Segundo filho


O povo agora bombou no segundo filho, tenho amigas que já partiram pro segundo e eu já recebo a pergunta "E aí, quando vem o segundo?!" Antes eu já tinha uma resposta na ponta da língua "esperar pelo menos os 2 anos da Malu". Mas agora os 2 anos já chegaram e já estão se transformando em 3 e a história mudou "2016!". O problema é que o tal 2016 está chegando...
Pois é, os 2 anos pularam porque eu comecei a investir no meu trabalho, foi uma decisão nossa eu engravidar 'logo' e depois começar a trabalhar, mas vi que ter um filho é abdicar de muitas coisas, principalmente do trabalho, ainda mais quando se é a mãe. Não adianta, filho fica doente e quem socorre somos nós mães. 
Aí pensar em um segundo filho começa a pairar a história "deixar a minha carreira para trás". Vejo que mais pra frente com a minha carreira consolidada seria tranquilo arrumar a agenda, mas agora eu estou na fase de abraçar o que aparece. A Malu já está maior, já fica com o pai sozinha ou até mesmo com os avós, então o trabalho começa a pegar mais o meu tempo sem tantos ressentimentos. Porém com um bebê pequeno, não tem como.
Agora nos mudamos e o apartamento não é muito grande, a possibilidade que temos de nos mudar é esperar uns 2 anos, então 2016 cai por terra. Mas o que realmente está pesando, são os gastos absurdos com estudos: mensalidade de uma escola boa, material escolar, uniforme... é de pirar. 
Semana passada quando saíamos da loja de uniformes meu marido olha pra mim e diz "o problema não é o apartamento pequeno para uma próxima gravidez, é o quanto gastamos com estudos". E não tem como negar. 
Quando a gente pensa em ter filhos nós sempre queremos dar o melhor e pensar que para ter um segundo filho ficará mais complicado, eu travo. E aos poucos parece que a ideia do segundo vai ficando de lado.
Algumas amigas engravidaram e tiveram seus segundos e eu tava achando tudo tão fofo, tão lindo, já me imaginava de barrigão, fazendo enxoval, mas quando encontrei com elas e começamos a conversar sobre toda a função de trocas de fraldas, noites mal dormidas, ficar em casa sem sair porque o bebê é muito pequeno, amamentação, me dividir entre duas crianças... deu, parei, segundo filho, não sei não.
Posso estar sendo egoísta, mas penso na Malu, não quero que ela mais pra frente seja privada de algumas coisas por uma possível impossibilidade momentânea de não ter muito bom para os dois. Eu sei que agora estou me firmando no meu trabalho para dar o melhor e por causa disso ter outro bebê seria parar tudo, tudo o que estou fazendo e começando a conquistar em passos curtinhos, curtinhos, mas são meus passos.
Será que eu posso ser egoísta? A maternidade me permite? Ou sou egoísta pensando na minha filha? 
Eu não sei se vocês já se pegaram pensando nisso, mas eu estou nessa fase. Já entrei em parafuso, já chorei sozinha no banheiro pensando nessa impossibilidade de ter um segundo, pois eu tinha tudo planejadinho, do mesmo jeito que fiz na gestação da Malu e agora tudo começa a ser deixado de lado. Não está sendo nada fácil pensar assim, eu sei que tudo tem seu tempo e o ano que vem eu posso ver que o planejado tem que ser mantido, mas hoje eu ainda estou assim.
Parece que o primeiro filho a gente embarca de cabeça sem pensar, mas quando é o segundo, nós já temos o primeiro e tudo é diferente. Colocamos tudo na balança e, por enquanto, está pesando bastante o não segundo filho. 
O que está me fazendo ter essa pressão? O tempo! Eu não queria que a Malu tivesse muita diferença de idade do irmão mais novo, mas só vejo esse tempo aumentando e aumentando. E como é o meu cálculo? Queria que o segundo baby nascesse em 2016, pois em 2017 fazemos 10 anos de casados e a ideia era comemorar com uma festa estilo casando novamente e grávida não seria uma opção. Também queria que a família já estivesse formada até lá. Mas se eu deixar passar 2017 a Malu já vai estar com mais de 5 anos e acho muito tempo entre um filho e outro. Vocês acham que eu sou doida? Eu acho, mas isso não me sai da cabeça.
Será que eu sou normal ou mais mães pensam como eu? 
Por enquanto, mas por enquanto, Malu é filha única.

Beijos. 
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Oi Sabrina!
    Então.. eu digo, e com propriedade, tenha! E não espere tanto, lembre-se que quanto mais se espera mais trabalho dá. Agora ainda é fase de quem tem trabalho com um tem com dois, mas se esperar muito aí sim é recomeçar de verdade.
    As pessoas que conheço que sempre sonharam em ter dois filhos e esperaram demais, ou tiveram bem depois e parece como ter o primeiro de novo (porque se esquece tudo e todos os cuidados são dobrados como no primeiro), ou deixaram pra lá o sonho e se arrependem (hoje mesmo conversei sobre isso com uma amiga da esao, que esperou demais, se arrepende mas não quer recomeçar).
    O intervalo dos meus é de 2 anos e 3 meses. Sim, dava muito trabalho. Sim, ainda dão. Mas sei que um dia desses vou estar tranquila com os dois, tudo se ajeita ao mesmo tempo. Os custos com escola, sim são dobrados.. e dá, ainda cabe no orçamento. Conheço colegas dos nossos maridos que resolveram não ter filhos porque o orçamento não dá, eu sinceramente acredito que isso seja medo ou desculpa, com tudo planejado dá certo (nós temos planos de previdência júnior para os estudos dos nossos filhos quando chegarem à faculdade!).
    Eu sempre sonhei em ter dois filhos e não abri mão nem por um instante. O primeiro, Gui, deu muito trabalho, teve cólicas terríveis até 6 meses, chorava dia e noite, eu poderia ter desistido mas sabia que era fase, e passou. Sempre pensei que ter um irmão é maravilhoso e que um dia, quando eu e meu marido não estivermos mais aqui os irmãos teriam um ao outro. Muitas me disseram que o amor/amizade não era garantido, que irmãos brigam e tudo mais. Eu penso que o que importa é o amor, quando a base familiar se consolida com amor/amizade nada separa. Sou assim com meus irmãos e queria isso para o meu pequeno. Hoje Sofia chama o irmão de 'meu Gui', são melhores amigos (e piores também!), nada mais lindo do que ouvir 'eu te amo Gui' 'eu te amo Sofia'.
    Pense nisso! Não quero forçar nenhuma decisão, mas te mostrar que pra tudo se tem jeito nessa vida, já que a carreira não deslanchou de fato, os passos de formiguinha podem continuar por mais um tempinho e depois o crescimento virá junto com o sucesso (também estou nessa fase!).
    Beijo grande lindona, fica bem e que a sua decisão seja a melhor para a sua felicidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando!!!! Estou pensando... sei o quanto ter um irmão é maravilhoso e por isso queria que fosse próximo, mas agora não me vejo com outra criança em casa, ainda mais um bebê. Vamos ver, vamos ver.ehehe Obrigada!!! bjsss

      Excluir
  2. Ai pois é Sabrina... Também estou nesse momento desejo/sonho/medo do segundo filho... não está sozinha nesta loucura. Mas acho que aqui o desejo vai ganhar! Ainda mais depois que li sobre a tabela chinesa sobre a escolha do sexo do bebê! Já ouviu falar???
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso!!! Não conheço essa tabela, passa pra mim!!! BJss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...