou por uma gravidez, normalmente, sabe um pouco mais que uma que está na sua primeira gestação. E o melhor não é sair dando dicas e sim falando o que aconteceu contigo, não com aquela loucura de assustar a pobre coitada que só queria bater um papo, mas contando como foi contigo para que sirva de ajuda e esclarecimento.
E grávidas que estão lendo isso agora, procurem se informar, caso queiras parto normal ou natural ou até domiciliar, procure ter o máximo de informações. Já é um grande passo leres um blog sobre maternidade, já que eu só os conheci depois que tive a minha filha, lia muito assuntos pontuais na internet, mas não relatos e isso ajuda muito. Converse com o seu médico, caso ele diga "vamos ver" para um parto normal, vá embora. Não volte lá, pois terás uma cesárea quase marcada ou só se chegares com o teu filho saindo é que terás parto normal. 
Mamães que querem muito parto normal, procurem uma equipe especializada, procure uma doula. A minha médica não gostava de doulas e me deixou isso claro, como eu estava muito segura com ela eu não procurei, mas hoje me arrependo. Já que a minha médica não fez meu parto (já expliquei o motivo no post "Parto"), a doula seria a segunda pessoa que teria me acompanhado e eu a chamaria naquele momento e ela não deixaria que eu fosse uma vítima do sistema cesarista.
Deem uma olhada nesse pequeno documentário, pois ele já vai te ajudar muito a escolher o parto que queres. 
Vamos ao vídeo...


Beijos.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Adorei o post! Passei por 2 cesáreas, a segunda pra corrigir um erro na primeira. Sim, GO fofo também erra e esquece pedaço de tecido placentário e fio cirúrgico na barriga da mãezinha na hora de "salvar" o bebê de 38 semanas que sofre porque a mãe não entrou em trabalho de parto. Hoje, grávida de novo, tento com todas as forças mostrar que o parto é meu e não do médico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Que horror!!! Fiquei apavorada com o que aconteceu contigo, mas com certeza o teu próximo parto vai ser teu e do teu filho. E depois quero que venhas aqui pra contar toda tua história, viu?! Beijos.

      Excluir
  2. Uma amiga minha acabou de trocar de médico porque agora, com 30 semanas, a médica dela disse que se ela quisesse fazer parto normal, que procurasse outro médico, porque ela não fazia. Absurdo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...