Minha filha tem um melhor amigo

criança não namora

Minha filha tem um melhor amigo!
Sempre achei que quando esse dia chegasse seria super bacana e ele foi, mas também vimos alguns preconceitos e estranhezas. 
A Maria Luísa é uma criança muito alegre e ama todos os coleguinhas da escola, mas tem um, em especial, que ela tem uma amizade maior, o Rafa. Sim, um menino!
Quando começamos a notar que a Maria Luísa era muito mais amiga do Rafa do que das meninas, achamos muito legal, pois sabemos que o "normal" é que as meninas e meninos fiquem em um grupos separados. Mas a turma da Malu tem essa peculiaridade, os meninos e as meninas brincam juntos, os meninos amam brincar de casinha e as meninas também adoram brincar de carrinho e isso faz com que eles sejam muito mais conectados, então não é incomum ver as meninas terem como seus melhores amigos um menino e vice versa. 
E assim começou a amizade dela e do Rafa...
Com a amizade deles aumentando, também aumentou a nossa amizade com os pais dele e assim foi fácil deixar a Maria Luísa dormir na casa do amigo quando necessitamos por causa de um compromisso de trabalho. Vou dizer que não foi algo fácil pra mim, mas não por ele ser um menino, e sim por ver a minha filha tão pequena ir dormir na casa de outra pessoa. Para nós a única preocupação era essa, mas ao contarmos para outras pessoas que ela tinha ido dormir na casa de UM coleguinha, muitos acharam muito estranho dizendo "mas ele é menino, não é?" Sim, é! E daí?

criança não namora
Quando o Rafa dormiu aqui em casa. Foto arquivo pessoal.

As pessoas tem a mania de já erotizar algo que para as crianças são apenas crianças, elas não tem ainda aquela divisão meninas e meninos e nem pensam em nada mais do que brincar com o amiguinho. Isso que nem entrarei no mérito que já se achar que não existe amizade entre homem e mulher. 
A amizade dos dois começou no meio de 2015 quando o Rafa entrou na escola e aumentou muito o ano passado, quando a Malu dormiu na casa dele e depois ele dormiu na nossa. Só que este ano as coisas mudaram um pouco, como eles são muito grudados, começaram a se referir a eles como "namorados", isso chateou tanto a gente quanto aos pais dele, pois só vemos os dois como grandes amigos e não como namorados, já que eles são crianças.

criança não namora
Malu com o Rafa e a irmãzinha dele que ela é apaixonada

Começamos a perceber isso quando a Maria Luísa chegou em casa e na hora do jantar comentou que uma amiguinha disse que eles eram namorados. Ela falou que ficou muito triste, pois eles não são namorados, ela é amiga do Rafa, muuuito amiga (palavras dela). O Rafa, inclusive, a chama de minha parceira, onde mostra muito o laço de amizade deles e total inocência na relação. 

amizade entre crianças
Não podia deixar essa foto fora. Ela trata a mana do Rafa como sua irmã. 

Isso aconteceu não por maldade da colega e sim por ela já ter uma irmã mais velha que já fala disso em casa. As crianças nessa idade agem muito por influência e os irmãos mais velhos são um pouco de ídolos delas e por isso a colega agiu dessa forma. 
Minha preocupação e o meu papo com vocês é exatamente a partir daí, o quanto podemos mal influenciar os nossos filhos. Tanto eu e o meu marido quanto os pais do Rafa achamos muito legal e saudável a amizade deles, gostamos de como eles são muito amigos e gostam muito um do outro e nos deixa um tanto quanto preocupados que a influência externa possa prejudicar algo tão doce e ingênuo. Sabemos que cabe a nós pais e responsáveis conversar com as crianças, caso o assunto chegue, e explicar que só quem namora é adulto. A Malu, inclusive, já tem isso na ponta da língua e fala para quem perguntar. Sim, a partir disso já houve esse papo por aqui e deixamos bem claro que criança brinca e que depois de adulto é que se namora, sem rolar aquele tom de proibição e sim uma conversa tranquila onde ela entendeu, no auge dos seus 5 anos, que isso não é coisa de criança.
Um dia "andando" pela internet me deparei com uma campanha encabeçada pelo Governo do Estado do Amazonas sendo replicada várias vezes chamada "Criança não namora, nem de brincadeira", que tem parceria do blog "Quartinho da Dany" - '#CriançaNãoNamora é uma campanha da Sociedade de Psicólogos e Conselhos Tutelares, com o objetivo de conscientizar pais e responsáveis sobre relacionamentos infantis. O nome da relação entre crianças se chama: Amizade. Insistir em namoro na infância é adultizar as crianças e incentivar a erotização precoce. Criança tem que ser criança. Infância precisa de proteção e diversão.' Tu encontras um pouco mais sobre o assunto no site da Revista Crescer.

amizade entre crianças

Achei perfeita, pois é exatamente isso que estamos passando agora, nós queremos deixar nossos filhos na inocência deles. Eles estão se descobrindo como pessoa e nesse momento eles só querem é brincar com o colega e não namorar, pois eles nem tem qualquer tipo de compreensão sobre isso. A Maria Luísa ter um menino como melhor amigo não é um bicho de sete cabeças, mostra que os dois tem mais afinidades entre eles do que com outros colegas, apenas isso. 
Respeitar que os dois sejam apenas amigos, que é o que se espera na idade deles, é respeitar o direito deles serem crianças e aproveitarem a infância da melhor maneira possível. 

Outros blogs também falam sobre isso: Baú de Menino.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...