O que é ser pai?

Imagem retirada da internet

O que é ser pai? Algum dia já te perguntaste isso? Tanto para ti mamãe, quanto para ti papai.
O que realmente é ser pai? 
Bom, eu sou filha de mãe solteira e fui aprendendo aos poucos o que era o significado de pai, já que eu nunca tive essa referência. Já contei aqui que eu tinha o meu padrinho, meus tios, mas nenhum deles tomou o papel de pai na minha vida. 

Aos poucos até tive contato com aquele que deveria tomar esse papel, mas fui vendo que não é bem assim. Não é por que a minha mãe não me fez sozinha, que só aparecer te dá o direito de ser meu pai. Vocês não acham? Eu acho.

Aí, depois de anos, depois de conhecer vários pais dos meus amigos, depois de conhecer o meu sogro, depois de ver o meu marido como pai, eu, uma pessoa totalmente sem influência, já que sem referência eu sou quase imparcial, tenho o meu significado.

Ser pai, é ser mãe. 

Agora muitas mães devem estar querendo o meu fígado, pois vão dizer, mas eles não sentem a dor do parto, a mudança no corpo, não amamentam... Mas e por isso posso dizer que ele ama menos do que eu? Que ele não tem as mesmas qualidades e a mesma importância que eu tenho para a vida da minha filha? Desculpem, mas eu penso que não.

Mas papais, se vocês agora estão se achando, se acalmem, pois estou falando apenas dos pais presentes, aqueles que fazem o seu papel de pai. Aqueles que amamentam, trocam fralda, colocam para dormir, contam historinhas, mandam o lobo mal embora do quarto, dançam na sala, brincam de boneca, de carrinho, de cavalinho, ou mesmo aqueles que não sabem trocar fralda, nem dar banho, mas fazem os outros quesitos. 
Sim, porque uma mãe só é uma mãe se ela é presente, pois só parir também não te dá o direito de te equipar a um pai que se faz pai. Pois mães também somem, mães também abandonam, mães também delegam suas responsabilidades e algumas vezes não podem nem ter o direito de serem chamadas de mãe por causa disso.

Pai é aquele que está presente, sei que algumas vezes para os homens é difícil trocar fralda, trocar a roupinha, dar o banho, mas seja presente apoiando a mamãe, pegue a roupa, a toalha, pegue a fralda suja para colocar no lixo, limpe a banheira, pegue a água. Pois eu sei que para muitos homens que muitas vezes não foram criados dessa forma, é difícil de entender que pai também pode fazer tudo que uma mãe faz e a nossa sociedade também está começando a entender tudo isso e dar adeus ao machismo que imperou nela durante muitos anos.
Ser pai, é estar presente, é se fazer presente até nos momentos que se ausenta, é dar amor, carinho, ensinar, criar. Criar, isso, um pai, só é pai se criar. Sabe aquela propaganda "não basta ser pai, tem que participar", é isso, simples e basicamente isso, tem que participar.
Seja um pai participativo, pois para estares no futuro do teu filho, tens que estar no presente dele. 

Então, essa semana resolvi juntar alguns pais que resolveram que só assistir a paternidade passar não bastava, não bastava ajudar e sim ser pai por completo, pai que participa, pai que o filho pode correr em segurança. 
Amanhã começam as entrevistas, espero que vocês gostem, pois tem uma participação super especial de um Papai Pop que está no topo das paradas.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...