Yoga

Eu desde que descobri que estava grávida queria ter uma gestação ativa. Eu não sei quem viu o filme Sex and the City, onde a Charlotte tinha o costume de correr antes da gestação e quando engravidou ficou com medo, mas aos poucos foi se soltando e voltando a correr. E eu queria fazer o mesmo, ser a atleta gestante.
Mas como nem tudo é como queremos...
Logo que fui pro consultório da minha médica pela primeira vez eu ficava incomodando e perguntando quando eu poderia começar a fazer atividade física, pois como contei um pouquinho aqui eu tinha virado um pouco rata de academia antes de engravidar e não via a hora de poder voltar.
Depois de tentar me segurar bastante a minha médica me liberou yoga com milhões de restrições antes dos 3 meses, pois atividade física para gravidinhas só é recomendado, realmente, depois dos 3 meses. Mas como eu já fazia atividade física com frequência ela disse que com cautela eu poderia fazer a yoga que era tranquilo. 
E na semana que ela me liberou, estava com 8 semanas de gestação, fui visitar um centro Budista maravilhoso em Olinda e me apaixonei e estava tudo certinho com a professorinha que eu ia começar. Mas no mesmo dia, à noite, tive um sangramento, bem pequeno, mas foi um sustinho e na outra semana tive outro sangramento bem maior, aí foi descoberto que eu estava com cistite e com isso minha médica me mandou fazer repouso e zero de atividade física.
A cistite me foi causada por eu ter que usar progesterona, o meu nível não estava baixo, mas não era o que a minha médica queria, então ela pediu que eu usasse intravaginal. Porém, eu tenho a maior facilidade de ter cistite desde pequena e colocando a progesterona a cistite apareceu rapidamente. 
Nada de atividade física... logo depois entramos de férias e viajamos para o Rio de carro, aí foi passando o tempo até realmente conseguirmos nos instalar e só com 6 meses de gestação pude começar a minha yoga. Não quis fazer atividade física como musculação (que pode ser feita por gestante), pois não conhecia nenhum lugar que pudesse me dar segurança naquele momento e também achava que o meu corpo tinha ficado tanto tempo sem fazer atividade física mais pesada por causa desse tempo de espera que tinha um certo receio.
Mas a yoga foi maravilhosa e sinto a maior tristeza de não ter conseguido começar antes. 
A minha sogra que me indicou o local e quando cheguei lá me deparei com uma senhora pequenina de 78 anos e que fazia coisas que mesmo se eu não tivesse grávida conseguiria e com uma felicidade radiante.
Eu era a única grávida e fiquei assim por 1 mês e depois chegou a Mari que já participou do blog contando a história dela. E tinha que ficar bem na frente, pois não podemos fazer todos os movimentos e outros eu tinha mais dificuldade por não ter começado mais cedo.
Era uma delícia, a energia que passava por lá era tranquilizadora, as pessoas estavam abertas a ter uma relação com as outras e isso só te passa felicidade. Sinto a maior saudade daquelas pessoas, que eram de todas as idades e sexo, mas que te recebiam sempre com um sorriso e te abraçavam com o maior carinho. Tinha um momento da aula que nos abraçávamos e desejávamos energias boas para o outro e era revigorante.
A yoga faz um bem absurdo, primeiro por te acalmar, não existe pessoa mais nervosa e insegura do que uma grávida e ela te faz relaxar. Quando eu chegava apreensiva com algo, a yoga fazia tudo ir embora.
No começo a Maria Luísa ficava super empolgada e no momento de relaxamento ela mexia, mexia, mexia, mas aos poucos ela foi se acostumando e quando era o momento de relaxar ela ficava bem calminha. A minha barriga ficava imóvel, ela com certeza sentia aquela paz.
Na gravidez é onde queres conhecer mais o teu corpo e o poder que ele tem e a yoga te ajuda nesse encontro. Aprendes a respirar, te acalmar e a conseguir juntar teu corpo e a tua mente que muitas vezes andam desconectados. 
Fisicamente, o que é muito importante, é que diminui os inchaços por favorecer a circulação sanguínea, como também diminui dormências e o aparecimento de varizes. Também alivia e previne as dores nas costas e ajuda a ter uma recuperação mais rápida do pós-parto. 
Amplia a respiração materna oxigenando melhor a mãe e o bebê, como também favorece a comunicação mamãe - bebê (acho que por isso ela ficava tão calminha). E algo que incomoda muito algumas mamães, a prisão de ventre, a yoga ajuda a aliviar.
E outra que incomoda não só as mamães como os papais e o resto da família são as alterações de humor e a yoga dá um maior equilíbrio e reduz a ansiedade. Eu sou prova viva, no dia do meu parto eu estava super tranquila, sentia as contrações numa calma absurda que eu pensando agora nem consigo acreditar. 
E para as mamães que querem fazer parto normal a yoga fortalece o assoalho pélvico, preparando o períneo para o parto. Ficava de cócoras quase todas as aulas, só dei uma parada quando a minha médica pediu, pois podia dar uma acelerada no parto, mas no final era frenético para fazer a Malu nascer. 
Para fazer yoga tens que encontrar ou uma aula específica para gestantes ou alguém que saiba como fazer, sou um pouco contra aquelas aulas de academias de ginástica, pois normalmente a pessoa não é habilitada a trabalhar com gestantes. Tinham alguns movimentos que eu achava que podia fazer, mas para gestantes era completamente proibido e parecia ser uma besteira. Então tenha cuidado!!!
A yoga só te fará bem e te ajudará muito, não só durante a gestação, mas na hora do parto e depois para teres tranquilidade para cuidar do teu bebê. 
Caso não gostes de yoga encontre algo que te faça bem, mas faça uma atividade física. Claro, quando e se o médico liberar!!!

Meu book gestante e com 7 meses

Beijos.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Que foto linda Sabrina! Eu já fiz yoga e me ajudou muito em uma época conturbada, hoje faço musculação, mas acho que antes de começar a pensar em engravidar quero voltar a fazer, eu ficava muito tranquila e dormia muito melhor. To doida para ler seu relato sobre seu parto! Bjo
    Ps: Acabei de ser tia, to doida com esse assunto de bebê e gravidez!

    ResponderExcluir
  2. Eu morro de saudade da yoga, aqui em Cachoeira eu acho muito pilates, mas não yoga. Meu parto eu tô esperando um pouquinho pra contar, mas daqui a pouco sai.eheh Coisa boa ser tia, é uma delícia. É o primeiro passo pra tomares coragem e fazer o teu. Bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...