Desejo de grávida

Foto retirada da internet

Os desejos na gestação só são entendidos por mulheres que já estiveram ou estão grávidas e nessa gama ainda as que tiveram desejos e entenderam que alguma vontade era um desejo, fora isso, qualquer grávida é tida como louca, mimada e carente. E podemos dizer que isso é muito chato.
Eu tive desejos, nada muito bizarro, mas tive. Lembro que o um dos mais marcantes foi doce de figo quando estava em Porto Seguro. Fomos num mercadinho dali e o que tinha não tinha cara bonita e não comprei.rsrsrs O Daniel não me aguentava e só consegui matar a vontade quando fomos pra Rio Grande, onde minha maravilhosa mãe conseguiu achar exatamente o doce que eu queria. Nem preciso dizer que não queria dividir o doce com ninguém.
Na gravidez foi quando começou o meu amor por pimenta, coisa que odiava com todas as minhas forças antes disso. Eu tinha um trauma de quando era pequena que soquei um monte de pimenta em uma sopa, claro que não consegui tomar nem apenas uma colherada daquilo. Odiei tanto que não tinha jeito de colocar nada com pimenta na boca. Mas a partir da gestação passei a amar tanto que mal sentia quando colocava na comida, enquanto o marido suava sem parar.
Mas quis além de contar alguns casos meus pesquisar o motivo disso tudo acontecer, pois a minha mãe quando estava grávida da pessoa aqui, disse que quis comer cera de carro. Isso eu não tive, mas muitas amigas e conhecidas me relataram coisas parecidas.
Nessa pesquisa encontrei na Revista Crescer que a partir da 12ª semana o controle dos hormônios deixa de ser feito pelos ovários e é feito pela placenta e assim, as características do estrogênio, por exemplo, mudam. E isso acarreta a maravilhosa oscilação de humor e também do gosto, do cheiro e preferências alimentares.
E daí é que vem ter vontade de comer o que não se está habituada e rejeitar alimentos que antes se gostava. Eu, por exemplo, comecei a odiar chocolate branco, coisa que eu enlouquecia por um pedaço antes.
Também dizem ter a parte emocional, mas que é tudo feito de forma inconsciente, pois a mulher fica mais sensível e carente e assim tem certas vontades para ter atenção do companheiro e familiares. E quando ela tem o desejo atendido se sente acolhida.
Mas, é claro, que nem todas as grávidas sentirão o mesmo, não se preocupe. É o mesmo princípio da TPM, algumas mulheres ficam mais sensíveis que outras.
Os enjoos também ajudam as grávidas a terem alguns desejos: vontade de coisas mais ácidas, geladas, azedinhas...
Nisso lembro de outra das minhas loucuras. Logo no começo da gestação eu não queria comer doces (podia ter ficado até o final da gestação e depois dela também assim), mas o que eu gostava era apenas de chocolate ao leite da Lacta, não só gostava como amava e só queria comer isso e tinha que ser dessa marca. E também limão e o que fosse gelado com limão. Aí pedi ao meu maridinho que fosse ao supermercado comprar chocolate o específico, limão e mais umas coisinhas que nem lembro, mas os dois primeiros itens eram importantíssimos.
Marido chega e diz que não tinha limão no supermercado, mas confirma que comprou chocolate. Já não fiquei muito feliz, aí a pessoa abre o armário e encontra chocolate ao leite da Arcor. Pessoas, vocês não imaginam como eu fiquei maluca.rsrsrsrs Nada contra a Arcor, amo as tortuguitas, mas naquele momento só tinha um único chocolate que eu queria. Chorei, disse que estava enjoada e não conseguia sair de casa e ele não foi em outro supermercado para encontrar o que eu pedi. Aquele drama, mas naquele momento só uma grávida entende a outra.
Então maridos, se a sua mulher pediu algo específico, não tente comprar outro. Ele ainda veio me dizer que a cor do pacote era o mesmo do que eu tinha pedido.rsrsrs
Os meus desejos eram mais “normais”, mas como eu falei algumas mulheres querem comer coisas estranhas como tijolo ou barro, a síndrome chama picamalácia (desejo por substâncias não alimentícias). Mas essa patologia é incomum e nada tem a ver com os desejos de cardápios diferentes.
Existem várias teorias para explicar esse hábito, mas nenhuma completamente aceita. Algumas dizem que é a grávida inconscientemente tentando corrigir alguma deficiência nutritiva e outras ligam o fato à deficiência de ferro no organismo da mãe. Assim sendo, é melhor que tu converses com teu médico para ver se há necessidade de ajustar a sua quantidade de ferro e para isso terás que fazer exames.
Alguns nutricionistas e profissionais de saúde alternativa acreditam que possa ser um sinal de carência vitamínica ou proteica. Mas cada médico pensa de um jeito diferente, por não haver real comprovação científica sobre isso, como eu disse antes.
Então maridos, nada é puro fricote e sim, os desejos existem, e o melhor é que vocês façam esse carinho com as mulheres de vocês. Elas merecem!

*Informações retiradas da Revista Crescer e site Baby Center
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...