Ensinando a escovar os dentes

Desde bebê a gente tem o maior cuidado com os dentinhos da Maria Luísa, isso antes mesmo dos dentinhos nascerem. Quando os dentinhos começaram a nascer foi quando começamos a ser mais rigorosos conosco com a escovação dela.
No começo não foi nada fácil, pois ela sempre gostou de chupar a pasta, mas escovar que é bom não queria de jeito nenhum. Primeiro tentávamos apenas uma vez por dia e aos poucos ela foi aceitando, mas mais de uma vez era um desastre. 
Aos poucos começamos os hábitos, o primeiro foi escovar durante o banho, o problema é que depois do banho ela ainda tomava leite e então ela dormia com os dentes sujos o que para dar cáries é uma beleza.
Aí para que ela não dormisse com a boquinha suja a gente teve que mudar os hábitos dela para dormir, foi aí que ela começou a não tomar leite no nosso colo e dormir nele. Ela começou a dormir na própria caminha sozinha sem ser ninada, mas isso é pra outro post, e antes de ir pra cama toma o leite na sala e escova os dentes.
Bom, isso é para estabelecer a rotina para dormir, depois fomos arrumando a rotina para durante o dia, pois tínhamos que convencê-la a escovar os dentes durante o dia também. A saída foi o exemplo, a gente estava indo pro banheiro escovar os dentes depois do café e já chamava a Malu e o mesmo para depois do almoço, ela achava bacana fazer algo de "gente grande" conosco e "deixava" escovar. Deixava entre aspas, pois na verdade ela pegava a escova e ficava lá tentando nos imitar e só deixava a gente escovar os dentes dela quando ela escovava o nosso. Isso mesmo, escovar os nossos dentes, acho que a foto explica melhor.




Mas com isso a coisa foi indo, ela achava engraçado e deixava a gente escovar os dela. Normalmente isso acontecia depois que a gente já tinha escovado o nosso, tirávamos a maior parte da espuma e pasta e fazia menos sujeira e ela adorava.
Um perigo grande que as mamães correm, achando que vão estimular o filho a escovar os dentes é ter uma escova para mamãe escovar e outra para o filho brincar. Mamães, imaginem seus filhos correndo com uma escova na boca? E se eles caírem, o melhor seria não pensar, mas tem que pensar, então zero de dar escova pra criança correr pela casa. Aqui a Malu aprendeu que escovar os dentes é somente no banheiro e nós tivemos que nos policiar pra não sair andando com a escova pela casa eu tinha essa mania herdada na adolescência, no começo a gente fechava a porta para delimitar o espaço, mas agora não precisamos fazer isso com tanta frequência (claro que tem vezes que ela tá com toda corda que o melhor é fechar a porta).
Assim aos poucos ela foi aprendendo a ter o costume de escovar pelo menos 2 vezes ao dia rigorosamente, ela ainda escova pela manhã depois do café e outra na escola depois do lanche. Como eu não tenho o controle na escola, eu não sei se ela escova direitinho lá e se sempre escova, então nem conto tanto.
E referente a pasta que eu uso com ela, são duas. Uma com flúor para escovar apenas 2 vezes ao dia e outra sem flúor para a escovação da manhã e na escola (na verdade 3, pois a da escola fica por lá, mas são 2 tipos). Tenho o instagram de uma dentista infantil que falou que a criança nessa idade só pode escovar 2 vezes ao dia com flúor e a quantidade de flúor na pasta deve ser de 1000ppm, ela foi ótima pois ainda tirou dúvidas que eu tinha.
Então depois do almoço e para dormir ela usa com flúor e as outras vezes são sem flúor, inclusive quando ela escova sem flúor deixo mais livre até para ela aprender a escovar sozinha. Por enquanto o negócio está dando certo e ela também deixa a gente escovar sem muita briga, o que é muito bom. A nossa nova luta é ensiná-la a não engolir a pasta e cuspir, mas acho que ainda vai ser para um próximo capítulo.

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...