O que pode e o que não pode na gravidez

Já contei milhares de vezes que engordei um tantão na gestação, mas mesmo com esse engorde todo eu não tive problemas com pressão, diabete ou qualquer outra alteração. Tudo sempre ficou muito bom. Mas eu sempre segui o que pode e o que não pode na gravidez segundo as minhas obstetras, mas passando um pouquinho o que podia a balança subiu (moderação, Sabrina, moderação).
Outro dia até coloquei no instagram do blog ( @mamaeemconstrucao ) o que se deve evitar e o que se deve preferir durante a gravidez e a partir daí começa a nossa conversa de hoje.
Primeiro, ficar neurótica com o peso não é uma coisa boa a se fazer durante a gravidez, o que se deve fazer é controlar o que se come e comer com parcimônia. Fazer uma dieta restritiva pode não ser benéfica ao seu bebê, então nada de pensar na boa forma e sim na saúde.


Então o que eu posso fazer e devo preferir?
Beba muita água, a água sempre será a sua melhor aliada. Ela vai te ajudar a não inchar muito, ir no banheiro regularmente, não ficar desidrata, colocar sempre o corpo no lugar. Então, garrafinha de água grudada o dia todo.
Suco não vale como água, tá?! Pois mesmo o suco sendo natural, ele contém açúcar e calorias. Sim, tu podes e deves tomar suco natural, mas não como substituto da água e sim do maldito refrigerante. E tente tomar teus sucos o mais natural possível, sem açúcar. Vais notar que ele mata muito mais a sede do que adoçado.
E o refrigerante? Evite, evite, evite!!!! Muito açúcar, muito sal, calorias, gás... Tem algo de bom nisso? Nada!!! E não troque por aqueles refrigerantes que se dão nomes de "águas", pois eles são refrigerantes e são péssimos da mesma forma.
Suco de caixinha normal é outro cheio de açúcares e conservantes, então corte. Existem, agora, algumas marcas de suco de caixinha que o suco é integral, não leva conservantes e nem açúcar, esses são bons e podem ser incluídos na sua alimentação. Mas lembre-se que ele deve dizer que é integral, dê sempre olhada no rótulo. Alguns que eu conheço e recomendo são Suvalan e Do Bem (não é jaba, bem que eu queria), o Suvalan tem tanto o normal quanto integral, então olhe direitinho a caixinha e o rótulo para não confundir.
Prefira sempre verduras, legumes e frutas. Quais? Os da sua casa!!! Sim, compre na feira ou no supermercado, leve pra casa e lave tudo bem direitinho.
Minha obstetra me proibiu comer qualquer coisa crua na rua, pois dependeria da real limpeza do lugar e das pessoas que trabalham ali. Então, garantia só em casa. Mas inclua esses alimentos na sua dieta em grande quantidade, pois eles serão sempre os seus amigos para deixar seu corpo mais forte e não teres problemas de saúde, como resfriados na gestação.
Trabalhas fora e não tem como almoçar em casa, seja amiga das marmitas. Além de ajudares com a tua saúde, ainda vais economizar, pois almoçar na rua sempre é mais caro.
Consegues almoçar em casa, mas vais pegar trânsito ou ficar muito tempo fora de casa, invista nos lanches rápidos, como frutas, barrinhas de cereal (sem um monte de chocolate), nozes, lanchinhos leves, mas que vão te ajudar a não comer besteiras fora de casa.
Muitas dessas dicas eu não fiz na gestação da Malu, algumas por falta de informação, outras por preguiça e outras por esquecimento. Mas a próxima realmente será diferente, pois não quero engordar enlouquecidamente como eu fiz e quero garantir estar bem depois. Pois fazendo isso, sem neurose de peso, com toda certeza o teu peso não aumentará tanto e para voltar ao corpinho de antes será mais fácil ainda, já que estarás acostumada a comer coisas saudáveis regularmente.
E o que evitar, além do refrigerante que eu já comentei, o café. Sim, o café pode afetar o aumento de peso do bebê duranta a gestação e pode causar parto prematuro. Existem estudos que falam que mesmo uma pouca quantidade, aquela recomendada por alguns médicos, pode ser prejudicial. Pois lembre que não só o próprio café apresenta cafeína, como o chocolate, o tal refrigerante de cola e ainda consumir café é cafeína demais para uma gestante. Seu bebê pode ficar abaixo do peso por causa disso, sofreres aborto ou parto prematuro. Faça escolhas, preferes uma xícara pequena de café ou chocolate, por exemplo. Eu preferiria o chocolate, mas tudo deve ser feito com moderação.
Cigarro eu nem preciso comentar os malefícios que faz, né?! Não só para quem está grávida como para qualquer outra pessoa. Mas gravidinhas, mesmo que vocês não fumem, evitem ficar perto de pessoas que estão fumando, pois também é prejudicial.
Álcool também deve ser evitado e como o café deve ser pensado antes de consumir. Lembro que os antigos diziam que tomar cerveja preta fazia a mulher ter mais leite, eu não sei se isso realmente acontece, então vamos deixar pra lá. Um final de semana deu vontade de tomar uma taça de vinho, faça, mas lembre que apenas uma taça, nada mais.
Uma dica que encontrei logo no início da gestação e que até hoje uso é tomar água com gás e limão, com água sem gás também faz o efeito esperado, quando estava com vontade de tomar cerveja. Inibe completamente a vontade de consumir álcool, pra mim foi excelente, pois ainda estava morando no nordeste e quase todo final de semana a gente saía com os amigos para barzinhos. Então eu chegava e já pedia a minha água e o meu limão e ficava tranquila. Mas lembrem que tem que ser o suco do limão, nada de colocar rodela de limão com casca na água.
Fast food também deve ser evitado, a quantidade de gorduras, sal, açúcar que tem naquilo não faz bem. Aumenta o teu ganho de peso, que pode aumentar tua retenção de líquido, aumento de pressão e pode causar também diabete gestacional. Claro que um ou outro não vai te fazer mal e nem ao teu bebê, o que não podes é ter isso por hábito e a toda janta ou almoço comeres um desses. 
Tudo que é tipo de comida gordurosa, frituras deve ser evitado ao máximo na gestação, pense sempre em moderação. Por isso que sempre se usa o termo evitar e não cortar completamente.
Gravidinhas, tentem evitar ou cortar a maioria desses "evitar" e aumente sempre os liberados. Claro que cigarro está no proibido, pois os malefícios que causam são enormes e nada justifica um único cigarro ser consumido.
O que pode e deve é fazer atividade física, tenha sempre a liberação do seu médico, converse com ele antes e diga qual atividade queres fazer. Eu fiz um pouco de caminhada e yoga e pra mim foi ótimo, não só para minha saúde como para a minha mente. Pilates e hidroginástica também são ótimas atividades para gestantes, invista nelas. 



Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...