Alimentação na escola

Já falei milhares de vezes por aqui que sou adepta a alimentação saudável em casa e em especial quando se trata da alimentação da Maria Luísa, mas tenho travado uma guerra aqui em Cachoeira do Sul com alimentação na escola.
A escola da Malu durante as semanas se mostra muito boa por não aceitar que qualquer coisa seja lanche para os seus alunos, salgadinhos e refrigerantes são proibidos e as crianças no começo da semana devem levar frutas para que se faça suco natural e dar in natura para elas durante os lanches da semana. Mas existe um porém, nas festinhas de aniversário e festinhas da escola pode refrigerante e ele é quase que exclusivo na hora de oferecer para as crianças. As professoras sem informação suficiente dão refrigerantes para as crianças e algumas mal oferecem água, que também tem.
Semana passada sendo a tal semana da criança tiveram passeios, festinhas e tudo foi regado a muito refrigerante, tanto que até comentei num post aqui que estava bem estressada e o meu motivo tinha sido esse. Acho que cada pai e mãe tem o direito de decidir o que quer dar ao seu filho, mas não concordo que no ambiente escolar a alimentação saudável não seja prioridade, mesmo em datas festivas, pois não quero associar esse tipo de "alimento" a coisas boas e prazerosas.
Estamos conhecendo algumas escolas regulares por aqui, pois ainda não tomamos a decisão se a Malu continuará ou não na escolinha o ano que vem. Não pelo motivo do refrigerante ou um pouco por isso, mas com dúvidas do que é melhor para ela nos próximos anos. E me vejo refém do não saudável.
Sabe aquela história que escutamos muito sobre nos sentirmos presos nas nossas próprias casas enquanto os ladrões andam soltos por aí nos aterrorizando?! Pois acho a mesma coisa com as escolhas saudáveis que fiz para a educação alimentar da minha filha. Eu sou uma "megera" por não querer dar o maldito refrigerante, já cheguei a escutar da professora da Maria Luísa um "coitadinha" por ela não poder tomar. É sério isso?!
Já escutei também um "eu vou rir de ti quando mais tarde ela quiser tomar. Quero ver como vai ser". As pessoas não entendem que quero proteger a minha filha agora enquanto ela não consegue tomar uma decisão sensata, mais tarde quando ela tiver noção e puder avaliar, pelo menos um pouco, ela tomará ou não. Mas hoje quero que ela aprenda o certo para depois ela ser livre para escolher tomar uns goles de refrigerante se quiser.
E eu penso assim, eu não deixo para a escola educar a minha filha, a Malu é bem educada (claro que no limite da idade), eu não passo esse "fardo" para elas, então não quero que a deseduquem quando estiver lá. É obrigação da escola continuar isso!!! Eu como professora nunca fiz diferente e não quero que façam justamente com a minha filha.
O que fico chocada com a maioria das escolas daqui é que colocam no seu currículo "alimentação saudável", mas não impõem isso todos os dias. Pois pra mim não adianta que durante toda semana tenha fruta, mas em dia de festinha de aniversário e festas da escola continue a ter refrigerantes e outros itens não tão saudáveis ou até pior (como uma que visitamos) deixar que possa levar de tudo e avisar a professora que a minha filha não pode comer como uma restrição alimentar.
Qual o meu motivo de brigar com o refrigerante: Qual o real benefício que ele tem? Alguém já viu algum estudo que fale que quem bebe refrigerante consegue ser melhor em alguma coisa? Eu não sou a mais fã de chocolate para dar todos os dias para uma criança, mas ele não é apenas uma colaria vazia, ele tem seus benefícios, então não reclamo que tenham brigadeiros nas festinhas e também nenhuma criança fica levando isso diariamente para a escola assim espero. Mas tanto o refrigerante como aqueles salgadinhos fedorentos não tem nada de bom.
Já ouvi gente dizendo que é super prático para os pais comprarem uma garrafinha de refrigerante e um pacote desses salgadinhos no supermercado e colocar na mochila da criança, mas na mesma prateleira do refrigerante, só andar um pouquinho mais e vai encontrar sucos de caixinha integrais. E para os salgadinhos também encontras cookies integrais, bolachas integrais, nada que precise fazer e são opções mais saudáveis.

Imagem retirada da internet

Educação alimentar é uma obrigação da escola, mostrar aos pequenos desde cedo os benefícios de se comer frutas, verduras e legumes. Para os maiorzinhos mostrar o mal que pode causar quando se come de forma errada como colesterol alto, problemas de pressão, obesidade, problemas cardíacos, diabetes e tantas outras doenças. 

