Independência...

Independência, ôôô coisinha difícil de mãe aceitar. Sim, da mãe, pois eles querem ganhar o mundo e as mães teimam em achar que eles devem ser seus bebezinhos para toda vida.
Minha filha quando trocou de escolinha continuou no berçário I, mesmo já tendo 1 ano, pois faz aniversário só em maio, digo que eu estava achando ruim, pois queria que ela interagisse com crianças que já caminhassem e estivessem começando a falar. Mas uma mãe que o filho tinha acabado de trocar para o berçário II chegou pra mim num picnic e disse "deixa o máximo de tempo que puderes no berçário I, pois quando vão para o II é um problema. Ele veio agora com uma história de querer comer com a própria mão na hora do almoço, é um horror. Cheio de independência"
Eu achei super engraçado, pois a Malu que é mais nova que ele já comia sozinha algumas vezes. E eu sempre incentivei, não ficava obrigando e até hoje não obrigo, mas no momento que ela quer fazer eu ajudo e incentivo.
É engraçado esse bicho mãe, pois vamos ser sinceras que a maioria adora uma competição, mas quando os filhos querem criar um pouquinho de asas tentam puxar o máximo que dá. Algumas vezes é dizendo que não ou não mostrando novos desafios. E eu acho que tanto uma opção quanto a outra não é bacana para o desenvolvimento.
Algumas mães tomam essa atitude de não gostar da independência, pois normalmente elas estão sem tempo ou paciência e com a "independência" deles tudo pode ser um pouco mais devagar. Já que tirar uma meia, colocar uma colher na boca necessitam de muita habilidade e paciência deles e dos pais em ensinar e esperar na tentativa e erro que eles acertem. É extremamente necessário que o tempo de almoço e/ou janta seja maior para que eles consigam aprender a comer sozinhos, o tempo para o banho seja maior para que eles consigam tirar sua própria meia, calça e até a fralda. 
Quando eles chegam mais ou menos aos 18 meses é onde a vontade de explorar e aprender aumenta e faz parte da tarefa de ser pai incentivar essas novidades. Mas também existe o outro lado, daqueles pais que querem que eles aprendam na marra e isso também não é bacana.
Cada criança tem seu tempo, não é porque o filho do seu vizinho já faz que o seu filho irá fazer. O que pode acontecer é de tu pensares "qual será o motivo do meu filho não fazer?" e aos poucos incentivar isso nele, mas nunca pressione caso ele não queira fazer.
Aqui em casa a função de comer com a própria mão começou quando eu vi as gêmeas fofas do blog Manual da Família Moderna comendo com as próprias mãozinhas já fazia um tempo, pensei "bom se elas já conseguem, pode ser que a Malu esteja precisando de um empurrãozinho". Pois é evidente que é muito mais fácil dar direto na boca dela e já era algo automático. 
Tinha um tempo que ela tinha mostrado interesse em ter sua própria colher na hora de comer, mas a ideia era mais pela brincadeira do que de fato comer sozinha. O tempo passou e essa brincadeira também e começamos a incentivá-la a comer com sua própria mão, encontramos uma colher (que tínhamos em casa mesmo) que fosse melhor para ela manusear e ela foi indo aos poucos e amando, tanto que comia até melhor sendo com a própria mão. Claro que faz sujeira e por isso nunca coloco a roupa de ir para a escola antes do almoço, mas eu via o quanto ela estava gostando dessa independência.
Porém, um tempo depois, ela não quis mais comer com a própria mão, a gente conversava e dava a colher pra ela, mas ela não queria, então deixamos acontecer e não pressionamos. Agora depende do dia, alguns dias come sozinha, outros quer ajuda em toda refeição e outras fica no meio a meio. 
Incentivar é muito bom, só não é bom pressionar. Cada um tem o seu tempo e o filho de vocês é a mesma coisa. Pressionar, brigar, gritar não vão fazer com o que o teu filho faça e só vai aumentar o stress na cabecinha dele e na tua.
Vá aos poucos, o incentive a pegar com a sua própria mão a bolacha maisena inteira para ir mordendo do que dar sempre em pedacinhos, dê uma fruta inteira pra ver se ele se vira na hora de comer (a melhor no começo é banana). Na hora do banho diga para tirar o sapato ou a meia sozinho e ajude caso não consiga, pois pode ser que ele se irrite em não conseguir. Algo bem bacana é tu pedires ajuda, aqui em casa a Maria Luísa ajuda a colocar a mesa do almoço, dou tudo que não quebra e nem machuca para ela levar e ela ama, pois se sente grande e isso é encantador para eles.
Durante o banho já digo para ela esfregar a cabeça, lavar o bumbum, lavar a barriga e ela curte muito tudo isso. Ficar dizendo não e evitando a independência do seu filho pode afetar o desenvolvimento futuro dele e quando quiseres que ele seja independente ele ficará ainda mais dependente. 
Ajude que seu filho crie asas e voe com segurança, pois todo dia eles tem um voo diferente e lindo pra gente ver.

Beijos.
ps: leitoras e leitores, estou com dificuldades de escrever no blog como antigamente, pois estou organizando minha vida profissional. Vocês sabem que o blog não me dá retorno financeiro ainda e a Malu precisa de muitas fraldas (ehehe), então tenho que voltar ao batente. Espero a compreensão de vocês e que não me abandonem. E quem quiser fazer divulgação e ser parceiro do blog será super bem vindo!!!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...