Bateu a boca. Quais as consequências pós queda.

criança bateu a boca

Nosso filho bateu a boca, quais as consequências que acarretam após essa queda, nós ainda vamos saber.
Depois da queda/acidente os pais muitas vezes esquecem o que aconteceu, mas é importante estarem cientes que complicações dentárias decorrentes do incidente podem acontecer mesmo depois de algum tempo (meses ou anos) tanto nos dentes de leite como nos permanentes que ainda vão nascer.
Então vamos ficar atentos aos nossos filhos e a essas dicas:

Dentes decíduos (de leite)
O dente de leite tem raiz. Nela passam nervos e vasos sanguíneos. O trauma pode acarretar consequências para esta região, como hematomas, inflamações ou até necrose.
Na hora da escovação os pais devem ajudar seus filhos e ter atenção à presença de alguma alteração, observando a região gengival próxima ao dente que sofreu o trauma, se está avermelhada ou com algum edema.

gengiva machucada

Mudança de cor do dente
Quando ocorre trauma, o dente pode mudar de cor. Isso não é uma regra e pode acontecer dias após o acidente causando o escurecimento da coroa do dente (cor acinzentada). Essa mudança de cor pode ser um indicativo da necessidade de tratamento dentário, dessa forma o dentista deve ser consultado.

Perda precoce do dente decíduo (leite)
Logo teremos um comprometimento estético para a criança, podendo induzir alterações comportamentais e repercussões no convívio social principalmente se o dente permanente ainda for demorar em nascer. Dessa forma será importante um planejamento do tratamento para não só reinserir a criança no meio social como também prevenir a perda de espaço para o futuro dente.

perda do dente de leite

Dente fraturado (quebrado)
A fratura é mais comum em crianças acima dos 5 anos, podendo ocorrer em um ou mais dentes dependendo do impacto pode danificar o nervo do dente.
Por isso é importante consultar o dentista, para que ele possa avaliar a extensão do dano, tratar a fratura e prevenir eventualmente problemas da vitalidade do dente. 
Devemos ficar sempre atentos às crianças, principalmente, durante as brincadeiras e esportes coletivos, para prevenir os acidentes é importante o uso de protetores bucais. 

dente

Consequência para o dente Permanente
O dente permanente inicia sua formação durante a gestação e será formado muito próximo desta raiz do dente de leite. Assim, existe o risco de haver alguma sequela no dente permanente dependendo do tipo de trauma sofrido, principalmente se este dente em formação ainda não estiver bem mineralizado (estrutura formada) na fase que ocorrer o trauma.

dente escurecido

Por isso, papais e mamães tenham sempre o número do Odontopediatra de sua confiança, pois um acompanhamento através de exames clínicos e radiografias são importantíssimos. 
E caberá ao profissional avaliar se haverá indicação de algum tratamento ou apenas continuidade do controle periódico que varia de acordo com a idade da criança e tipo de trauma.

O que fazer imediatamente a queda já falamos por aqui, nesse post ( Meu filho caiu. E agora, o que fazer? )

odontopediatra









Dra. Aíla Caraciolo
Especialista em Odontopediatria

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...