As guias e os julgamentos

Já conversei sobre esses dois assuntos por aqui, mas hoje fez necessário eu voltar a eles, mas em conjunto. Participo de um grupo de mães, e uma mãe veio "perguntar" o que as outras achavam sobre o uso da "coleira" que não é coleira, é guia, é peiteira e já dizendo que abominava o uso. Entendi na mesma hora que ela queria polêmica, mas o pior foram os comentários de todos os tipos e por isso resolvi me posicionar.
Sim, como blogueira deveria ser mais imparcial, mas isso não seria de mim. Nunca fui assim e não seria agora, adulta, que seria diferente.
Qual a mania que essas pessoas tem de julgar as outras? Qual a necessidade de tudo isso? Vocês imaginam que os comentários chegaram a dizer que as crianças que usam esse item teriam traumas, que as mães e pais que usam isso não dão limites e coisas muito piores. 
Então vamos analisar, você está num shopping com seu filho e algumas sacolas na outra mão. Seu celular toca dentro do seu bolso da calça, que deixasse ali pra ser mais fácil, já que estás esperando uma ligação importante. Nesse meio segundo, tu falas pro teu filho (como falas sempre) não sair do teu lado e tu largas a mão dele rapidamente pra pegar o celular e atender. O shopping que é um ambiente tranquilo, sem grande tráfego de pessoas e sem vitrines brilhantes, coloridas, dançantes e cantantes, ahhh não, o shopping tem tudo isso. O teu filho se encanta por uma vitrine e dá um passo, nisso vem uma senhora e esbarra nele, o seu filho que está encantado com a vitrine acha que isso é um empurrãozinho teu dizendo que ele pode ir ali e pronto, seu filho corre, sai do seu lado em apenas segundos. Voltas o olhar pra ele novamente e cadê?! O shopping pode não estar tão cheio e rapidamente encontras ele na frente da vitrine da loja, mas o shopping pode estar lotado, podem ter pessoas maldosas, e queridas mães, uma pessoa má não está esperando minutos de distração, ela espera segundos. E eu não quero ter um segundo de desespero com a minha filha. Não quero nem meio. 
Ahhh seu filho não faria isso? Sério? Seu filho não se encanta com uma vitrine? Com uma galinha pintadinha gigante? Com um super herói? Com uma princesa? Então, vamos levá-lo agora ao médico para fazermos pesquisas com essa criança, pois ela é um tipo raro e precisa ser examinada. É o instinto da criança ser curiosa, ela irá tentar várias vezes conhecer o novo e a mochilinha só dá mais segurança. 
Levei um susto numa festinha da escolinha, zero de preocupação de entrar alguém mal, mas tinha uma portão aberto e sem seguranças ali e no segundo que eu perdi a Malu dos meus olhos já achei que ela poderia ter corrido atrás de uma bola pelo portão. Eu fiquei desesperada! A Maria Luísa é uma criança bem educada em lugares públicos, dá a mão sempre, passeia tranquilamente, mas uso muitas vezes a mochilinha nela e acho que nesse dia até teria sido bom.
Algumas mães falaram que seus filhos não eram cachorros pra usar, a minha filha também não é. Mas eu tenho uma cachorrinha tão amorosa, carinhosa, alegre, até bem educadinha em alguns momentos, o único "problema" dela é que ela adora 'abraços quentinhos' (by Frozen) e fica meio doida quando quer fazer festa pra alguém, que não me importaria da comparação. Sim, a Charlotte também é minha filha, claro que são tratamentos e amores diferentes, mas as quero bem da mesma forma.
A Malu normalmente anda de mão conosco, a guia serve mais para esses momentos de ver vitrines ou que eu precise pegar algo. A mochila normalmente é mochila, mas prefiro nunca me largar dela. 

Na entrada do Beto Carrero. Lugar calmo e sem milhões de pessoas #sqn

Eu não sou muito de julgamentos, ainda mais nesses casos, mas vou ter que dar o diagnóstico de alguém que já foi professora (não que ao não exercer e não continue a ser) e viveu nesse mundo a vida toda. Essas mães que abominam o uso e que dizem ser falta de limites, normalmente são as mães que adoram dar aquele puxão no braço do filho pra ele ficar quietinho do lado dela. E outras são aquelas que acham tudo suuuper bacana e suuuper coisa de criança. É super coisa de criança correr e perder um dedo numa escada rolante, é super coisa de criança cair de uma escada rolante, é super coisa de criança ser pega por estranhos e é super feio essas mães que gostam de usar rótulos pejorativos em outras mães por um uso de algo seguro.
Pois queridas mães que julgam muito, essa mãe só está pensando na segurança dos seus filhos, sobrinhos, coleguinhas dos filhos, caso elas estejam batendo nessas crianças, aí podes vir e julgar. Caso elas estejam humilhando os filhos com palavras, palmadas, puxões de braços e coisas do tipo, tens todo o direito de falar de falta de educação e de julgar. Mas de resto, não o faça.
Não queres usar, tens toda liberdade, como usar rede de proteção, usar protetores nas tomadas, usar cinto de segurança (ah não, esse é obrigatório, mas tem muita gente que não usa mesmo assim), amamentar exclusivamente, deixar teu filho dormir no teu quarto ou não, fazer parto normal. Ninguém está te obrigando a fazer ou deixar de fazer, a questão é respeitar. Não vá a um grupo de mães e diga que ela não sabe educar seu filho por causa de um zelo a mais dela em querer mais proteção ao seu filho. Não abomine algo que um dia pode te fazer muito bem. 
Já vi relatos em outros blogs de mães que não gostavam e tiveram que morder bem a língua, pois perderam seus filhos em um shopping. Não queira ser a próxima a dar esse relato. 
Leiam sobre o que eu já falei das guias aqui, pois eu conto experiências que tive e qual o motivo de eu levantar a bandeira para elas. E não esqueçam de ver o vídeo que eu coloquei no final. E o link do julgamento está aqui.

Quem quiser comentar por aqui, pela página do facebook ou pelo instagram serão super bem vindas e respondidas. 

Beijos.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog...acompanhei ontem toda a discussão no grupo e teu posicionamento reflete o meu...sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por ter gostado do blog!!! Te espero muito mais vezes por aqui. Beijos.

      Excluir
  2. Parabéns concordo em gênero número é cor, mesmo pq qdo pede uma opinião não entre numa conversa já com a idéia estabelecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Pois pensei o mesmo, não entendi a dúvida dela já tendo colocado a sua posição como certa. Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...