Conversando com o marido

Eu não sei em quantos blogs ou relatos de outras mães as vejo reclamando do marido que não ajuda. Por acaso tu conversaste com o teu marido antes da gravidez? Ou durante a gravidez? Ou depois que o bebê nasceu? Conversar, não discutir!!!
Tudo bem que eu acho que conversar depois que o bebê nascer pode já ter passado um pouco da validade da conversa, mas sempre pode ajudar e ajuda mesmo.
Uma vez conversando com um amigo ele me comentou que tinha um casal de amigos que depois que o filho nasceu estavam quase se separando e conversando com esse tal amigo descobriu que ele e a mulher nunca tinham conversado antes da gravidez ou durante como queriam criar o filho, o que cada um pensava em fazer profissionalmente, os esquemas de casa, absolutamente nada. E amigas, isso não só tem que ser conversado como deve ser conversado.
Ter filho todo mundo sabe que não é fácil, mas se não houver um planejamento aí o negócio pode ficar bem pior. Não estou me referindo a gravidez que foi planejada ou não, já que quantas vezes sabemos que ela pode vir mais rápido do que o esperado, mas ok! engravidou, agora os dois devem sentar e conversar. Não precisa ser numa única conversa e resolver cada ponto, mas deve ser conversado durante a gestação, pois se deixar pra depois pode ser um pouco tarde.
Quantas vezes vejo mães reclamando dos maridos que não ajudam na casa depois que o bebê nasceu. Mas vamos ser sinceras, ele ajudava antes? Vocês dividiam tarefas? Ou achavas que só tu tinhas que fazer isso? Vocês tinham uma diarista e nenhum fazia nada em casa? Pensou nessas respostas?! A partir delas é que saberás como o seu marido pode vir a se portar quando o teu bebê nascer.
Ele não fazia nada, não lavava nenhum garfo e agora que o bebê está pra chegar queres que ele faça, bota a língua pra funcionar. Fale!!! Converse com ele e seja sincera "quero que faças a tua parte aqui em casa. Precisamos que laves a louça todos os dias ou coloques a roupa na máquina ou tudo isso."
Aqui em casa o negócio foi aos poucos, mas esse aos poucos foi antes mesmo de eu pensar em engravidar. No começo do casamento eu fazia tudo e ele fazia quase nada e ainda me deixava doida espalhando roupas por toda casa quando chegava do trabalho. Aos poucos eu comecei a ficar maluquinha com isso e foi a nossa primeira conversa ou ele começava a ajudar ou eu parava de fazer. Começou a ajudar!
Depois quando fomos morar em Olinda resolvi contratar uma diarista que ia umas 3 vezes por semana, depois passou para 2 vezes e depois 1, pois aos poucos ele começou a fazer mais em casa e não tínhamos necessidade de alguém tantas vezes, já que trabalhávamos o dia inteirinho. Chegamos a ficar um tempo sem diarista, enquanto ainda morávamos em apartamento, mas quando nos mudamos para uma casa na vila precisamos de alguém 1 dia por semana e era o suficiente.
Quando começamos a pensar em ter filho, começamos a conversa em como queríamos criar, o que faríamos, quais as nossas opções. Por exemplo, a babá para o primeiro filho sempre foi um item cortado, pois sempre achei que daria conta sozinha de apenas uma criança. Mas sempre vimos a necessidade de ter alguém ajudando com os afazeres domésticos. No começo pensamos em alguém todos os dias e antes mesmo da Malu nascer vi que também não precisaria ser todos os dias.
Nesse caso de não ter empregada o negócio foi mais uma escolha minha, pois eu não consigo me acostumar com alguém na minha casa todos os dias. Já acho demais 2 dias, mas vejo a necessidade, mas todos os dias pra mim seria sufocante. Claro, que mais na frente quando um segundo bebê chegar posso mudar de ideia, mas por enquanto, com a Malu está tranquilo.
Mas essas opções foram tomadas a partir de várias conversas, como quando minha afilhada nasceu e vi o o meu compadre totalmente paizão, dando banho, trocando fraldas... e na mesma hora disse pro marido "quero que contigo seja da mesma forma" e ele em nenhum momento disse que não, muito pelo contrário. E isso SEMPRE esteve claro.
Se não conversares com o teu marido antes, caso ele ache que preferes que ele não faça, ele não vai fazer, só se ele for muito proativo e queira fazer tudo isso. Porém alguns homens precisam escutar da boca da mulher com todas as letras e quase que pausadamente. Conversem!!! 
Gurias, meu marido não é perfeito e acho que está até longe disso, mas não posso reclamar em nada nele como pai. Ele assumiu várias tarefas com a Maria Luísa, como o banho da noite, colocar pra dormir. E ainda achamos bacana, pois é um momento que eles podem curtir entre pai e filha, já que eu fico com ela pela manhã e algumas vezes ele ainda tem que viajar ou trabalhar até mais tarde e perde alguns momentos. 


Eu tenho certeza absoluta que se eu não tivesse conversado com ele, isso nunca teria acontecido, pois muitas vezes ele não fazia algumas coisas e quando eu perguntava o motivo de não ter feito ele respondia que achava que eu não queria que ele fizesse ou que eu achasse melhor eu mesma fazer. Mas aos poucos, algumas coisinhas que eu achava que eu fazia melhor ensinava a ele como fazer, até mesmo tirar uma blusa sem machucar as orelhinhas dela. Claro, que eu vejo que tenho uma facilidade enorme de conversa, vocês já veem por aqui que falo sem parar. Mas sempre mulher fala mais que homem, então conversem com o maridão.
E outro detalhe importante, principalmente para as tentantes e gravidinhas, não digam que vocês já sabem que o marido não vai ajudar, não vai fazer, não isso e não aquilo. Quando vocês dizem isso, vocês já estão justificando por eles ou até os deixando chateados com essas afirmações (o meu, pelo menos, fica se falo qualquer coisa desse tipo). Pois se vocês os escolheram para ser o companheiro de vocês para a vida inteira e para te cuidar quando ficares velhinha, ele com toda certeza saberá cuidar do ser mais importante da vida e do amor de vocês. 

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...