Batizado e Apresentação

Já que o babado da semana é o batizado real, nada melhor do que falarmos sobre o assunto.


O batizado é feito pela igreja Católica e proporcionará a criança batizada a benção e a graça de Deus.
Já na igreja Evangélica o batizado só é realizado quando a pessoa já faz uso das suas razões e está arrependido de seus pecados, mas existe a apresentação pública a Deus, onde se agradece pela vida da criança.
Qualquer um dos dois pode ser feito com tudo programado, pode ser feito festa depois, a única diferença é que na igreja Evangélica é feito em um culto normal e só se avisa antecipadamente e na igreja Católica tem dia específico.
O da Maria Luísa foi feito no Rio de Janeiro na igrejinha fofa do Colégio Militar, foi bem bacana, pois o meu marido estudou lá por muitos anos. A Malu tem 2 casais de padrinhos, um de batismo e outro de consagração à Maria. 


Em algumas igrejas só existem os batismos comunitários onde várias crianças se batizam juntas, mas em outras tem o individual. Na igreja que a Malu foi batizada tinha os dois estilos, mas como eu precisava de uma data específica fizemos o individual. 
Cada um tem seu estilo, mas eu acho que batizado é algo bem íntimo e familiar, então fiz para poucas pessoas, acho que convidei umas 20 pessoas e foram umas 15, pois tinha uma tia do meu marido que estava bem doente na época e não pode comparecer. E eu amei que foi assim pequeno.
Nas "minhas" festas sempre tento fazer só com as pessoas que eu sei que vão curtir aquele momento como se fosse delas, que vão transformar a festa em totalmente familiar. O meu casamento foi assim e pareciam que todas as pessoas se conheciam de anos, pois foi uma alegria só e todo mundo brincando com todo mundo e tentei sempre que todas as outras fossem nesse estilo. 
O batizado algumas vezes é longo, no Rio estava um calor absurdo e não é todo mundo que curte acordar cedo num domingo, então por isso a escolha de pouca gente.
Com pouco mais de 1 mês de antecedência fomos na igreja marcar a data, fiz a arte do convite e mandei por email pra todo mundo. 
Com uns quase 2 meses antes eu encomendei a roupinha do batizado. Normalmente a roupa do batizado é dada pelos padrinhos, mas como eu queria uma roupa específica, a madrinha da Malu deu outro presente. A roupa que eu queria era um mandrião, acho lindo e queria que fosse algo que ficasse na família, com certeza meu próximo filho será batizado com ele, os meus netos e assim por diante. 


Pra mim foi um investimento super válido, pois ela ficou lindíssima nele. 
O mandrião foi o item super comentado no batizado do príncipe George, mas tanto bebês meninos e meninas podem usar, não é um vestido, como muitos disseram. E o dele era lindíssimo!!! Mas normalmente eles são branquinhos, para simbolizar a pureza, diferente de como foi o dele.


O da Maria Luísa eu mandei fazer no interior de Pernambuco, em Pesqueira, ele é com renda renascença. Tive que tirar as medidas dela e mandar com uma média do que ela iria crescer até a data e ficou perfeitinho. E as meninas foram super solícitas, já tinha comprado com elas a primeira roupinha que a Malu usou na maternidade e um vestido lindo que a minha afilhada usou, coincidentemente, no batizado da Malu. Tudo muito lindo e não é tão caro como em lojas conhecidas.

Eu cortei essa foto, para ela ficar mais próxima.eheh



A cerimônia de batizado foi linda e a parte da apresentação a Maria foi lindíssima, nunca tinha visto nada parecido e foi emocionante. 





O nosso único problema, como eu disse, era que estava um calor absurdo. Tanto que a Malu saiu da igreja sem roupa, pois o mandrião é lindo, mas é quente para todo aquele calor. 

As vovós, o vovô e a Malu já sem roupa por causa do calor.
Depois fizemos um almoço no salão de festas da casa da minha cunhada. o cardápio foram salgados de entrada, canelone com saladas como prato principal e docinhos, bolo e cupcakes de sobremesa.
Os canelones foram feitos em família, os cupcakes minha mãe trouxe de Rio Grande do "Cupcake da Kaká" e o bolo encomendado pela minha cunhada foi de uma vizinha/amiga que fazia bolos confeitados muito lindos. Os doces foram de uma moça lá do Rio que aproveitei e contratei a parte dos garços, foram duas pessoas para me ajudar já que eram bem poucas pessoas convidadas. Mas precisava de alguém para montar os pratos antes da gente chegar, pois era hora de almoço e todos estariam com bastante fome. E também para servir as bebidas e arrumar tudo depois, pois odeio ter que fazer isso e ainda precisar de mais gente para ajudar no final. 
















A decoração foi toda personalizada e pensada por mim, mas executada pelo marido, pois eu não tinha tempo de me arrumar, arrumar a Malu e ainda arrumar o salão no dia. Foi bem simples, mas eu amei.


As lembrancinhas foram água benta com um lindo tercinho (dado pela Sandra), água mineral personalizada e bem bentos dados pela dinda (minha cunhada). 




E outro item que eu não me arrependi foi de ter contratado uma fotógrafa para o momento. Não nos preocupamos de ficar sem o registro de qualquer momento, as fotos ficaram lindas e retrataram todo aquele lindo momento de abençoar e apresentar a Deus a minha pequena. A fotógrafa é a Viviane Ricardo que também fez o meu book gestante e as fotos ficam impecáveis.

Giovanna (minha afilhada) e o Ugo lindão

Só não esqueçam que os padrinhos devem fazer um curso antes e também os pais, nós não tivemos problema pois nós e os padrinhos da Malu tinham feito o curso há menos de 2 anos, mas todos devem fazer. Os padrinhos de consagração não tem a mesma necessidade.
Para os Evangélicos, agora, também estão escolhendo padrinhos para seus pequenos, mas não é uma prática tradicional. 

Beijos.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Lindo post!!! Amei a consagração a Maria!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Eu também amei e me emociono só de lembrar. Beijos

      Excluir
  2. Sabrina td bem?? O batizado no militar tava lindo, vi o post. O padre que fez a cerimônia era o padre Freitas? Vou fazer do meu filho lá e a secretaria passou ele como padre. Obrigada e bjs Sylvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sylvia, eu não lembro o nome do padre. Minha cabeça de mãe, não me deixa lembrar.eheh Mas te garanto que vai ser lindo!!! bjss

      Excluir
  3. Lindo o batizado, parabéns! Você tem o contato dessa pessoa que fez o mandrião. Gostaria de fazer um pro meu filho. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço mil desculpas, mas simplesmente o blogger não me passa mais nenhum comentário e eu não tinha mais visto nada desde que meu layout mudou. Imagino que agora não te adiante mais, mas foi em Pesqueira que mandei fazer, em Pernambuco. Beijos

      Excluir
  4. Oi Sabrina, tem como você confirmar o nome do padre que fez a celebração, tem como você verificar na certidão de batismo, lá tem o nome do padre. Desde já agradeço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...