Serve pra mim?

Quando tu te tornas mãe, isso inclui a gravidez, essa pergunta tem que estar sempre na tua cabeça "Serve pra mim?"


Sabe porquê? Porque vai ter um milhão de pessoas te dando palpite, vão ter grupos de facebook para dar um milhão de dicas e outras tantas para julgar outras mães, outras pessoas que vão dizer que o que ela fez é o que dá certo, terão vários livros dizendo como fazer e mais vários outros blogs dando como certo o que a pessoa fez e outros vários, como o meu, que apenas passam o que fizeram e deu certo aqui.

Entenda, esse blog conta o que deu certo pra mim, e o que deu certo pra mim, pode não ser o que dará certo pra ti. Mas o bacana dessa troca é que sempre é bom para escolheres o que queres pra ti e pro teu filho.

Aqui a Maria Luísa foi dormir no quartinho dela com 15 dias, sempre dormiu no berço, em uma época que ela estava super agitada nós tentamos a cama compartilhada por alguns dias, mas foi a pior experiência das nossas vidas. A Maria Luísa mamou no peito, mas tomou leite artificial antes dos 6 meses por recomendação da pediatra, mas depois continuou só com o peito, eu fiz ioga para conseguir o parto normal, mas depois fiz cesárea não por vontade, a Maria Luísa foi para a escolinha, não optei por babá, ela nunca tomou refrigerante, come a maioria dos alimentos integrais, iogurte quase natural, viu Galinha Pintadinha, nunca deixei chorando sozinha no quarto para dormir, usei guia para passeios, dou banho à noite, pois ela fica mais tranquila, temos rotina, ela quase sempre dorme na hora certa e em casa ela não escolhe a hora de dormir. Já dei danoninho, já fiz brigadeiro em casa e ela comeu de colher, nunca comeu fast food, não gostamos de comprar roupas de desenhos da moda, ela só tem o que ganha, usou chupeta, mas no começo eu não queria, usou mamadeira, largou as duas com 2 anos, não deixava ela usar a chupeta durante o dia, só quando dormia, fiz festa no 1º aniversário...



Tudo o que fizemos e fazemos é fruto do que vivemos, vimos, lemos, e nos disseram sem a gente ter perguntado. 

Uma vez estava num espaço família de um shopping amamentando a Maria Luísa, ela tinha uns 4 meses (eu acho) e tinha uma outra mãe cheia das técnicas amamentando também e mãe juntas é sinal de papo sobre filhos e ela disse que o filho dela dormia no berço e ela o colocava direto, sem que ele ainda estivesse dormindo e caso ele dormisse enquanto mamava, ela acordava ele para colocá-lo acordado e me disse que dava certo e tinha que ser feito assim, pois ela leu no livro e ponto. Aí, eu, mãe de primeira viagem conversei com o marido, achamos interessante e resolvemos tentar. No primeiro dia deu certo, a Malu deitou no bercinho antes de dormir, no segundo dia, ela apagou no meu peito e eu a acordei para colocá-la acordada no berço. Sabem o que aconteceu? Ela acordou, ficou dando risadas e mais risadas e não tinha jeito de dormir. O que eu fiz? Mandei aquilo tudo que aquela mulher falou para os ares e continuei colocando a Maria Luísa já dormindo na cama dela, resultado, lá sei eu se foi por isso, mas ela dorme na cama dela e hoje nos dá boa noite depois da historinha e nos manda sair do quarto para ela dormir. Sempre acontece isso? Não, algumas vezes é uma briga, mas nada que saia do normal.


Existem dicas que me foram muito úteis, como o banho à noite, antes dela dormir. No começo ela chorava no banho, mas nada que fizesse com que ela ficasse agitada. Mas existem amigos que já me falaram que seus filhos ficam super agitados depois do banho, então para eles isso não serve, o filho deles não ficará mais calmo e o sono demorará a chegar. 

Existem famílias que preferem a cama compartilhada do que a criança dormindo no seu próprio berço, mas aqui em casa não deu certo. Na verdade nunca tivemos a intenção de que a Maria Luísa dormisse no nosso quarto, mas quando ela tinha 1 ano e pouco ela começou a acordar durante à noite, não queria saber de dormir no quarto dela e por cansaço resolvemos tentar a cama compartilhada. Foi péssimo, ela também não dormia direito na nossa cama e acordava o tempo todo, resultado, dormíamos pior do que quando tínhamos que levantar várias vezes à noite. Resolvi que não ia aguentar isso por mais tempo e fiquei uma madrugada quase toda no quarto dela fazendo com que ela dormisse no berço novamente. Minha mãe estava na minha casa e quase me enlouqueceu dizendo que eu era muito má, na outra noite a Maria Luísa dormiu tranquila na cama dela e a minha mãe resolveu dar o braço a torcer.
Viram que se eu tivesse seguido a minha mãe, teria continuado por muito tempo a ser uma mãe cansada e estressada por querer escutar o que ela dizia?! Pois é isso o que acontece quando resolvemos fazer o que as pessoas falam sem olharmos o melhor para os nossos filhos e a nossa casa. 

Muitas mães falaram para mim que o melhor era a cama compartilhada, muitas usam alguns estudos que falam sobre isso, mas vou dizer, que se eu tivesse feito cama compartilhada aqui em casa, meu casamento poderia não ser o mesmo, eu poderia ter tido problemas em voltar a vida sexual, a minha filha poderia ter tido uma mãe muito mais cansada e estressada, pois aqui não deu certo. Foi uma opção nossa. Sempre quando conto o meu relato e algumas mães falam que fazem a cama compartilhada e que dá certo com elas, eu pergunto, "mas no casamento está tudo bem? Consegues ter momentos só teu com o teu marido?" Se a resposta for sim, então está tudo certo e vida que segue, se a resposta for não, tens que pensar o que está saindo errado, pode ser que seja o momento do teu filho ir para o quartinho dele ou apenas para uma caminha ao lado da de vocês ou até mesmo teu filho não precisa sair da cama de vocês, mas vocês devem encontrar momentos só de vocês, mas isso vocês devem ver o que fica melhor para a dinâmica familiar de vocês.


O certo é encontrares o teu ponto de equilíbrio. Alguém pode perguntar o motivo de eu não ter tentado mais a cama compartilhada, eu resolvi ver tudo que a Maria Luísa estava passando na época e encontrei o problema, ela tinha saído da escolinha, a minha diarista que ficava com ela durante uns 3 dias dava muita comida para ela durante todo o dia e ela não gastava toda energia que precisava até o horário de dormir. Diminuímos o consumo de lanchinhos durante o dia, eu fazia os lanches como os da época da escolinha e tentamos mais brincadeiras de correr para gastar as energias e menos de 1 mês depois ela foi para uma nova escolinha e o sono normalizou de vez. 
Sim, isso eu posso dizer pra ti que é o certo, o certo é sempre olhares o que acontece na tua casa e o que acontece com o teu filho para poderes tirar as tuas conclusões. Mas tenha sempre em mente um detalhe, essa tua resposta tem que manter a tua família unida, tem que manter o equilíbrio nas relações de vocês em casa e não apenas por comodidade. 

E toda vez que escutares alguém dando um palpite, pense "isso serve pra mim?". E ao mesmo tempo quando fores dar algum palpite lembre que a pessoa tem todo o direito de se fazer essa mesma pergunta e achar que o que falas não serve para ela. 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...