Por favor, dorme!!!

Qual mãe nunca pediu isso, pelo menos uma vezinha?!
Eu pedi e algumas vezes ainda peço. Mas quando ela era bem bebezinha eu comecei a encontrar truques pra Malu dormir melhor, pois no começo a gente pena muito mais, pois é muita mamada, muitas trocas e nos deixa muito mais cansadas. E também por não estarmos acostumadas com um bebê em casa...
Fui pegando dicas de tudo que era lado, dicas possíveis é claro. E fui adaptando ao nosso dia e ao jeitinho da Maria Luísa.
Já falei aqui milhares de vezes e vou repetir, ROTINA é a nossa melhor amiga. Sem ela fica muito difícil um bebê conseguir dormir tranquilo, o que seria uma rotina: repetir detalhes importantes que vão fazer com que seu filho entenda que é hora de acordar, hora de brincar, hora de comer e hora de dormir. 
Como um bebê de dias vai começar a entender quando é hora de acordar e hora de dormir? A médica que fez o meu parto foi a primeira que me explicou como fazer essa diferença. Hora de acordar é deixar tudo claro, ninguém sussurra pra falar por ter um bebê em casa, caso precise passar o aspirador de pó, passar normalmente. Nada de ficar tudo escuro, a família falando baixinho pois tem um bebê em casa, o bebê precisa se acostumar com a rotina da casa e assim ele começará a aprender a diferenciar o dia pela noite.
Já a pediatra neonatal me disse outra diquinha muito boa, o bebê acorda várias vezes à noite, mas todas as vezes queremos que ele volte a dormir, então não ligar muitas luzes, televisões altas durante esse período, mas no horário que quiseres que ele sinta que é hora de acordar, então o ideal é trocar a roupinha dele. 
Muitas mamães acham que por seu filho só ter dormido ele não se sujou, então não precisa trocar a roupa, mas a gente não fica o dia todo de pijama, não é? Mesmo tendo dias que a gente queira ficar assim. Então teu bebê tem que ter roupa de dormir e roupa de passear e passar o dia, nada de misturar essas roupas. 
A Malu sempre dormiu com aqueles macacões com pé ou roupinhas estilo pijama, mas mais levinhas em dia de calor e quando ela acordava (e hoje também faço isso) já trocava a roupinha dela, algumas vezes até antes da primeira mamada, pois depois ficar mexendo e remexendo podia fazer com que ela vomitasse por estar com a barriguinha cheia.
Então nada de mesma roupa o dia inteiro, sim seu filho é limpinho e cheirosinho, mas o dia todo com "pijama" não rola. 
Já que nesse período de começo é quando a maioria das mamães está de licença maternidade e fica com todo o seu tempo para o bebê, tente sempre fazer um passeio pela manhã, pois o sol da manhã é benéfico tanto para o bebê quanto para a mamãe, já li que vitamina D é ótima para diminuir os efeitos de depressão, ainda mais nesse período de mudanças hormonais é muito importante. No começo tu vais demorar quase uma hora ou mais para conseguir sair com o teu bebê, mas aos poucos vais te acostumando com esse passo a passo, mas não desista.
Provavelmente nesse passeio seu filho vai dormir um pouquinho, aproveite esse tempo para você! Isso já vai estabelecendo horários e rotinas de maneira tranquila.
Depois terão muitas mamadas, até o próximo soninho do seu filho. A Maria Luísa depois de um tempo já estabelecia seus próprios horários de mamada sem que eu tenha feito aquele esquema de 3 em 3 horas, no começo a livre demanda pode enlouquecer, mas se tu deres de mamar certinho com aqueles cuidados que já mencionei (aqui e aqui), teu filho conseguirá ficar mais tempo sem mamar (esse tempo que eu digo é mais que de 30 em 30 minutos).  
Um bebê recém nascido dorme muito mais, então não tem como estipular tantos horários, muito provavelmente depois de cada mamada ele dormirá um pouquinho, mas quando ele começa a crescer ele dorme menos então tens que colocar uns horários para isso. Tente não colocar teu filho pra dormir depois das 17h ou que passe muito disso, pois pode interferir no sono da noite. Tente deixá-lo entretido com algumas brincadeiras depois desse sono, fazendo com que chegue na hora de dormir bem cansado. Quando o sol começava a ficar mais fraco ei saía para outro passeio com a Malu, era ótimo, pois era o horário que as crianças vizinhas voltavam da escola e ela via toda aquela correria. 
Aqui em casa, fazendo calor ou frio, o banho sempre foi à noite. No começo lá pelas 21h eu entrava com a Maria Luísa para o quarto dela e só saía depois que ela dormia. 
Banho quentinho com menos barulho que o normal (outra dica que achei num livro foi colocar chá de camomila na água do banho. Já que não podemos dar chazinho para os bebês novinhos, colocar o chá é ótimo, pois com o vapor da água quente o bebê se acalma), janelas fechadas, cortinas fechadas, a televisão num volume mais baixo. Dava o banho, colocava a roupinha, já sentava na cadeira de amamentação no quarto dela, apagava a luz, só ficava com a luz da televisão e dava de mamar. Ninguém entrava no quarto e ficávamos eu e ela na maior calma e paz. Isso é muito importante, não dê de mamar com hora, com pressa, pois tudo isso passa para o teu filho e ele demorará para descansar, então esqueça do seu tempo ali. 
A Maria Luísa no começo demorava até quase a meia noite para dormir mesmo, mas eu ficava lá vendo televisão, cuidando ela mamar e depois começar a dormir na maior tranquilidade. 
Aí começam as outras dicas, seu filho mamou, arrotou, agora é hora de fazer ele pegar no sono mesmo. A Malu normalmente dormia no meu colo enquanto mamava, alguns bebês já demoram um pouco mais. Escutei várias mães dizendo para não deixar mimado e não acostumar a dormir no colo, desculpem, mas eu não consegui fazer isso. Dica, não nine seu filho de pé, pois depois o bebê vai crescendo e a tua coluna é que começa a te odiar, mas ficar sentada com ele no colo dá pra fazer e não é tão horrível assim.
Muitas mamães conseguem colocar seus bebês pequeninos no bercinho, dão uns tapinhas no bumbum e o bebê dorme, com a Malu eu até tentei quando ela era bem bebê, mas algumas vezes isso fazia com que ela despertasse e era muito pior. Então mantive o ninar no colo enquanto eu ficava sentada na cadeira de amamentação.
Agora começam os passos preciosos que eu fui aprendendo aos poucos. 
O primeiro foi como colocar a Malu pra dormir no quarto dela, já contei aqui que a Malu dorme na caminha dela desde os 15 dias, não me arrependo e não foi traumático, na verdade foi ótimo para ela que não acordou mais com os nossos barulhos. 
O quarto do seu bebê não precisa ter luz ligada, na verdade não precisa ter nada de luz para ele dormir, ou vocês acham que na barriga de cada mãe tem uma luminária pra não ficar escuro?! Não, né! Então não se preocupem com isso, tenham um abajur para quando vocês precisarem entrar pra trocar fralda, dar de mamar... Cortinas bem fechadas ajudam muito para que o seu bebê tenha uma excelente noite de sono e durma até mais tarde, pois os primeiros raios de sol podem fazer com que seu bebê desperte. 
Algumas dessas dicas eu já falei por aqui, viu, mas estou complementando, pois não achei que ficou completa, na verdade nada completa.
Outro ponto, bebê não consegue dormir em lugares com muito espaço, então o berço dele tem que ser meio apertadinho, mas de forma segura. O primeiro passo é fazer o tal do charutinho para o seu filho dormir, que é assim.