Imagem retirada da internet

Eu nem peço a educação dos pais, pois isso eu não tem como se regular, mas peço a educação das professoras. Já que sempre existe aquela história do coitadinha, mas muitas (ainda mais de escolinhas) não tem informação necessária para saber o mal que estão causando a uma criança de 1 ano e meio quando servem vários copos de refrigerante para ela. 
E eu fico pensando, pois escuto que na escola da Malu sou eu e mais umas outras 3 mães que reclamam que tem refrigerantes nas festinhas. Será que esses pais que deixam tomar sabem o quanto essas crianças estão realmente consumindo? Pois na minha ingenuidade, eu imaginava que se eu "liberasse" a Malu pra tomar o refrigerante ela tomaria apenas 1 ou 2 copos durante o lanche, mas isso depois de terem oferecido água e ela ter recusado e não como uma primeira opção. Mas o que vemos é o contrário, o refrigerante ser a primeira opção e a criança tomar aquilo como água. 
Nós precisaremos nos tornar EUA em quesito obesidade para que algo seja feito? Para que as escolas comecem a tomar para si uma obrigação de educar não apenas o ABC, mas também educar a alimentação de seus alunos. Os profissionais da educação devem entender que uma única semana não vai mostrar ao seu aluno o real sentido da alimentação saudável.

Imagem retirada da internet

As piores escolas nesse quesito são as particulares, pois a explicação sempre é que se sentem obrigados pelos pais, mas me desculpem, os pais não retirarão seus filhos de lá porque a escola preza a alimentação saudável e sim por não cuidarem de seu filho corretamente quando estão lá, porque o ensino é ruim. Mas pais mais esclarecidos tirarão seus filhos de uma escola que não zela por essa alimentação, já que podem colocar em risco a saúde dos seus filhos em formato de "alimentos" ruins que levam a obesidade, problemas cardíacos, diabetes e assim por diante. 
Já que é desde muito novo que se aprende a ter hábitos saudáveis, caso essa criança todo dia seja empanturrada de frituras, excesso de açúcar, excesso de sal, ela entenderá que aquilo é bom e que ela pode levar isso para o resto da sua vida. E quando ela conseguir ter exata noção do que foi feito com ela, pode ser tarde, pois ela já poderá apresentar alguma doença ou mesmo que ainda não tenha doença, ela já está tão viciada naquele tipo de comida que não consegue sentir o gosto de alimentos que não apresentam esse excesso de tudo, por já estarem viciadas neles.
Qual a notícia boa?! Alguns estados e cidades já apresentam leis que proíbem esse tipo de alimento dentro das escolas. Algumas ainda não estão sendo levadas como deveriam, mas espero que exista uma forte fiscalização em todas as escolas para que isso aconteça. Encontrei uma lei de 2008 que regula que aqui no RS não pode vender ou CONSUMIR qualquer alimento que contenha algo que seja prejudicial à saúde ou que venha causar dependência física ou psicológica. Porém, para variar, algumas cidades fazem suas próprias leis que vão contra o estado (isso não pode, mas fazem e ninguém fiscaliza) e em Cachoeira do Sul a lei diz apenas em vender esse tipo de alimento nas cantinas e nem proíbe completamente. Então o que me pareceu ao visitar algumas escolas, é que a maioria está fazendo como quer e quando quiser fazer. 
Enquanto isso, os pais ficam reféns de pessoas não esclarecidas e que não veem mal dar esse tipo de alimentos às crianças, já que sempre afirmam que consumiam isso quando mais novos. Mas parece que não se veem no espelho ou não observam a batalha que travam com a balança ou não dão uma olhadinha nos seus exames anuais (que pelo menos deveriam fazer). Ou se não apresentam nenhum desses problemas, não lembram de como era o restante da sua alimentação. Não lembram que os leites eram vendidos em saquinhos e duravam pouquíssimos dias e ainda deveriam ser fervidos, pois não tinham a quantidade de conservantes que hoje tem. Que a carne era comprada no açougue, que não se usava microondas, que na mesa sempre tinha algum tipo de verdura, que normalmente o refrigerante era no final de semana e que durante a semana sempre rolava um suco de limão batido com casca e tudo. Muito diferente do que é oferecido agora aos nossos filhos. 
Escolas, devem sim, ter educação alimentar em seu currículo e não apenas durante uma semana, mas todos os dias do ano. Nós pais conscientes devemos pedir e obrigar esse tipo de conduta onde nossos filhos estão estudando e procurem saber se no estado ou cidade que moras já existem leis que falam sobre alimentação saudável.

Beijos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...