6 Mitos e Verdades - Odontologia para gestante - Por Dra. Aíla Caraciolo

 Olá mamães, no post anterior falei para vocês dá importância do pré-natal odontológico. A maior dificuldade que nós dentistas enfrentamos na realização do pré-natal odontológico, advém das crenças negativas da associação entre gravidez e visita ao dentista, causada principalmente pelo medo de que o tratamento dentário possa fazer mal ao bebê.
Pois bem, isso não é verdade e é exatamente por estar grávida que a mulher precisa dos cuidados do dentista. Com o intuito de esclarecer melhor e desmistificar o atendimento às gestantes, vou explicar as dúvidas mais frequentes.     

Posso fazer tratamento dentário durante a gravidez?
Sim. Em qualquer período gestacional, vocês gestantes podem ser atendidas, embora o segundo trimestre seja o momento mais oportuno. Já em casos de urgências não há restrições para nenhum semestre.
Antes de tudo, a gestante precisa ter saúde, portanto, procurem um profissional capacitado, tirem suas dúvidas e realizem os procedimentos necessários.  É importante que ao procurar o atendimento, vocês, futuras mamães, se preocupem em marcar as consultas no horário que se sintam mais confortáveis, pois sabemos que no período da manhã os enjoos aparecem com maior frequência. 


Imagem retirada da internet

Posso realizar Raio-x durante a gravidez?
Sim, a gestante pode ser submetida a radiografias, se realmente o dentista julgar necessário, e de preferência no 2º e 3 º trimestre de gestação, dessa forma é importante que sejam criteriosamente indicadas e realizadas corretamente. Além disso, devem ser respeitados os critérios de biossegurança com o uso do avental e colar de chumbo em qualquer fase gestacional, com todos esses cuidados o feto não é exposto a níveis de radiação que possam causar consequências negativas.

Eu posso ser anestesiada durante o tratamento odontológico?
É seguro realizar procedimentos odontológicos sob anestesia local em gestantes. O dentista deve optar pelo anestésico melhor indicado para as gestantes, mas caso julgue necessário deve entrar em contato com o obstetra e discutir outras opções.

Imagem retirada da internet

Meus dentes ficam mais fracos durante a gravidez?
Isso é mito, muitos falam que a cárie é uma sequela da gravidez. A ideia é que a cárie seria o resultado de uma descalcificação dos dentes da mãe durante a gestação para suplementar minerais no crescimento do feto ou reforçar os dentes do bebê. Porém, isso não tem nenhum respaldo cientifico, fiquem tranquilas, se a cárie surgir será em decorrência de outros motivos tais como: vômitos frequentes, aumento da ingestão de açúcares, carboidrato e alimentos pastosos, má higiene bucal e falta do uso do flúor.
Em outras palavras seus dentes não ficam fracos e nem a gravidez leva à perda de cálcio dos dentes da mãe para o seu bebê.

E o flúor? Eu devo tomar durante a gravidez?
O fato de a gestante tomar flúor durante a gestação não significa que o bebê terá menos cárie. Não deve ser realizada suplementação sistêmica de flúor por meio de medicamentos, pastilhas ou líquidos durante a gravidez, essas recomendações eram feitas no passado.
Hoje, sabe-se que o principal mecanismo de ação do flúor deve-se à sua ação pós-eruptiva, ou seja, ele é mais importante depois da erupção dos dentes, que se inicia mais ou menos aos 6 meses de idade.

Imagem retirada da internet

Qual cuidado devo ter com a higiene bucal?
Os cuidados são os mesmos de uma mulher não grávida: limpeza diária dos dentes com uso adequado da escova e fio dental.
A qualidade dessa limpeza é mais importante do que a frequência. Se houver algum ponto da gengiva com sangramento, essa região deverá ser limpa melhor. Se após 3 dias a gengiva continuar sangrando, a gestante deve procurar a ajuda de um dentista.

Espero ter deixado claro todas as dúvidas. Sinta-se a vontade para enviar perguntas por e-mail ou deixe aqui seu comentário.

Sigam no instagram @draailacaraciolo











Dra. Aíla Caraciolo
Especialista em Odontopediatria



  
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...