Meu filho caiu. E agora, o que fazer?

queda da criança

Qual pai ou mãe não fica preocupado da criança cair e bater a boca não é mesmo?
Os traumatismos dentários são muito frequentes na infância, quando as crianças estão aprendendo a andar, e tem a necessidade e curiosidade de descobrir coisas novas, esses acidentes podem repercutir em lesões nos dentes e na boca como um todo.
A maior parte dos acidentes envolvendo crianças ocorre em situações onde não acontece a supervisão de um adulto, como piscinas, escolas, creches, etc., podendo haver choques contra superfícies duras, quedas de brinquedos, escorregadores, quedas de alturas mais elevadas ou da própria altura, dentre outras situações.
criança caiu

Já nas crianças de 7 aos 14 anos estão na fase do esporte, da diversão, brincadeiras com skates, patins, bicicletas, piscina e bola são bem comuns, por isso nesta etapa os traumatismos bucais são também frequentes. Durante a adolescência, os traumas podem ser consequentes tanto de acidentes como de agressões propositalmente praticadas.
Os traumas na maioria dos casos resultam em dor, aí vem o desespero da criança e dos adultos pela cena do filho machucado e pela suposição quanto à gravidade do ocorrido!
Após o ocorrido é necessário recorrer a um cirurgião-dentista para que sejam resolvidos os problemas do presente incidente, visando minimizar possíveis sequelas nos dentes decíduos e permanentes.
É importante que se tenha sempre o telefone do consultório e o celular do Odontopediatra do seu filho à sua disposição. Pois realizar o contato é fundamental, não importa o horário, é preciso relatar o ocorrido e marcar uma consulta assim que possível. Saiba que quanto mais rápido o atendimento melhor o prognóstico do tratamento.
Os dentes podem laceram (cortar) a mucosa bucal quando acontece o choque da pancada e muitas vezes acabam “quebrando”, “rachando”, “entrando para a gengiva”, “saindo da boca”.
Se você se munir de informações importantes sobre o que fazer no momento, tudo será mais tranquilo de lidar.
O que fazer no momento do trauma?

- Manter a calma pra conseguir ajudar a criança
- Observe onde ocorreu o acidente, pois havendo contato com material contaminado como areia, terra, etc. realize uma limpeza com água corrente e pano limpo, e EVITE esfregar, para não machucar mais ainda o local.

PS: É muito importante que a vacinação contra tétano esteja em dia.
- Procure estancar o sangramento com gaze, lenço ou um tecido limpo (para ver de onde está vindo o sangramento)
- Coloque uma compressa com gelo no local.

E se o dente ficou um pouco mole ou saiu da posição? 
deslocamento

- Nesses casos precisa procurar atendimento o quanto antes, para se obter um melhor prognóstico, é importante nesse período antes do atendimento a criança não ingerir alimentos de consistência dura.
Se ocorrer do dente sair totalmente com raiz e tudo (uma avulsão dental)?
- Sendo dentes decíduos (leite) não costumamos realizar o reimplante, pois não temos muito sucesso, porém é importante buscar atendimento o quanto antes.
- Se o dente for permanente:
 -> Ache o dente.
-> Pegue o dente somente pela coroa. Não toque na raiz.

*Resíduos devem ser cuidadosamente retirados do dente com soro fisiológico. Não esfregue o dente.
*Coloque o dente de volta no seu lugar (no alvéolo) na boca da criança.
*Não se esqueça: a parte côncava do dente é do lado de dentro da boca. Faça a criança morder uma gaze ou um pano limpo, para que o dente se mantenha na posição. Procure imediatamente um dentista.
*Se você não conseguir colocar o dente em sua posição, mantenha-o em uma solução de soro fisiológico, ou no leite, ou mesmo num recipiente com a saliva da criança e procure imediatamente um dentista. O resultado final de um reimplante depende muito do período que o dente ficar fora do alvéolo e da conservação do mesmo nesse período. O dente deverá ficar fora de seu alvéolo o menos tempo possível.

E se o dente quebrou?
* Se ocorrer a fratura do dente, procure o fragmento, coloque no soro, leite ou saliva e leve ao dentista. Muitas vezes é possível realizar a colagem do fragmento e recuperar a estética do dentinho.
como salvar o dente

Atenção!! As maiores complicações devido a traumas, tanto nos dentes de leite como nos dentes permanentes, acontecem por falta de atendimento imediato e controle realizados no consultório pelo profissional.
Fonte: Revista APCD
Manual de traumatismo Dental.
Odontopediatra




Dra. Aíla Caraciolo /Especialista em Odontopediatria

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Olá Sabrina.

    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.

    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.

    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o Mamãe em Construção.

    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?

    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.

    Até Já

    Equipa Swonkie

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...