A Malu já saiu enroladinha desse jeito da maternidade, lá, inclusive, eles nos ensinaram como fazer. Quanto mais apertadinho melhor. Teu filho, com certeza, vai reclamar de ter que colocar os braços para baixo ou ficarem com eles presos, mas insista, pois depois enquanto dorme ele vai se soltando. 
Coloque travesseiros dos lados do berço para que fique bem apertadinho, eu colocava aquele rolinhos e depois colocava os travesseiros ao lado, então não teria possibilidade dela se sufocar. Os rolinhos também ficavam abaixo da altura dos ombros para que ela pudesse virar o rostinho sem problema.
Conversando com a pediatra dela uma vez, ela disse que colocar levemente de lado também ajudava, pois mesmo que ela golfasse não teria como se sufocar, pois ela ainda conseguiria mexer o rosto de um lado para o outro. Ela não ficava completamente de lado, normalmente colocava o corpinho mais de lado e a cabecinha ficava mais para cima (não sei se vocês conseguiram entender?!), mas ela não ficava nem completamente de barriga pra cima e nem de lado completamente. Pois convenhamos, quem consegue dormir de barriga pra cima tranquilamente?! Eu nunca consegui. 

Ela dormia de ladinho e acordava assim


Um outro item que algumas vezes via que ajudava muito era ter um barulho contínuo no quarto, como um ar-condicionado. Muita gente usa aqueles barulhos que imitam o barulho do útero materno, mas o ar-condicionado sempre fez seu trabalho muito bem. Agora com a Malu maior e a gente tendo vindo para o Sul o aquecedor que faz esse trabalho no inverno. 
Com um pouquinho disso acho que já dá uma boa ajuda para as mamães que estão aflitas com a hora do sono dos seus pequenos bebês. Mamães, infelizmente, isso tudo ajuda, mas não é da noite para o dia. Tem que sempre insistir muito!!! A rotina não quer dizer ter horários certinhos para tudo, mas sim que teu filho saberá cada coisa que acontecerá com ele sem surpresas. 
Acordei, troquei fraldinha, mamãe trocou minha roupinha, então é hora de ficar mais acordado... Tomei banho, quarto quentinho, silêncio, mamada, opa hora de dormir. Se isso acontecer sempre do mesmo jeitinho, teu filho começará a se acostumar e terás uma criança mais calma e que dormirá melhor à noite. 
Sim, não quer dizer que sempre será assim, pois crianças são inconstantes, mas terás muito mais noites boas do que ruins. Aqui em casa muda conforme o dia, tempo e estar resfriada ou não. Malu se cansou, a probabilidade dela dormir melhor à noite é enorme, estar resfriada, pode contar que vamos acordar na madrugada e sempre muda...

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...