Estomatite

Contei no perfil do instagram que a Maria Luísa estava cheia de aftas na boca. Vocês não imaginam o tamanho delas, enormes e até na garganta ela tem.
Como ela não estava comendo direito por causa disso a levei ao médico e para o meu desespero ele só disse "é muito ruim, a criança algumas vezes para de comer, mas não por falta de apetite, mas não temos o que fazer. Somente esperar!".
Como a Malu apresentou as primeiras aftas no meio do feriado não pude levá-la ao médico, então fui para nossa amada internet que me ajudou um pouquinho.
Bom, a primeira e mais chata é que como a Maria Luísa tem apenas 2 anos ela não pode usar nenhum remédio. Existe um spray que amortece a boca, mas ela não pode, pois pode prejudicar a respiração, então nada feito. Pomadas também não podem ser colocadas e o negócio é esperar.
A estomatite é uma infecção viral super comum entre as crianças e causa muitas feridinhas na boca ou na garganta, as temidas e chatas aftas. Elas causam um incômodo e dor enorme, mas o bom é que elas só fazem isso, não é algo maior que possamos nos preocupar tanto, mesmo sofrendo com a dor dos nossos filhos.

Foto retirada da internet

Ela é causada pelo vírus do herpes e é passada pelo contato com alguém que tenha, nas crianças pequenas isso é ainda mais fácil, pois eles se dão beijinhos, trocam brinquedos, colocam coisas na boca que passam pra outra criança que também coloca na boca e tudo fica mais fácil de passar.
O médico nos explicou que o da Malu foi, teoricamente, tranquilo, pois algumas vezes as crianças podem ter essas feridinhas do lado de fora da boca e até algumas bolhinhas nas mãos e nos pés. Mas catando na internet vi que as bolhinhas das mãos e dos pés são causadas por um outro tipo de vírus diferente.
O primeiro é o herpes simples tipo 1, um vírus que quase todos nós pegamos quando pequenos e carregamos para o resto da vida. O outro é o coxsackie que pode provocar estomatite e mais as bolhinhas nas mãos e nos pés. (informações tiradas no Baby Center)
A estomatite vai deixar seu filho mais irritado, choroso, terá dificuldade de comer e tomar água e não será por não ter vontade, mas sim por não conseguir ingerir nada já que dói muito. Sábado a Maria Luísa só fez chorar por tudo e também babava demais, outro sintoma da estomatite, assim ela ficava um bom tempo com a mão na boca (sempre deixar as mãozinhas limpas pra não piorar). A criança também pode apresentar febre alta e mal hálito, a Malu teve os dois. 

Foto retirada da internet

O anti-térmico ajudou bastante a combater a febre e também a dor que ela sentia na boquinha. 
O que ajuda nessa fase: adaptar a alimentação à criança que está num momento frágil. Mesmo a criança não querendo tomar água é bom mantê-la hidratada, então tente gelatinas, leite batido com uma frutinha, pois sempre é mais atrativo. De comer dê preferência a comidas pastosas e o purê é o predileto, juntar com um ovinho molinho também ajuda, pois ali já terás carboidrato e proteína. Sorvetinho de fruta (aqui nem tentei com esse frio), mingau, iogurte (o preferido por aqui)... Mas cuidado com o excesso de sal e de açúcar que também incomodam quando tocam nas aftas, comidas quentes também não são as prediletas em quem está com afta, então dê a comida ao seu filho quase no ponto de estar fria. 
E muito, muito colo e denguinho, pois eles precisam nesse momento. Só tentem não fazer todas as vontades, pois depois que passam as aftas eles vão continuar querendo as mesmas regalias, não esqueçam. Aqui a única regalia foi usar a chupeta durante uma parte do dia, mas agora já estamos normalizando.
O lado positivo é que dizem que a primeira estomatite é a pior e depois não fica tão horrível, assim espero. Não temos como prevenir que as crianças peguem, mas tem como evitar que se espalhe para outras crianças. Avisem na escolinha o que o seu filho teve e durante o pior momento evitem levá-los para a ela (somente escolinha, pois colocam tudo na boca. Quando maiores não tem tanto problema).

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...